Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23240 |
Resumo: | Ao analisarmos os índices da Prova Brasil (2013), destinada à série final do ensino fundamental II, constatamos dificuldades na formação dos estudantes, que se espera, dentre outras conhecimentos, provavelmente, serem capazes de inferir os sentidos produzidos pela associação da linguagem verbal e da linguagem não verbal em textos multimodais. A partir desses resultados e dos resultados de avaliação diagnóstica, construímos esta proposta de intervenção pedagógica, norteada por uma sequência didática, nos moldes propostos por Schneuwly e Dolz (2001), a pesquisa, de natureza interpretativista e interventiva, tem como sujeito os alunos do nono ano, da turma C, da Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante, localizada no município de Fortaleza/CE, com o objetivo principal de formar leitores proficientes, capazes de compreender o sentido de textos multimodais de acordo com os multiletramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Fundamentam nossa proposta de intervenção pedagógica a compreensão dialógica da linguagem de Bakhtin (1997), a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, os estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, o pensamento de Paulo Freire (2011) sobre leitura e as perspectivas de Solé (1998) sobre estratégias de leitura. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) são utilizados como documentos norteadores deste trabalho. Constatamos também que, ao final dessa sequência didática, os alunos estão aptos para: reconhecer a associação de elementos verbais e elementos imagéticos na composição dos textos multimodais, formular estratégias de leitura que viabilizem a compreensão de textos multimodais e identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações ou intenções comunicativas referentes à multimodalidade dos textos. |
id |
UFRN_7387b849d752b293f1fa4d37f3aed4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23240 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Ana Débora Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/0203860944445214http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Campos, Sulemi Fabianohttp://lattes.cnpq.br/4256675396235128Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/4710381196001278Alves, Maria da Penha Casado2017-05-30T21:16:36Z2017-05-30T21:16:36Z2016-12-12SOUZA, Ana Débora Cunha de. Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23240Ao analisarmos os índices da Prova Brasil (2013), destinada à série final do ensino fundamental II, constatamos dificuldades na formação dos estudantes, que se espera, dentre outras conhecimentos, provavelmente, serem capazes de inferir os sentidos produzidos pela associação da linguagem verbal e da linguagem não verbal em textos multimodais. A partir desses resultados e dos resultados de avaliação diagnóstica, construímos esta proposta de intervenção pedagógica, norteada por uma sequência didática, nos moldes propostos por Schneuwly e Dolz (2001), a pesquisa, de natureza interpretativista e interventiva, tem como sujeito os alunos do nono ano, da turma C, da Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante, localizada no município de Fortaleza/CE, com o objetivo principal de formar leitores proficientes, capazes de compreender o sentido de textos multimodais de acordo com os multiletramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Fundamentam nossa proposta de intervenção pedagógica a compreensão dialógica da linguagem de Bakhtin (1997), a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, os estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, o pensamento de Paulo Freire (2011) sobre leitura e as perspectivas de Solé (1998) sobre estratégias de leitura. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) são utilizados como documentos norteadores deste trabalho. Constatamos também que, ao final dessa sequência didática, os alunos estão aptos para: reconhecer a associação de elementos verbais e elementos imagéticos na composição dos textos multimodais, formular estratégias de leitura que viabilizem a compreensão de textos multimodais e identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações ou intenções comunicativas referentes à multimodalidade dos textos.When we analyze the indexes of the Prova Brasil (2013), destined for the final series of elementary education II, we find a lack of student training, which is expected, among other knowledge, probably to be able to infer the senses produced by the association of verbal and of nonverbal language in multimodal texts. Based on these results and the results of diagnostic evaluation, we constructed this proposal of pedagogical intervention, guided by a didactic sequence, as proposed by Schneuwly and Dolz (2001), the research, of an interpretative and interventional nature, has as subject the students of the Ninth year of class C of the Francisco Silva Cavalcante Municipal School, located in the city of Fortaleza / Ce, with the main objective of training proficient readers capable of understanding the meaning of multimodal texts according to the multilevels demanded by contemporary society. Our proposal for pedagogical intervention is based on Bakhtin's (1997) dialogic understanding of Bakhtin's conception of discursive genres, Rojo's (2012) studies on multiletrations, Paulo Freire's (2011) reading thinking, and Solé's perspectives 1998) on reading strategies. The National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) are used as guiding documents for this work. We also note that at the end of this didactic sequence students are able to: recognize the association of verbal elements and imaginary elements in the composition of multimodal texts, formulate reading strategies that enable the understanding of multimodal texts and identify linguistic resources appropriate to certain situations Or communicative intentions regarding the multimodality of texts.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraMultiletramentosGêneros discursivos multimodaisSequência didáticaGêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdfAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf1977125https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/1/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf48e5f3d3cfb763714108cf145376258bMD51TEXTAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.txtAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain198086https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/4/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.txt1d12fc0d0c0e4f8c193a72f3828fd035MD54THUMBNAILAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.jpgAnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/5/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.jpgd8dc28b7cb0a2be2d3454e6ba59beaddMD55123456789/232402017-11-04 19:46:57.297oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23240Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:46:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
title |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
spellingShingle |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos Souza, Ana Débora Cunha de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Multiletramentos Gêneros discursivos multimodais Sequência didática |
title_short |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
title_full |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
title_fullStr |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
title_full_unstemmed |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
title_sort |
Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos |
author |
Souza, Ana Débora Cunha de |
author_facet |
Souza, Ana Débora Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0203860944445214 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4256675396235128 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4710381196001278 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Débora Cunha de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
contributor_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Multiletramentos Gêneros discursivos multimodais Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Multiletramentos Gêneros discursivos multimodais Sequência didática |
description |
Ao analisarmos os índices da Prova Brasil (2013), destinada à série final do ensino fundamental II, constatamos dificuldades na formação dos estudantes, que se espera, dentre outras conhecimentos, provavelmente, serem capazes de inferir os sentidos produzidos pela associação da linguagem verbal e da linguagem não verbal em textos multimodais. A partir desses resultados e dos resultados de avaliação diagnóstica, construímos esta proposta de intervenção pedagógica, norteada por uma sequência didática, nos moldes propostos por Schneuwly e Dolz (2001), a pesquisa, de natureza interpretativista e interventiva, tem como sujeito os alunos do nono ano, da turma C, da Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante, localizada no município de Fortaleza/CE, com o objetivo principal de formar leitores proficientes, capazes de compreender o sentido de textos multimodais de acordo com os multiletramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Fundamentam nossa proposta de intervenção pedagógica a compreensão dialógica da linguagem de Bakhtin (1997), a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, os estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, o pensamento de Paulo Freire (2011) sobre leitura e as perspectivas de Solé (1998) sobre estratégias de leitura. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) são utilizados como documentos norteadores deste trabalho. Constatamos também que, ao final dessa sequência didática, os alunos estão aptos para: reconhecer a associação de elementos verbais e elementos imagéticos na composição dos textos multimodais, formular estratégias de leitura que viabilizem a compreensão de textos multimodais e identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações ou intenções comunicativas referentes à multimodalidade dos textos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-30T21:16:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-30T21:16:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Débora Cunha de. Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23240 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Débora Cunha de. Gêneros discursivos multimodais: leitura e construção de sentidos. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/1/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/4/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23240/5/AnaDeboraCunhaDeSouza_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48e5f3d3cfb763714108cf145376258b 1d12fc0d0c0e4f8c193a72f3828fd035 d8dc28b7cb0a2be2d3454e6ba59beadd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796766760167276544 |