História da física e natureza da ciência na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos. |
id |
UFRN_725d2fca14c8039b4c2b69d38efa5928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25973 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Fábio de AbreuSilva, Carolina Gual daAlves, Milton Thiago SchivaniFerreira, Juliana Mesquita Hidalgo2018-10-05T23:12:03Z2018-10-05T23:12:03Z2018-07-30SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos.The present work has as general foccus to investigate possible impacts with regard to formative elements for the didactic insertion of the History of Science as a result of the application of educational product in teacher training. We have chosen, in particular, to explore the didactic potentialities of primary sources related to the development of the concept of atmospheric pressure. The educational product directed to the teacher training covers preliminary basic knowledge for the didactic insertion of History and Philosophy of Science. This step includes the approximation of historiographical tenets, the study of educational legislation, the analysis of excerpts from didactic books containing historical information related to the concept of atmospheric pressure and discussions on Nature of Science. Next, the educational product proposes discussions on the development of the specific physical concept through the study of original historical excerts. It seeks to awareness the future teacher regarding simplistic views of science and the inadequacy of the recurrent History of Science in the educational context, stimulating the perception of the need for consultation by the teacher of sources of historical information. Original historical texts can be meaninful resources.porHistória da física e natureza da ciência na formação docenteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da CiênciaHistória e Filosofia da CiênciaFormação docenteFontes primáriasPressão atmosféricaNatureza da CiênciaVisões simplistas de ciênciaHistória da física e natureza da ciência na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdfapplication/pdf6232384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/1/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf290ec98bca9d17b8c52cd664c5db1849MD51ProdutoEducacional_Souza_2018.pdfProdutoEducacional_Souza_2018.pdfCurso de formação docenteapplication/pdf3474680https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/4/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf58d528e0c11b9899a6108672ea45bab3MD54TEXTHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain913903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txtd62d51b9077b1295963b68604593e916MD52ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain459842https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/5/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txt3d5fe472ef205898565c137173e2c08fMD55THUMBNAILHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgf3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6fMD53ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/6/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpg33bb2ba5263c49af09db1962125278c9MD56TEXTHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain913903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txtd62d51b9077b1295963b68604593e916MD52THUMBNAILHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgHistóriafísicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpgf3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6fMD53123456789/259732019-12-01 02:24:17.43oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25973Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:24:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
title |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
spellingShingle |
História da física e natureza da ciência na formação docente Souza, Fábio de Abreu CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da Ciência História e Filosofia da Ciência Formação docente Fontes primárias Pressão atmosférica Natureza da Ciência Visões simplistas de ciência |
title_short |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
title_full |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
title_fullStr |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
title_full_unstemmed |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
title_sort |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
author |
Souza, Fábio de Abreu |
author_facet |
Souza, Fábio de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Carolina Gual da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Milton Thiago Schivani |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fábio de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo |
contributor_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da Ciência História e Filosofia da Ciência Formação docente Fontes primárias Pressão atmosférica Natureza da Ciência Visões simplistas de ciência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência História e Filosofia da Ciência Formação docente Fontes primárias Pressão atmosférica Natureza da Ciência Visões simplistas de ciência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-05T23:12:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-05T23:12:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Fábio de Abreu. História da física e natureza da ciência na formação docente. 2018. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
História da física e natureza da ciência na formação docente |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/1/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/4/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/5/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/6/ProdutoEducacional_Souza_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/2/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25973/3/Hist%c3%b3riaf%c3%adsicanatureza_Souza_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
290ec98bca9d17b8c52cd664c5db1849 58d528e0c11b9899a6108672ea45bab3 d62d51b9077b1295963b68604593e916 3d5fe472ef205898565c137173e2c08f f3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6f 33bb2ba5263c49af09db1962125278c9 d62d51b9077b1295963b68604593e916 f3564baf566c65ed96f0b3c9c2721d6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833046347579392 |