Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicácio, José Diogo dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296
Resumo: A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático.
id UFRN_6937c7738fc3c6eb049d758622c11a5d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20296
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nicácio, José Diogo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3615578063801744http://lattes.cnpq.br/2070193023615764Videira, Antonio Augusto Passoshttp://lattes.cnpq.br/1855174964691600Germano, Auta Stella de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/9487308554724839Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira2016-04-27T20:37:19Z2016-04-27T20:37:19Z2015-07-01NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático.The present dissertation focuses on specific problems in the educational context: challenges in the construction of historical narratives for pedagogical use as well as the difficult task of using them in the classroom. In this context, we seek to work in teacher training for insertion of History and Philosophy of Science (HPS) in classroom, and historical narratives become mediation elements to advance the dialogue with this specific audience. This initiative is in line with a recurring concern: one of the main challenges related to the didactic transposition of HFC would be the lack of teacher preparation. Historical contents and Nature of Science are still absent in classrooms. Insecurity and lack of knowledge by teachers are often mentioned as factors that contribute to this situation. It is important, therefore, that teachers (active and in training) take part in discussions concerning the inclusion of HPS in classroom. It is relevant that they know examples of historic-philosophical didactic proposals to address science and contents on science, develop skills to adapt them to their specific contexts and to develop their own proposals. It is believed that these issues are significant to undertake conscious initiatives to insert HPS in classrooms. It is considered that adapting educational proposals to particular educational contexts depends on understanding what these proposals indeed mean and how flexible they can be. In order to address these objectives, we elaborated an educational product, a didactic material focused on teacher training, which was used in an extension course at UFRN. The didactic material discusses the role of HPS in Education, Nature of Science and historiographical issues. It presents a series of dialogical activities on aspects of didactic transposition of HPS, especially those regarding historical narratives. A set of historicpedagogical texts on the History of Vacuum and Atmospheric Pressure is used as a mediation element in discussions. We address potential, possibilities and limitations historical narratives. To carry out the course, it was taken into account methodological concerns of so-called action research. There have been expected changes, modifications and effective actions in the own teacher training material in face of the experience of the researcher-lecturer in interactions with the participants of the course as well as in face of impressions reported by the participants. Developments in this direction have been incorporated into the teacher training material.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória e filosofia da ciência no ensinoNatureza da ciênciaTransposição didáticaNarrativas histórico-pedagógicasFormação de professoresFormação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdfFormacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdfapplication/pdf4409859https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/1/Formacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdf65d5568f8a0c6091234c7824ba099ce7MD51Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdfProdutoeducacional_Nicacio_2015.pdfapplication/pdf3263714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/8/Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdfe96fb90d155f7fc4dde108596563b7feMD58TEXTJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain392630https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/6/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtb762d94fa3b6f2c83fee25d74f78f1f3MD56THUMBNAILJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpgJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/7/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpg9fcff3d2a9f55de8cbb6eec529041f2aMD57123456789/202962021-06-08 19:35:30.926oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20296Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-08T22:35:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
title Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
spellingShingle Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
Nicácio, José Diogo dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História e filosofia da ciência no ensino
Natureza da ciência
Transposição didática
Narrativas histórico-pedagógicas
Formação de professores
title_short Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
title_full Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
title_fullStr Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
title_full_unstemmed Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
title_sort Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
author Nicácio, José Diogo dos Santos
author_facet Nicácio, José Diogo dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3615578063801744
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070193023615764
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Videira, Antonio Augusto Passos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1855174964691600
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Germano, Auta Stella de Medeiros
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9487308554724839
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicácio, José Diogo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira
contributor_str_mv Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História e filosofia da ciência no ensino
Natureza da ciência
Transposição didática
Narrativas histórico-pedagógicas
Formação de professores
dc.subject.por.fl_str_mv História e filosofia da ciência no ensino
Natureza da ciência
Transposição didática
Narrativas histórico-pedagógicas
Formação de professores
description A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T20:37:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-27T20:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296
identifier_str_mv NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/1/Formacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/8/Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/6/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/7/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65d5568f8a0c6091234c7824ba099ce7
e96fb90d155f7fc4dde108596563b7fe
b762d94fa3b6f2c83fee25d74f78f1f3
9fcff3d2a9f55de8cbb6eec529041f2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777302998745088