O imaginário cultural haitiano em Pays Sans Chapeau (1997) de Dany Laferrière: entre o fantástico e o maravilhoso
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27968 |
Resumo: | A presente proposta de investigação direciona a atenção ao trabalho de Dany Laferrière, como escritor americano que defende uma literatura mundial, mas que detém certas tradições referentes à cultura da sua pátria materna. Focamo-nos especificamente em Pays sans chapeau (1997). Partimos do pressuposto que o autor teve como finalidade propor reflexões acerca do imaginário cultural haitiano, com a intenção de trabalhar e problematizar uma identidade espiritual ancestral de seu país (KWATERKO, 2002), fazendo uso das métricas dos gêneros literários Fantástico e Maravilhoso. Assim, objetivamos compreender as funções estéticas desses gêneros em paralelo as discussões do imaginário. Inicialmente contextualizamos o autor Dany Laferrière, seu percurso pessoal e profissional, e sua escrita pós-moderna. Apresentamos parte de suas produções, com a intenção de construir o trajeto do narrador-personagem Vieux Os e evidenciar o uso frequente do insólito nas narrativas que possuem conexão com nosso corpus. Posteriormente, procuramos estabelecer uma definição de Imaginário, nas ideias de Durand (1989), Laplantine e Trindade (1997). Analisamos as imagens do Zumbi e os mitologemas presentes na obra. Por último, nos concentramos nos debates acerca dos gêneros Literários Fantástico, Fantástico-Maravilhoso, Fantástico-Estranho e Realismo Maravilhoso, nos apoiando em Todorov (2013; 2017), Roas (2014) e Chiampi (2015). Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as hesitações fantásticas são primordiais para o estabelecimento dos subgêneros do Fantástico e para a adesão do Realismo Maravilhoso colabora para uma discussão sociocultural do imaginário. |
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Silva, Tarcyene Ellen Santos daFerreira, José LuizFernandes, Marcos ViníciusVenâncio, Karina Chianca2019-11-22T23:22:17Z2019-11-22T23:22:17Z2018-12-17SILVA, Tarcyene Ellen Santos da. O imaginário cultural haitiano em Pays Sans Chapeau (1997) de Dany Laferrière: entre o fantástico e o maravilhoso. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27968A presente proposta de investigação direciona a atenção ao trabalho de Dany Laferrière, como escritor americano que defende uma literatura mundial, mas que detém certas tradições referentes à cultura da sua pátria materna. Focamo-nos especificamente em Pays sans chapeau (1997). Partimos do pressuposto que o autor teve como finalidade propor reflexões acerca do imaginário cultural haitiano, com a intenção de trabalhar e problematizar uma identidade espiritual ancestral de seu país (KWATERKO, 2002), fazendo uso das métricas dos gêneros literários Fantástico e Maravilhoso. Assim, objetivamos compreender as funções estéticas desses gêneros em paralelo as discussões do imaginário. Inicialmente contextualizamos o autor Dany Laferrière, seu percurso pessoal e profissional, e sua escrita pós-moderna. Apresentamos parte de suas produções, com a intenção de construir o trajeto do narrador-personagem Vieux Os e evidenciar o uso frequente do insólito nas narrativas que possuem conexão com nosso corpus. Posteriormente, procuramos estabelecer uma definição de Imaginário, nas ideias de Durand (1989), Laplantine e Trindade (1997). Analisamos as imagens do Zumbi e os mitologemas presentes na obra. Por último, nos concentramos nos debates acerca dos gêneros Literários Fantástico, Fantástico-Maravilhoso, Fantástico-Estranho e Realismo Maravilhoso, nos apoiando em Todorov (2013; 2017), Roas (2014) e Chiampi (2015). Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as hesitações fantásticas são primordiais para o estabelecimento dos subgêneros do Fantástico e para a adesão do Realismo Maravilhoso colabora para uma discussão sociocultural do imaginário.The current investigation proposal directs attention to Dany Laferrière‟s work as an American author who defends a worldwide literature, but who still holds certain traditions related to the culture of his mother country. Pays san chapeau (1997) was specifically focused. It was assumed that the author had as a goal to propose reflection on the Haitian cultural imaginary, intending to work and question an ancestral spiritual attitude of his country (KWATERKO, 2002), utilizing metrics of the Fantastic and Marvellous literary genre. Thus, we seek to understand the aesthetical functions of these genres in parallel to the discussions on the imaginary. Initially, Dany Laferrière‟s professional and personal path was contextualized, and his post-modern writing. Part of his production was presented, intending on constructing the trajectory of the narrator-character Vieux Os and emphasize the frequent use of the uncanny on the narratives which have connexion with our corpus. Afterwards, we pursued to establish a definition of Imaginary, we took support on the ideas of Durand (1989), Laplantine and Trindade (1997). The images of Zumbi and the mythologems present in the work were analysed. Lastly, we focused on the debates regarding the Fantastic, Fantastic-Marvellous, Fantastic-Uncanny and Marvellous Realism literary genres, based on Todorov (2013; 2017), Roas (2014) and Chiampi (2015). The results of our research demonstrate that the fantastic hesitations are essential to the establishment of the Fantastic and Marvellous Realism subgenre, the presence of the latter collaborates to a sociocultural discussion of the imaginary.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICADany LaferrièreLiteratura quebequense haitianaFantástico e realismo maravilhosoImaginárioO imaginário cultural haitiano em Pays Sans Chapeau (1997) de Dany Laferrière: entre o fantástico e o maravilhosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImaginárioculturalhaitiano_Silva_2019.pdfapplication/pdf1461231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27968/1/Imagin%c3%a1rioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf5dbb18204a950a599cec56bdef42fa36MD51TEXTImaginárioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.txtImaginárioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain433466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27968/2/Imagin%c3%a1rioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.txtacfe107378afe800208e71bf45eb77a7MD52THUMBNAILImaginárioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.jpgImaginárioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27968/3/Imagin%c3%a1rioculturalhaitiano_Silva_2019.pdf.jpg9086f10ab4cd169c7e7672a9dcd711a7MD53123456789/279682019-11-24 02:18:36.44oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27968Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente proposta de investigação direciona a atenção ao trabalho de Dany Laferrière, como escritor americano que defende uma literatura mundial, mas que detém certas tradições referentes à cultura da sua pátria materna. Focamo-nos especificamente em Pays sans chapeau (1997). Partimos do pressuposto que o autor teve como finalidade propor reflexões acerca do imaginário cultural haitiano, com a intenção de trabalhar e problematizar uma identidade espiritual ancestral de seu país (KWATERKO, 2002), fazendo uso das métricas dos gêneros literários Fantástico e Maravilhoso. Assim, objetivamos compreender as funções estéticas desses gêneros em paralelo as discussões do imaginário. Inicialmente contextualizamos o autor Dany Laferrière, seu percurso pessoal e profissional, e sua escrita pós-moderna. Apresentamos parte de suas produções, com a intenção de construir o trajeto do narrador-personagem Vieux Os e evidenciar o uso frequente do insólito nas narrativas que possuem conexão com nosso corpus. Posteriormente, procuramos estabelecer uma definição de Imaginário, nas ideias de Durand (1989), Laplantine e Trindade (1997). Analisamos as imagens do Zumbi e os mitologemas presentes na obra. Por último, nos concentramos nos debates acerca dos gêneros Literários Fantástico, Fantástico-Maravilhoso, Fantástico-Estranho e Realismo Maravilhoso, nos apoiando em Todorov (2013; 2017), Roas (2014) e Chiampi (2015). Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as hesitações fantásticas são primordiais para o estabelecimento dos subgêneros do Fantástico e para a adesão do Realismo Maravilhoso colabora para uma discussão sociocultural do imaginário. |
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