Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937
Resumo: A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.
id UFRN_6e6744ce67e21119f0d2877af4796644
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30937
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4681989093289332Câmara, Rafael Barros Gomes daAzevedo, George Dantas deAppenzeller, SimoneGonçalves, Fabiana Barbosa2020-12-08T23:36:35Z2020-12-08T23:36:35Z2020-08-07FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.Competency-Based Medical Education has been frequently discussed and its use by medical schools has been promoted both nationally and internationally. In medical education, the Competency-Based syllabus must contain a description of the competences and skills that will be acquired by students throughout the course, which must be written as learning objectives. The aim of this study was to design specific skills in the area of Diagnostic Imaging in the Undergraduate Medical Education at the Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN) a specialized unit at UFRN located in the city of CaicóRN. The present study was implemented in two stages: 1) organizing a literature search and document analysis; 2) designing a proposal for a Skills Matrix in the area of Diagnostic Imaging in the undergraduate medical school as an educational product. The results of this review indicated the absence of description of learning objectives in national literature. However, international documents had consensuses and guidelines published by Radiology Societies. Thus, using those documents as references, the learning objectives in the area of Diagnostic Imaging were outlined for the undergraduate medical school course at EMCMRN, and a longitudinal distribution was carried out in 21 out of the 24 thematic modules that correspond to the initial four years of the course.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilEducação médicaEducação baseada em competênciasDiagnóstico por imagemMatriz de competênciasProposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txtPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain142783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/2/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txt5794e8fc8dae7c6fe174d7a3ad098704MD52THUMBNAILPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpgPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/3/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpge82bbb1510f7f48b3346200168985bb2MD53ORIGINALPropostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf1399878https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/1/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf99f3954b82373c3bf4b4fbb0552f1018MD51123456789/309372020-12-13 05:02:42.723oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30937Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
title Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
spellingShingle Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro
Educação médica
Educação baseada em competências
Diagnóstico por imagem
Matriz de competências
title_short Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
title_full Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
title_fullStr Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
title_full_unstemmed Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
title_sort Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina
author Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro
author_facet Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4681989093289332
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Appenzeller, Simone
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Câmara, Rafael Barros Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Fabiana Barbosa
contributor_str_mv Câmara, Rafael Barros Gomes da
Gonçalves, Fabiana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Educação baseada em competências
Diagnóstico por imagem
Matriz de competências
topic Educação médica
Educação baseada em competências
Diagnóstico por imagem
Matriz de competências
description A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T23:36:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T23:36:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937
identifier_str_mv FERNANDES, Lucypaula Andrade Pinheiro. Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina. 2020. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/2/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/3/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30937/1/Propostamatrizcompetencias_Fernandes_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5794e8fc8dae7c6fe174d7a3ad098704
e82bbb1510f7f48b3346200168985bb2
99f3954b82373c3bf4b4fbb0552f1018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117706503159808