Redes sociais e influenciadores digitais na promoção de destinos turísticos pela visão de agentes publicitários: um caso de Natal /RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paul Allison Oliveira Celestino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48961
Resumo: Na contemporaneidade, as redes sociais se apresentam como uma alternativa positiva, facilitando a vida das pessoas e instituições, criando espaços para novos tipos de negócios, empregos e formas de comunicação. A partir delas, surgem os influenciadores digitais, os quais se transformam em estratégias de marketing e impulsionam oportunidades para parcerias com o intuito de levar seu produto ou serviço para públicos inimagináveis. Um dos setores que mais se favorecem é o turístico, com viajantes potencializando mensagens e compartilhando estilos de vida “viajantes” com uma audiência cativa e ávida por dicas e novidades. Com base nessas variáveis, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a partir da cidade de Natal/RN e com a visão de agentes publicitários de empresas turísticas locais, o papel dos influenciadores digitais perante a promoção de destinos turísticos. Além do mais, a relevância da qualidade turística da cidade, como a capacidade de serviços de marketing locais, influência de mão de obra e infraestrutura, nível de atração do destino e investimentos turísticos. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que o município apresenta um alto potencial por seus atrativos naturais, no entanto, necessita realmente de políticas públicas que estejam alinhadas a uma imagem positiva. Quanto à estratégia de promoção do destino, por influenciadores digitais nas redes sociais para a cidade estudada, quando se apresentam escolhas bem pensadas e roteiros estratégicos, garantem um bom retorno turístico. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi a cidade escolhida para o estudo, mas pode ser aplicada em outras destinos, nas percepções de publicitários no Brasil, de modo geral. Também é válido um estudo com influenciadores digitais da cidade, observando seus conteúdos e como eles atingem seus seguidores.
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A partir delas, surgem os influenciadores digitais, os quais se transformam em estratégias de marketing e impulsionam oportunidades para parcerias com o intuito de levar seu produto ou serviço para públicos inimagináveis. Um dos setores que mais se favorecem é o turístico, com viajantes potencializando mensagens e compartilhando estilos de vida “viajantes” com uma audiência cativa e ávida por dicas e novidades. Com base nessas variáveis, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a partir da cidade de Natal/RN e com a visão de agentes publicitários de empresas turísticas locais, o papel dos influenciadores digitais perante a promoção de destinos turísticos. Além do mais, a relevância da qualidade turística da cidade, como a capacidade de serviços de marketing locais, influência de mão de obra e infraestrutura, nível de atração do destino e investimentos turísticos. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que o município apresenta um alto potencial por seus atrativos naturais, no entanto, necessita realmente de políticas públicas que estejam alinhadas a uma imagem positiva. Quanto à estratégia de promoção do destino, por influenciadores digitais nas redes sociais para a cidade estudada, quando se apresentam escolhas bem pensadas e roteiros estratégicos, garantem um bom retorno turístico. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi a cidade escolhida para o estudo, mas pode ser aplicada em outras destinos, nas percepções de publicitários no Brasil, de modo geral. Também é válido um estudo com influenciadores digitais da cidade, observando seus conteúdos e como eles atingem seus seguidores.Nowadays, social networks present themselves as a positive alternative, making the lives of people and institutions easier, creating spaces for new types of business, jobs and ways of communication. From them, digital influencers emerge as marketing strategies and drive opportunities for partnerships in order to spread products or services to unimaginable audiences. One of the sectors that is most favored is tourism, with travelers enhancing messages and sharing “travelers” lifestyles with a captive audience eager for tips and news. Based on these features, the objective of the present work was to evaluate, through the city of Natal/RN and with the view of advertising agents of local tourist companies, the role of digital influencers in the promotion of tourist destinations. Furthermore, the relevance of the city's tourist quality, such as the capacity of local marketing services, influence of manpower and infrastructure, level of attraction of the destination and tourism investments. As for the methodology, the research was characterized as descriptive-exploratory, with a qualitative approach. The results indicated that the municipality has a high potential for its natural attractions, however, it really needs public policies that are aligned with a positive image. As for the destination promotion strategy, by digital influencers on social networks for the city studied, when well-thought-out choices and strategic itineraries are presented, they guarantee a good tourist return. Natal, the capital of Rio Grande do Norte, was the city chosen for the study, but it can be applied in other destinations, in the perceptions of advertisers in Brazil, in general. A study with digital influencers in the city is also valid, observing their content and how they reach their followers.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoRedes sociaisInfluenciadores digitaisDestinos turísticosAgente de publicidadeSocial networksDigital influencersTourist destinationsAdvertising agentRedes sociais e influenciadores digitais na promoção de destinos turísticos pela visão de agentes publicitários: um caso de Natal /RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48961/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48961/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALTCC_OFICIALPAUL (1).pdfTCC_OFICIALPAUL (1).pdfapplication/pdf668210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48961/1/TCC_OFICIALPAUL%20%281%29.pdf7cb3c45a964129b0d5cde8abe309fa9cMD51123456789/489612023-03-07 17:43:10.668oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-07T20:43:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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