A leitura de Morte e vida Severina em HQ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3637 |
Resumo: | Apesar dos vários rótulos que se tem atribuído às diversas produções em quadrinhos, o termo novela gráfica tem sido usado para definir as adaptações literárias em quadrinhos, trazendo consigo a ideia de que é também um texto literário. Na adaptação literária em quadrinhos Morte e Vida Severina presencia-se o texto integral de João Cabral de Melo Neto que dialoga com os signos icônicos produzidos pelo adaptador. Essa seleção de signos icônicos (cor, traço, balões, quadros, etc.) revela a interpretação das imagens poéticas suscitadas pelo poema fonte. Nesse sentido, sugiro uma leitura na qual os quadrinhos são outra forma de arte e não literatura. Ocorre que ao adaptar uma linguagem poética e literária para a linguagem icônica dos quadrinhos, o adaptador recria imagens icônicas carregadas de símbolos e metáforas visuais particulares das histórias em quadrinhos (HQs) e produz outro texto passível de produzir uma leitura distinta da leitura do poema. Assim, os quadrinhos por possuírem uma progressão quadro a quadro, que lhe confere a função de contar histórias a partir da relação entre os signos verbais e icônicos, faz com que possua uma linguagem autônoma que dialoga com a literatura e outras artes, mas guarda uma identificação. É justamente essa identidade visual que será lida nesse trabalho. |
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Marozo, Luís Fernando da RosaFaveri, Rodrigo Borges deRückert, Gustavo HenriqueMedeiros, Fyama da Silva2019-01-22T11:01:33Z2015-02-052019-01-22T11:01:33Z2015-01-30MEDEIROS, Fyama da Silva. A leitura de Morte e vida Severina em HQ. 45p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3637Apesar dos vários rótulos que se tem atribuído às diversas produções em quadrinhos, o termo novela gráfica tem sido usado para definir as adaptações literárias em quadrinhos, trazendo consigo a ideia de que é também um texto literário. Na adaptação literária em quadrinhos Morte e Vida Severina presencia-se o texto integral de João Cabral de Melo Neto que dialoga com os signos icônicos produzidos pelo adaptador. Essa seleção de signos icônicos (cor, traço, balões, quadros, etc.) revela a interpretação das imagens poéticas suscitadas pelo poema fonte. Nesse sentido, sugiro uma leitura na qual os quadrinhos são outra forma de arte e não literatura. Ocorre que ao adaptar uma linguagem poética e literária para a linguagem icônica dos quadrinhos, o adaptador recria imagens icônicas carregadas de símbolos e metáforas visuais particulares das histórias em quadrinhos (HQs) e produz outro texto passível de produzir uma leitura distinta da leitura do poema. Assim, os quadrinhos por possuírem uma progressão quadro a quadro, que lhe confere a função de contar histórias a partir da relação entre os signos verbais e icônicos, faz com que possua uma linguagem autônoma que dialoga com a literatura e outras artes, mas guarda uma identificação. É justamente essa identidade visual que será lida nesse trabalho.Aunque ha sido atribuido varios rótulos a las distintas producciones en cómics, el término novela gráfica ha sido usado para definir las adaptaciones en cómics, trayendo consigo mismo la idea de que es también un texto literario. En la adaptación literaria en cómics Morte e Vida Severina e presencia el texto integral de João Cabral de Melo Neto que dialoga con los signos icónicos producidos por el adaptador. Esa relación de signos icónicos (color, trazo, globos, cuadros, etc.) revela la interpretación de las imágenes poéticas suscitada por el poema fuente. En consecuencia, sugiero una lectura en la cual los cómics son otra forma de arte y no literatura. Ocurre que al adaptar de un lenguaje poético y literario para el lenguaje icónico de los cómics, el adaptador recrea imágenes icónicas cargadas de símbolos y metáforas visuales particulares de los cómics. Así, los cómics por poseer una progresión cuadro a cuadro, que le confiere la función de contar historias a partir de la relación entre los signos verbales e icónicos, hace con que posea un lenguaje autónomo que dialoga con la literatura y otras artes, pero guarda una identificación. Es justamente esa identidad visual que será leída en ese trabajo.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus JaguarãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLeituraNovelaHistória e quadrinhosMelo Neto, João Cabral de, 1920-1999. Morte e vida SeverinaLecturaNovelaHistoria y cómicsMelo Neto, João Cabral de, 1920-1999. 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