Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937 |
Resumo: | A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso. |
id |
UFRN_6e6744ce67e21119f0d2877af4796644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30937 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4681989093289332Câmara, Rafael Barros Gomes daAzevedo, George Dantas deAppenzeller, SimoneGonçalves, Fabiana Barbosa2020-12-08T23:36:35Z2020-12-08T23:36:35Z2020-08-07FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.Competency-Based Medical Education has been frequently discussed and its use by medical schools has been promoted both nationally and internationally. In medical education, the Competency-Based syllabus must contain a description of the competences and skills that will be acquired by students throughout the course, which must be written as learning objectives. The aim of this study was to design specific skills in the area of Diagnostic Imaging in the Undergraduate Medical Education at the Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN) a specialized unit at UFRN located in the city of CaicóRN. The present study was implemented in two stages: 1) organizing a literature search and document analysis; 2) designing a proposal for a Skills Matrix in the area of Diagnostic Imaging in the undergraduate medical school as an educational product. The results of this review indicated the absence of description of learning objectives in national literature. However, international documents had consensuses and guidelines published by Radiology Societies. Thus, using those documents as references, the learning objectives in the area of Diagnostic Imaging were outlined for the undergraduate medical school course at EMCMRN, and a longitudinal distribution was carried out in 21 out of the 24 thematic modules that correspond to the initial four years of the course.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilEducação médicaEducação baseada em competênciasDiagnóstico por imagemMatriz de competênciasProposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txtPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain142783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/2/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txt5794e8fc8dae7c6fe174d7a3ad098704MD52THUMBNAILPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpgPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/3/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpge82bbb1510f7f48b3346200168985bb2MD53ORIGINALPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf1399878https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/1/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf99f3954b82373c3bf4b4fbb0552f1018MD51123456789/309372020-12-13 05:02:42.723oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30937Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
title |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
spellingShingle |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro Educação médica Educação baseada em competências Diagnóstico por imagem Matriz de competências |
title_short |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
title_full |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
title_fullStr |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
title_full_unstemmed |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
title_sort |
Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina |
author |
Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro |
author_facet |
Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4681989093289332 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, George Dantas de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Appenzeller, Simone |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Câmara, Rafael Barros Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Fabiana Barbosa |
contributor_str_mv |
Câmara, Rafael Barros Gomes da Gonçalves, Fabiana Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Educação baseada em competências Diagnóstico por imagem Matriz de competências |
topic |
Educação médica Educação baseada em competências Diagnóstico por imagem Matriz de competências |
description |
A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T23:36:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T23:36:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/2/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/3/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/1/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5794e8fc8dae7c6fe174d7a3ad098704 e82bbb1510f7f48b3346200168985bb2 99f3954b82373c3bf4b4fbb0552f1018 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117706503159808 |