História da física e natureza da ciência na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio de Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos.
id UFRN_725d2fca14c8039b4c2b69d38efa5928
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25973
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Fábio de AbreuSilva, Carolina Gual daAlves, Milton Thiago SchivaniFerreira, Juliana Mesquita Hidalgo2018-10-05T23:12:03Z2018-10-05T23:12:03Z2018-07-30SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos.The present work has as general foccus to investigate possible impacts with regard to formative elements for the didactic insertion of the History of Science as a result of the application of educational product in teacher training. We have chosen, in particular, to explore the didactic potentialities of primary sources related to the development of the concept of atmospheric pressure. The educational product directed to the teacher training covers preliminary basic knowledge for the didactic insertion of History and Philosophy of Science. This step includes the approximation of historiographical tenets, the study of educational legislation, the analysis of excerpts from didactic books containing historical information related to the concept of atmospheric pressure and discussions on Nature of Science. Next, the educational product proposes discussions on the development of the specific physical concept through the study of original historical excerts. It seeks to awareness the future teacher regarding simplistic views of science and the inadequacy of the recurrent History of Science in the educational context, stimulating the perception of the need for consultation by the teacher of sources of historical information. Original historical texts can be meaninful resources.porHistória da física e natureza da ciência na formação docenteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da CiênciaHistória e Filosofia da CiênciaFormação docenteFontes primáriasPressão atmosféricaNatureza da CiênciaVisões simplistas de ciênciaHistória da física e natureza da ciência na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdfapplication/pdf6232384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/1/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf290ec98bca9d17b8c52cd664c5db1849MD51ProdutoEducacional_Souza_2018.pdfProdutoEducacional_Souza_2018.pdfCurso de formação docenteapplication/pdf3474680https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/4/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf58d528e0c11b9899a6108672ea45bab3MD54TEXTHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain913903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txtd62d51b9077b1295963b68604593e916MD52ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain459842https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/5/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txt3d5fe472ef205898565c137173e2c08fMD55THUMBNAILHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgf3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6fMD53ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/6/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpg33bb2ba5263c49af09db1962125278c9MD56TEXTHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain913903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txtd62d51b9077b1295963b68604593e916MD52THUMBNAILHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgf3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6fMD53123456789/259732019-12-01 02:24:17.43oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25973Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:24:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da física e natureza da ciência na formação docente
title História da física e natureza da ciência na formação docente
spellingShingle História da física e natureza da ciência na formação docente
Souza, Fábio de Abreu
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Formação docente
Fontes primárias
Pressão atmosférica
Natureza da Ciência
Visões simplistas de ciência
title_short História da física e natureza da ciência na formação docente
title_full História da física e natureza da ciência na formação docente
title_fullStr História da física e natureza da ciência na formação docente
title_full_unstemmed História da física e natureza da ciência na formação docente
title_sort História da física e natureza da ciência na formação docente
author Souza, Fábio de Abreu
author_facet Souza, Fábio de Abreu
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Carolina Gual da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Milton Thiago Schivani
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
contributor_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Formação docente
Fontes primárias
Pressão atmosférica
Natureza da Ciência
Visões simplistas de ciência
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Formação docente
Fontes primárias
Pressão atmosférica
Natureza da Ciência
Visões simplistas de ciência
description O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T23:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T23:12:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973
identifier_str_mv SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv História da física e natureza da ciência na formação docente
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/1/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/4/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/5/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/6/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 290ec98bca9d17b8c52cd664c5db1849
58d528e0c11b9899a6108672ea45bab3
d62d51b9077b1295963b68604593e916
3d5fe472ef205898565c137173e2c08f
f3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6f
33bb2ba5263c49af09db1962125278c9
d62d51b9077b1295963b68604593e916
f3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833046347579392