Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nelson Ion de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção no material didático da disciplina de Lógica de Programação dos cursos técnicos, ofertados na modalidade a distância, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa intervenção foi proposta como resultado de uma pesquisa mista-exploratória online com centenas de alunos dos referidos cursos ofertados. Para a implementação da proposta, realizou-se análise de frequência descritiva sobre dados quantitativos acerca do desempenho acadêmico de 2.500 discentes dos primeiros semestres letivos dos anos de 2015 e 2016. Foram aplicados questionários online com mais de 600 alunos para identificar o perfil desses estudantes. Também realizaram-se entrevistas semiestruturadas com efetivo de 37 alunos, com critérios de nota e idade para a definição dos grupos de entrevista. Com base nos dados obtidos e analisados na pesquisa, implementou-se uma proposta de intervenção que consiste na inserção de um recurso no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação para o referido curso. Essa intervenção adiciona o recurso que permite a realização, pelo aluno, de exercícios de programação utilizando uma linguagem de programação de alto nível aliada ao recurso de feedback automatizado.
id UFRN_7157daf0dfd4480ccbd385bcbe447d0c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24201
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Nelson Ion dehttp://lattes.cnpq.br/1886390007263393http://lattes.cnpq.br/1756952696097255Gomes, Alex Sandrohttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649Falcão, Jorge Tarcisio da Rochahttp://lattes.cnpq.br/9066230660650393Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7982148962089986Oliveira, Marcel Vinicius Medeiros2017-11-07T21:01:50Z2017-11-07T21:01:50Z2017-07-24OLIVEIRA, Nelson Ion de. Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção no material didático da disciplina de Lógica de Programação dos cursos técnicos, ofertados na modalidade a distância, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa intervenção foi proposta como resultado de uma pesquisa mista-exploratória online com centenas de alunos dos referidos cursos ofertados. Para a implementação da proposta, realizou-se análise de frequência descritiva sobre dados quantitativos acerca do desempenho acadêmico de 2.500 discentes dos primeiros semestres letivos dos anos de 2015 e 2016. Foram aplicados questionários online com mais de 600 alunos para identificar o perfil desses estudantes. Também realizaram-se entrevistas semiestruturadas com efetivo de 37 alunos, com critérios de nota e idade para a definição dos grupos de entrevista. Com base nos dados obtidos e analisados na pesquisa, implementou-se uma proposta de intervenção que consiste na inserção de um recurso no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação para o referido curso. Essa intervenção adiciona o recurso que permite a realização, pelo aluno, de exercícios de programação utilizando uma linguagem de programação de alto nível aliada ao recurso de feedback automatizado.The main objective of this work is to present a proposal of intervention in the didactic material of the discipline of Logic of Programming of the technical courses offered at the Digital Metropolis Institute of the Federal University of Rio Grande do Norte. This intervention was proposed as a result of a mixed-exploratory research with hundreds of students of the our courses. For the implementation of the proposal, a descriptive frequency analysis was performed on quantitative data about the academic performance of 2,500 students from the first semesters of the years 2015 and 2016. Online questionnaires were applied with more than 600 students to identify the profile of these students. We also conducted semi-structured interviews with 37 students, with score and age criteria to define the groups interview. Based on the data obtained and analyzed in the research, a proposal of intervention was implemented by inserting a resource in the didactic material used in the Logic of Programming course. This intervention adds the feature that allows the student to perform programming exercises using a high-level programming language coupled with the automated feedback feature.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEnsino de programaçãoEducação a distânciaMaterial didáticoUm ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRNAn interactive environment to support the teaching of logic of programming in the technical courses (e-learning) of Instituto Metrópole Digital / UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdfNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf4294830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/1/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf6a49ee48218f30adaf2ca8a23dcdd979MD51TEXTNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.txtNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain193097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/2/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.txtc0544a3a950e95c6e7847c3f50be6bdaMD52THUMBNAILNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgNelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3581https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/3/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg8a640151182777c28a570c3404dcd8fbMD53123456789/242012022-04-11 19:02:42.709oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24201Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-11T22:02:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv An interactive environment to support the teaching of logic of programming in the technical courses (e-learning) of Instituto Metrópole Digital / UFRN
title Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
spellingShingle Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
Oliveira, Nelson Ion de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Ensino de programação
Educação a distância
Material didático
title_short Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
title_full Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
title_fullStr Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
title_full_unstemmed Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
title_sort Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
author Oliveira, Nelson Ion de
author_facet Oliveira, Nelson Ion de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1886390007263393
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1756952696097255
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Alex Sandro
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7188784344595649
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9066230660650393
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7982148962089986
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nelson Ion de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marcel Vinicius Medeiros
contributor_str_mv Oliveira, Marcel Vinicius Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Ensino de programação
Educação a distância
Material didático
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de programação
Educação a distância
Material didático
description O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção no material didático da disciplina de Lógica de Programação dos cursos técnicos, ofertados na modalidade a distância, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa intervenção foi proposta como resultado de uma pesquisa mista-exploratória online com centenas de alunos dos referidos cursos ofertados. Para a implementação da proposta, realizou-se análise de frequência descritiva sobre dados quantitativos acerca do desempenho acadêmico de 2.500 discentes dos primeiros semestres letivos dos anos de 2015 e 2016. Foram aplicados questionários online com mais de 600 alunos para identificar o perfil desses estudantes. Também realizaram-se entrevistas semiestruturadas com efetivo de 37 alunos, com critérios de nota e idade para a definição dos grupos de entrevista. Com base nos dados obtidos e analisados na pesquisa, implementou-se uma proposta de intervenção que consiste na inserção de um recurso no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação para o referido curso. Essa intervenção adiciona o recurso que permite a realização, pelo aluno, de exercícios de programação utilizando uma linguagem de programação de alto nível aliada ao recurso de feedback automatizado.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-07T21:01:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-07T21:01:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Nelson Ion de. Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nelson Ion de. Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/1/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/2/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24201/3/NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a49ee48218f30adaf2ca8a23dcdd979
c0544a3a950e95c6e7847c3f50be6bda
8a640151182777c28a570c3404dcd8fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117614368980992