De normalista a intelectual: a trajetória do professor Severino Bezerra de Melo e suas redes de sociabilidade (1908-1956) no Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55584 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do intelectual Severino Bezerra de Melo e de suas redes de sociabilidade, analisando suas atuações, relações e implicações no contexto educacional e político, no período de 1908 a 1956. A pesquisa objetivou investigar a atuação desse intelectual em seus diversos campos de atuação, buscando entender quais foram seus relacionamentos na Escola Normal de Natal, quais os agentes envolvidos nessa sua trajetória, o que o motivou a fundar o Colégio Pedro II em Natal/RN, além de analisar a influência das suas redes de sociabilidade na sua trajetória intelectual. Para tanto, realizamos pesquisa documental e bibliográfica em acervos físicos e virtuais disponibilizados pelos repositórios institucionais como os da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Biblioteca Nacional (AN), com ênfase na Hemeroteca Nacional Digital. Foram localizados documentos oficiais, como: decretos; mensagens do governador do Estado; revistas e jornais, como a “Pedagogium” e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e jornais como “A República”, “A Ordem de Natal”, “O Poti” e “Diário de Natal”. A pesquisa fundamentou-se a partir das acepções de intelectuais e redes de sociabilidade de Sirinelli (1996) e das noções de práticas e representações de Chartier (1990). O estudo demonstrou que Severino Bezerra atuou em vários espaços no Estado, como em grupos escolares, entre eles o Grupo Escolar Barão de Mipibu (1911-1922), Grupo Escolar Frei Miguelinho (1924) e o Antonio de Souza (1924-1925); como professor de Instrução Moral e Cívica no Ateneu Norte-Rio-Grandense (1927); dirigiu a Escola de Comércio de Natal masculina e feminina (1937); e, ainda, lecionou na Escola Doméstica de Natal (1935). Em 1927 fundou e dirigiu o Colégio Pedro II, que funcionava como internato, semi-internato e externato. Durante longo período, Severino trabalhou na direção do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (1913 -1933; 1943-1956), dentre outros cargos, demonstrando ser atuante no campo político e educacional. Constatamos ainda conexões entre Severino Bezerra e nomes importantes do cenário intelectual, educacional e político do Rio Grande do Norte, como Monsenhor Calazans Pinheiro, Anfilóquio Carlos Soares Câmara, colega normalista de Severino que também foi diretor do Departamento de Educação e o governador José Augusto Bezerra de Medeiros. A história dos intelectuais no Brasil, notadamente no Rio Grande do Norte, demonstra uma linha tênue entre o cultural e o político, e Severino Bezerra é uma figura importante dessa história. |
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55584O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do intelectual Severino Bezerra de Melo e de suas redes de sociabilidade, analisando suas atuações, relações e implicações no contexto educacional e político, no período de 1908 a 1956. A pesquisa objetivou investigar a atuação desse intelectual em seus diversos campos de atuação, buscando entender quais foram seus relacionamentos na Escola Normal de Natal, quais os agentes envolvidos nessa sua trajetória, o que o motivou a fundar o Colégio Pedro II em Natal/RN, além de analisar a influência das suas redes de sociabilidade na sua trajetória intelectual. Para tanto, realizamos pesquisa documental e bibliográfica em acervos físicos e virtuais disponibilizados pelos repositórios institucionais como os da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Biblioteca Nacional (AN), com ênfase na Hemeroteca Nacional Digital. Foram localizados documentos oficiais, como: decretos; mensagens do governador do Estado; revistas e jornais, como a “Pedagogium” e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e jornais como “A República”, “A Ordem de Natal”, “O Poti” e “Diário de Natal”. A pesquisa fundamentou-se a partir das acepções de intelectuais e redes de sociabilidade de Sirinelli (1996) e das noções de práticas e representações de Chartier (1990). O estudo demonstrou que Severino Bezerra atuou em vários espaços no Estado, como em grupos escolares, entre eles o Grupo Escolar Barão de Mipibu (1911-1922), Grupo Escolar Frei Miguelinho (1924) e o Antonio de Souza (1924-1925); como professor de Instrução Moral e Cívica no Ateneu Norte-Rio-Grandense (1927); dirigiu a Escola de Comércio de Natal masculina e feminina (1937); e, ainda, lecionou na Escola Doméstica de Natal (1935). Em 1927 fundou e dirigiu o Colégio Pedro II, que funcionava como internato, semi-internato e externato. Durante longo período, Severino trabalhou na direção do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (1913 -1933; 1943-1956), dentre outros cargos, demonstrando ser atuante no campo político e educacional. Constatamos ainda conexões entre Severino Bezerra e nomes importantes do cenário intelectual, educacional e político do Rio Grande do Norte, como Monsenhor Calazans Pinheiro, Anfilóquio Carlos Soares Câmara, colega normalista de Severino que também foi diretor do Departamento de Educação e o governador José Augusto Bezerra de Medeiros. A história dos intelectuais no Brasil, notadamente no Rio Grande do Norte, demonstra uma linha tênue entre o cultural e o político, e Severino Bezerra é uma figura importante dessa história.This investigation aims to investigate the trajectory of the intellectual Severino Bezerra de Melo and his sociability networks, analyzing his actions, relationships and implications in the educational and political context, in the period from 1908 to 1956. The research intended to observe the performance of this intellectual in his various fields of action, seeking to understand what were his relationships at the Escola Normal de Natal, who were the agents involved in his trajectory, what motivated him to found Colégio Pedro II in Natal/RN and to analyze the influence of his sociability networks in his intellectual trajectory. To this end, we carried out documentary and bibliographical research in physical and virtual collections made available by institutional repositories such as those of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the National Library (AN), with emphasis on the Digital Hemeroteca. Official documents were found, such as: decrees; messages from the state governor; magazines and newspapers, such as “Pedagogium” and the Magazine of the Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte (IHGRN); and newspapers such as “A República”, “A Ordem de Natal”, “O Poti” and “Diário de Natal”. The research was based on the meanings of intellectuals and sociability networks by Sirinelli (1996) and the notions of practices and representations by Chartier (1990). The study demonstrated that Severino Bezerra acted in several spaces in the State, such as in school groups, among them the Grupo Escolar Barão de Mipibu (1911-1922), the Grupo Escolar Frei Miguelinho (1924) and Antonio de Souza (1924- 1925). ; as a teatcher of Moral and Civic Instruction at the Ateneu Norte-Rio-Grandense (1927); directed the Male and Female School of Commerce in Natal (1937); and also taught at Escola Doméstica de Natal (1935). In 1927 he founded and directed Colégio Pedro II, which operated as a boarding school, semi-boarding school and day school. For a long period, Severino worked in the direction of the Department of Education of the State of Rio Grande do Norte (1913 - 1933; 1943-1956), among other positions, demonstrating that he was active in the political and educational field. We also found connections between Severino Bezerra and important names in the intellectual, educational and political scene of Rio Grande do Norte, such as Monsignor Calazans Pinheiro, Anfilóquio Carlos Soares Câmara, Severino's normalist colleague who was also director of the Department of Education and Governor José Augusto Bezerra de Medeiros. The history of intellectuals in Brazil, notably in Rio Grande do Norte, demonstrates a fine line between the cultural and the political, and Severino Bezerra is an important figure in this history.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da educaçãoRio Grande do NorteSeverino Bezerra de MeloIntelectualRedes de sociabilidadeDe normalista a intelectual: a trajetória do professor Severino Bezerra de Melo e suas redes de sociabilidade (1908-1956) no Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNormalistaintelectualtrajetoria_Araujo_2023.pdfapplication/pdf2323026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55584/1/Normalistaintelectualtrajetoria_Araujo_2023.pdff2e1cf0e756276b2b12cd9e839e1b801MD51123456789/555842023-12-04 19:55:44.093oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T22:55:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do intelectual Severino Bezerra de Melo e de suas redes de sociabilidade, analisando suas atuações, relações e implicações no contexto educacional e político, no período de 1908 a 1956. A pesquisa objetivou investigar a atuação desse intelectual em seus diversos campos de atuação, buscando entender quais foram seus relacionamentos na Escola Normal de Natal, quais os agentes envolvidos nessa sua trajetória, o que o motivou a fundar o Colégio Pedro II em Natal/RN, além de analisar a influência das suas redes de sociabilidade na sua trajetória intelectual. Para tanto, realizamos pesquisa documental e bibliográfica em acervos físicos e virtuais disponibilizados pelos repositórios institucionais como os da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Biblioteca Nacional (AN), com ênfase na Hemeroteca Nacional Digital. Foram localizados documentos oficiais, como: decretos; mensagens do governador do Estado; revistas e jornais, como a “Pedagogium” e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e jornais como “A República”, “A Ordem de Natal”, “O Poti” e “Diário de Natal”. A pesquisa fundamentou-se a partir das acepções de intelectuais e redes de sociabilidade de Sirinelli (1996) e das noções de práticas e representações de Chartier (1990). O estudo demonstrou que Severino Bezerra atuou em vários espaços no Estado, como em grupos escolares, entre eles o Grupo Escolar Barão de Mipibu (1911-1922), Grupo Escolar Frei Miguelinho (1924) e o Antonio de Souza (1924-1925); como professor de Instrução Moral e Cívica no Ateneu Norte-Rio-Grandense (1927); dirigiu a Escola de Comércio de Natal masculina e feminina (1937); e, ainda, lecionou na Escola Doméstica de Natal (1935). Em 1927 fundou e dirigiu o Colégio Pedro II, que funcionava como internato, semi-internato e externato. Durante longo período, Severino trabalhou na direção do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (1913 -1933; 1943-1956), dentre outros cargos, demonstrando ser atuante no campo político e educacional. Constatamos ainda conexões entre Severino Bezerra e nomes importantes do cenário intelectual, educacional e político do Rio Grande do Norte, como Monsenhor Calazans Pinheiro, Anfilóquio Carlos Soares Câmara, colega normalista de Severino que também foi diretor do Departamento de Educação e o governador José Augusto Bezerra de Medeiros. A história dos intelectuais no Brasil, notadamente no Rio Grande do Norte, demonstra uma linha tênue entre o cultural e o político, e Severino Bezerra é uma figura importante dessa história. |
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