Ressignificar a dependência escolar: um caminho a partir do uso de TIC's no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antônio da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46577
Resumo: A dissertação tem como principal objetivo desenvolver uma proposta metodológica e temática para o enfrentamento da situação-problema da Progressão Parcial em História no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho surge a partir da inquietação sobre o expressivo número de alunos nesta condição, na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim – EECCAM, em Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Ao considerar a experiência da oferta da progressão em História nesta instituição, que tem se demonstrado insuficiente no desenvolvimento de uma aprendizagem histórica significativa, propomos um caminho investigativo para o ensino de História, que busca fazer uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas de mediação no desenvolvimento do conhecimento histórico escolar. Por se tratar de um problema pouco investigado, no campo do Ensino de História, realizamos uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, baseada na análise de legislação sobre o tema, de documentos relativos ao aproveitamento escolar e questionários sobre a experiência da progressão como estratégia metodológica para entender a realidade escolar sobre o tema. A partir desse entendimento, e em diálogo com alunos em condição de progressão, desenvolvemos uma intervenção pedagógica intitulada “operação historiográfica em sala de aula”. Este percurso metodológico visa o desenvolvimento de competências e habilidades, dos estudantes, no sentido da realização da investigação histórica mediante a operacionalização de cinco etapas que se completam. O referido circuito inicia-se pela reflexão sobre questões históricas vivenciadas no tempo presente e pela mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes, passa pelo planejamento da investigação histórica, o levantamento e análise das fontes que, por sua vez, remete a construção de narrativas históricas a partir de diversas linguagens. Por fim, encerra-se com a análise e reflexão sobre toda a operação de forma que os aprendizados desenvolvidos e as questões que precisam ser ajustadas na própria metodologia empregada se tornem evidentes. A aplicação do artefato didático criado foi feita parcialmente, e indicou que a oferta do curso de História, em formato híbrido, gerou um aprendizado histórico significativo, na medida em que despertou o desejo e o envolvimento dos alunos no processo de investigação histórico-escolar.
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O trabalho surge a partir da inquietação sobre o expressivo número de alunos nesta condição, na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim – EECCAM, em Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Ao considerar a experiência da oferta da progressão em História nesta instituição, que tem se demonstrado insuficiente no desenvolvimento de uma aprendizagem histórica significativa, propomos um caminho investigativo para o ensino de História, que busca fazer uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas de mediação no desenvolvimento do conhecimento histórico escolar. Por se tratar de um problema pouco investigado, no campo do Ensino de História, realizamos uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, baseada na análise de legislação sobre o tema, de documentos relativos ao aproveitamento escolar e questionários sobre a experiência da progressão como estratégia metodológica para entender a realidade escolar sobre o tema. A partir desse entendimento, e em diálogo com alunos em condição de progressão, desenvolvemos uma intervenção pedagógica intitulada “operação historiográfica em sala de aula”. Este percurso metodológico visa o desenvolvimento de competências e habilidades, dos estudantes, no sentido da realização da investigação histórica mediante a operacionalização de cinco etapas que se completam. O referido circuito inicia-se pela reflexão sobre questões históricas vivenciadas no tempo presente e pela mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes, passa pelo planejamento da investigação histórica, o levantamento e análise das fontes que, por sua vez, remete a construção de narrativas históricas a partir de diversas linguagens. Por fim, encerra-se com a análise e reflexão sobre toda a operação de forma que os aprendizados desenvolvidos e as questões que precisam ser ajustadas na própria metodologia empregada se tornem evidentes. A aplicação do artefato didático criado foi feita parcialmente, e indicou que a oferta do curso de História, em formato híbrido, gerou um aprendizado histórico significativo, na medida em que despertou o desejo e o envolvimento dos alunos no processo de investigação histórico-escolar.The main objective of the dissertation is to develop a methodological and thematic proposal towards the problem-situation of Partial Progression in History in the first year of high school. It arises from the concern regarding the expressive number of students in this condition, at the State School Professora Calpurnia Caldas de Amorim – EECCAM, located in the city of Caicó, state of Rio Grande do Norte. When considering the the offer of progression in History at this institution, which has been shown to be insufficient towards the development of significant historical learning, we have proposed an investigative path for the teaching of History, seeking to make use of digital information and communication technologies (ICTs) as a mediator in the development of historical school knowledge. As this is a problem little investigated in the field of History Teaching, we have performed a qualitative, exploratory approach, based on the analysis of legislation on the subject, documents related to school achievement and questionnaires on the experience of progression as a methodological strategy to understand the school reality on the subject. Based on this understanding and in dialogue with progressing students, we have developed a pedagogical intervention entitled “historiographical operation in the classroom”. This methodological path aims to develop students' skills and abilities in order to carry out historical research through the operationalization of five stages that complete each other. This circuit begins by reflecting on historical issues experienced in the present time and by mobilizing the prior knowledge of students, going through the planning of historical research, survey and analysis of sources which, in turn, refer the construction of historical narratives from different languages. Finally, the circuit ends with the analysis and reflection on the entire operation in order to highlight the lessons developed and the issues that need to be adjusted in the methodology used. The application of the didactic artifact created was partially conducted and indicated that the offer of the History course, in a hybrid format, generated a significant historical learning, as it awakened the desire and involvement of the students in the historical-school investigation process.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilProgressão parcialTecnologias digitais da informação e comunicaçãoEnsino híbridoEnsino de HistóriaRessignificar a dependência escolar: um caminho a partir do uso de TIC's no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRessignificardependenciaescolar_Silva_2021.pdfapplication/pdf2392380https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46577/1/Ressignificardependenciaescolar_Silva_2021.pdfa6fdbed2c32e99f35a8706c71e7ee3abMD51123456789/465772022-05-02 12:35:51.225oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46577Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:35:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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