As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Ana Carolina Araújo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298
Resumo: A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial.
id UFRN_d7389cb35ec2a0d98644da7c1c200696
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25298
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling França, Ana Carolina Araújo deAssunção, Luiz Carvalho deSilva, Vanderlan Francisco daCosta, João Bosco Araújo da2018-06-08T20:46:24Z2018-06-08T20:46:24Z2017-08-31FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial.The school is a place of dispute of conceptions and visions of the world. In relation to ethnic-racial issues, this dispute runs through two visions, the first is focused on a unilateral Eurocentric perspective, which reproduces a supposed inferiority of African people and their descendants by overvaluing the historical and cultural experiences of the segment supposedly "superior", devaluing and stereotyping the cultural, historical, identical of Africans and Afro-descendants. The second view perceives school as a place of deconstruction of this "inferiority" attributed to Africans and Afro-Brazilians. The research "Racial relations: an evaluation of the effectiveness of the National Program of Didactic Book (PNLD 2015)", is an analysis about public policy of teaching materials in relation to their compliance with the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic and Racial Relations for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We search identify how the contents of Afro-Brazilian and African history and culture are dealt in the books of History approved by the program. We wish evaluate, if these didactic materials are in accord with is established by the guidelines, it means, if they incorporated in their contents an African, Afro-Brazilian history and culture in a positive way. The methodological process consisted of a documentary research and content analysis in three didactic collections approved by the program. The result points to a partial effectiveness of this public policy, as far possible, the approach to themes of African and Afro-Brazilian history and culture receives a general and simplified treatment, not necessarily negative, but rather superficial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISEscolaPNLDLivro didáticoRelações étnico-raciaisPolíticas públicasAs relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txtAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain382520https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/2/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txt670870efd776af24b1f63f1e33157dafMD52RelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.txtRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain382657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/4/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.txt00f5d54f62690475d6ab9d33bd6ac321MD54THUMBNAILAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpgAnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2334https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/3/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpg97d072a525a6326da481c38395434f5aMD53RelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.jpgRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/5/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.jpg43c21bedfff51eb474b2c4b436965e62MD55ORIGINALRelaçõesRaciaisAvaliação_Franca_2017.pdfapplication/pdf1796386https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/1/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf4be86ef819a6eb12da20bdcedca7caa5MD51123456789/252982019-05-26 03:07:30.302oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:07:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
title As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
spellingShingle As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
França, Ana Carolina Araújo de
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Escola
PNLD
Livro didático
Relações étnico-raciais
Políticas públicas
title_short As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
title_full As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
title_fullStr As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
title_full_unstemmed As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
title_sort As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015
author França, Ana Carolina Araújo de
author_facet França, Ana Carolina Araújo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Assunção, Luiz Carvalho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Vanderlan Francisco da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Ana Carolina Araújo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, João Bosco Araújo da
contributor_str_mv Costa, João Bosco Araújo da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Escola
PNLD
Livro didático
Relações étnico-raciais
Políticas públicas
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
PNLD
Livro didático
Relações étnico-raciais
Políticas públicas
description A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes. A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” trata-se de uma avaliação da política pública que versa sobre o material didático (PNLD) em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no intuito de identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa. Avaliar, especificamente, se esses materiais didáticos estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram em seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira de modo positivo. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa documental e análise de conteúdo em três coleções didáticas aprovadas pelo programa. Os resultados apontam para uma efetividade parcial dessa política pública na medida em que a abordagem dos temas sobre história e cultura africana e afro-brasileira recebe um tratamento generalista e simplificado, não necessariamente negativo, mas bastante superficial.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T20:46:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-08T20:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298
identifier_str_mv FRANÇA, Ana Carolina Araújo de. As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/2/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/4/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/3/AnaCarolinaAraujoDeFranca_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/5/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25298/1/Rela%c3%a7%c3%b5esRaciaisAvalia%c3%a7%c3%a3o_Franca_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 670870efd776af24b1f63f1e33157daf
00f5d54f62690475d6ab9d33bd6ac321
97d072a525a6326da481c38395434f5a
43c21bedfff51eb474b2c4b436965e62
4be86ef819a6eb12da20bdcedca7caa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117780602880000