Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296 |
Resumo: | A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático. |
id |
UFRN_6937c7738fc3c6eb049d758622c11a5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20296 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicácio, José Diogo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3615578063801744http://lattes.cnpq.br/2070193023615764Videira, Antonio Augusto Passoshttp://lattes.cnpq.br/1855174964691600Germano, Auta Stella de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/9487308554724839Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira2016-04-27T20:37:19Z2016-04-27T20:37:19Z2015-07-01NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático.The present dissertation focuses on specific problems in the educational context: challenges in the construction of historical narratives for pedagogical use as well as the difficult task of using them in the classroom. In this context, we seek to work in teacher training for insertion of History and Philosophy of Science (HPS) in classroom, and historical narratives become mediation elements to advance the dialogue with this specific audience. This initiative is in line with a recurring concern: one of the main challenges related to the didactic transposition of HFC would be the lack of teacher preparation. Historical contents and Nature of Science are still absent in classrooms. Insecurity and lack of knowledge by teachers are often mentioned as factors that contribute to this situation. It is important, therefore, that teachers (active and in training) take part in discussions concerning the inclusion of HPS in classroom. It is relevant that they know examples of historic-philosophical didactic proposals to address science and contents on science, develop skills to adapt them to their specific contexts and to develop their own proposals. It is believed that these issues are significant to undertake conscious initiatives to insert HPS in classrooms. It is considered that adapting educational proposals to particular educational contexts depends on understanding what these proposals indeed mean and how flexible they can be. In order to address these objectives, we elaborated an educational product, a didactic material focused on teacher training, which was used in an extension course at UFRN. The didactic material discusses the role of HPS in Education, Nature of Science and historiographical issues. It presents a series of dialogical activities on aspects of didactic transposition of HPS, especially those regarding historical narratives. A set of historicpedagogical texts on the History of Vacuum and Atmospheric Pressure is used as a mediation element in discussions. We address potential, possibilities and limitations historical narratives. To carry out the course, it was taken into account methodological concerns of so-called action research. There have been expected changes, modifications and effective actions in the own teacher training material in face of the experience of the researcher-lecturer in interactions with the participants of the course as well as in face of impressions reported by the participants. Developments in this direction have been incorporated into the teacher training material.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória e filosofia da ciência no ensinoNatureza da ciênciaTransposição didáticaNarrativas histórico-pedagógicasFormação de professoresFormação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdfFormacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdfapplication/pdf4409859https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/1/Formacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdf65d5568f8a0c6091234c7824ba099ce7MD51Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdfProdutoeducacional_Nicacio_2015.pdfapplication/pdf3263714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/8/Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdfe96fb90d155f7fc4dde108596563b7feMD58TEXTJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain392630https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/6/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txtb762d94fa3b6f2c83fee25d74f78f1f3MD56THUMBNAILJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpgJoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/7/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpg9fcff3d2a9f55de8cbb6eec529041f2aMD57123456789/202962021-06-08 19:35:30.926oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20296Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-08T22:35:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
title |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
spellingShingle |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão Nicácio, José Diogo dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História e filosofia da ciência no ensino Natureza da ciência Transposição didática Narrativas histórico-pedagógicas Formação de professores |
title_short |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
title_full |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
title_fullStr |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
title_full_unstemmed |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
title_sort |
Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão |
author |
Nicácio, José Diogo dos Santos |
author_facet |
Nicácio, José Diogo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3615578063801744 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2070193023615764 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Videira, Antonio Augusto Passos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1855174964691600 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Germano, Auta Stella de Medeiros |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9487308554724839 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicácio, José Diogo dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira |
contributor_str_mv |
Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História e filosofia da ciência no ensino Natureza da ciência Transposição didática Narrativas histórico-pedagógicas Formação de professores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e filosofia da ciência no ensino Natureza da ciência Transposição didática Narrativas histórico-pedagógicas Formação de professores |
description |
A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T20:37:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-27T20:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296 |
identifier_str_mv |
NICÁCIO, José Diogo dos Santos. Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/1/Formacaodocenteinsercao_Nicacio_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/8/Produtoeducacional_Nicacio_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/6/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20296/7/JoseDiogoDosSantosNicacio_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65d5568f8a0c6091234c7824ba099ce7 e96fb90d155f7fc4dde108596563b7fe b762d94fa3b6f2c83fee25d74f78f1f3 9fcff3d2a9f55de8cbb6eec529041f2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777302998745088 |