O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28307 |
Resumo: | Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio em Nível Superior nas Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A pesquisa buscou entender o processo de ensino nessas instituições federais que têm o curso de nível superior neste instrumento, na atualidade. Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Professor Jean Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tubista e trombonista baixo; Professora Íris Vieira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tubista; Professor Albert Khattar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tubista; e o Professor Fernando Deddos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo este o único eufonista. A fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscou-se identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como verificar os tipos de repertório contemplados. Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e o modo de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical, além de outras questões pedagógicas relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico buscou apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir sobre particularidades quanto às habilidades técnicas necessárias ao eufonista, formado nas referidas instituições. Em adição ao referencial teórico, com o resultado das entrevistas, foi possível conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua atividade docente, elucidando as características metodológicas do que têm sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto do nível superior nas universidades federais brasileiras. Foi possível perceber que existe sintonia entre os propósitos dos professores e alunos, que têm qualidades que permitem a facilitação do ensino e que são flexíveis quanto ao material didático, métodos e/ou repertório utilizado. Dentro dessa flexibilização, foi observado que os materiais didáticos e repertórios não são comuns às quatro universidades, todavia, apenas dois foram apresentados por todos os docentes entrevistados. Foi possível perceber que não há um consenso acerca do repertório utilizado, que ainda não há como definir um repertório tido como standard. Contudo, procuram contemplar todos os períodos com transcrições/adaptações/arranjos, obras originais, peças brasileiras, solos e música de câmara. Os professores estimulam a prática de tocar de ouvido; exploração de novas possibilidades; e edição de partitura. Percebeu-se que a associação ETB tem colaborado com a construção de uma ponte de conhecimento, permitindo diálogo entre professores e alunos. Constatou-se que o que tem sido realizado a respeito da performance e ensino do eufônio no Brasil, embora relevante, ainda tem muito o que avançar. |
id |
UFRN_75dbfa3d3e05252c89387a9574ed2daf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28307 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Silas Alves da SilveiraSantos, Fernando Diego Rodrigues dosFerreira, Alexandre Magno e SilvaFeitosa, Radegundis Aranha Tavares2020-01-17T21:12:22Z2020-01-17T21:12:22Z2019-11-12BARRETO, Silas Alves da Silveira. O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28307Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio em Nível Superior nas Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A pesquisa buscou entender o processo de ensino nessas instituições federais que têm o curso de nível superior neste instrumento, na atualidade. Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Professor Jean Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tubista e trombonista baixo; Professora Íris Vieira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tubista; Professor Albert Khattar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tubista; e o Professor Fernando Deddos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo este o único eufonista. A fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscou-se identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como verificar os tipos de repertório contemplados. Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e o modo de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical, além de outras questões pedagógicas relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico buscou apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir sobre particularidades quanto às habilidades técnicas necessárias ao eufonista, formado nas referidas instituições. Em adição ao referencial teórico, com o resultado das entrevistas, foi possível conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua atividade docente, elucidando as características metodológicas do que têm sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto do nível superior nas universidades federais brasileiras. Foi possível perceber que existe sintonia entre os propósitos dos professores e alunos, que têm qualidades que permitem a facilitação do ensino e que são flexíveis quanto ao material didático, métodos e/ou repertório utilizado. Dentro dessa flexibilização, foi observado que os materiais didáticos e repertórios não são comuns às quatro universidades, todavia, apenas dois foram apresentados por todos os docentes entrevistados. Foi possível perceber que não há um consenso acerca do repertório utilizado, que ainda não há como definir um repertório tido como standard. Contudo, procuram contemplar todos os períodos com transcrições/adaptações/arranjos, obras originais, peças brasileiras, solos e música de câmara. Os professores estimulam a prática de tocar de ouvido; exploração de novas possibilidades; e edição de partitura. Percebeu-se que a associação ETB tem colaborado com a construção de uma ponte de conhecimento, permitindo diálogo entre professores e alunos. Constatou-se que o que tem sido realizado a respeito da performance e ensino do eufônio no Brasil, embora relevante, ainda tem muito o que avançar.In this research, entitled "Euphonium Teaching at Higher Education Level in the Federal Universities of Brazil", we investigated the characteristics of euphonium teaching, with references to instrumental practice and the teaching of the instrument. The research sought to understand the teaching process in these federal institutions that have the college degree in this instrument, at present. To achieve the general objective and specific objectives, four semistructured interviews were conducted with university professors: Professor Jean Silva of the Federal University of Campina Grande (UFCG), tubist and bass trombonist; Professor Iris Vieira of the Federal University of Paraíba (UFPB), Tubist; Professor Albert Khattar of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), tubist; and Professor Fernando Deddos of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), being the only euphoniumist. In order to know the main methodological characteristics of euphonium teaching and also to analyze the course plans of these universities, we sought to identify the traditional and non-traditional teaching materials in use, as well as to verify the types of repertoire contemplated. An exploratory literature review was also conducted, focusing on performance-related works that portray instrumental practice and how to play an instrument, as well as works related to Musical Education, as well as other pedagogical issues related to musical instruments. In this sense, the theoretical framework sought to present the works that are most related to this research, in order to identify peculiarities related to both the instructor's teacher and the student and to discuss about particularities as to the technical skills needed by the euphonist, graduated in these institutions. In addition to the theoretical framework, with the result of the interviews, it was possible to know the profile of the teachers interviewed and some aspects that shaped their teaching activity, elucidating the methodological characteristics of what has been the teaching of euphonium in the country, especially in the context of higher education. At Brazilian federal universities. It was possible to realize that there is harmony between the purposes of teachers and students, which have qualities that allow the facilitation of teaching and are flexible as to the didactic material, methods and / or repertoire used. Within this flexibility, it was observed that the didactic materials and repertoires are not common to the four universities, however, only two were presented by all teachers interviewed. It was possible to realize that there is no consensus about the repertoire used, that there is no way to define a repertoire taken as standard. However, they seek to contemplate all periods with transcriptions / adaptations / arrangements, original works, Brazilian pieces, solos and chamber music. Teachers encourage the practice of playing by ear; exploration of new possibilities; and score editing. It was noticed that the ETB association has collaborated with the construction of a knowledge bridge, allowing dialogue between teachers and students. It has been found that what has been done about the euphonium performance and teaching in Brazil, although relevant, still has much to advance.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEufônioPerformancePrática instrumentalEnsino de instrumentoO ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEnsinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.txtEnsinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain278484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/2/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.txt6ca27173a4f951354d5ef79322a2bb90MD52THUMBNAILEnsinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.jpgEnsinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/3/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.jpg91cc61ad9e427b96a924030fd36c9811MD53ORIGINALEnsinoeufonionivel_Barreto_2019.pdfapplication/pdf4614582https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/1/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf9cf2b3a1d7f769e45062dfd312728a9eMD51123456789/283072020-01-19 04:51:30.995oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:51:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
title |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
spellingShingle |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil Barreto, Silas Alves da Silveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Eufônio Performance Prática instrumental Ensino de instrumento |
title_short |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
title_full |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
title_fullStr |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
title_full_unstemmed |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
title_sort |
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil |
author |
Barreto, Silas Alves da Silveira |
author_facet |
Barreto, Silas Alves da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Alexandre Magno e Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Silas Alves da Silveira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Fernando Diego Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitosa, Radegundis Aranha Tavares |
contributor_str_mv |
Santos, Fernando Diego Rodrigues dos Feitosa, Radegundis Aranha Tavares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Eufônio Performance Prática instrumental Ensino de instrumento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eufônio Performance Prática instrumental Ensino de instrumento |
description |
Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio em Nível Superior nas Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A pesquisa buscou entender o processo de ensino nessas instituições federais que têm o curso de nível superior neste instrumento, na atualidade. Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Professor Jean Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tubista e trombonista baixo; Professora Íris Vieira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tubista; Professor Albert Khattar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tubista; e o Professor Fernando Deddos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo este o único eufonista. A fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscou-se identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como verificar os tipos de repertório contemplados. Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e o modo de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical, além de outras questões pedagógicas relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico buscou apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir sobre particularidades quanto às habilidades técnicas necessárias ao eufonista, formado nas referidas instituições. Em adição ao referencial teórico, com o resultado das entrevistas, foi possível conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua atividade docente, elucidando as características metodológicas do que têm sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto do nível superior nas universidades federais brasileiras. Foi possível perceber que existe sintonia entre os propósitos dos professores e alunos, que têm qualidades que permitem a facilitação do ensino e que são flexíveis quanto ao material didático, métodos e/ou repertório utilizado. Dentro dessa flexibilização, foi observado que os materiais didáticos e repertórios não são comuns às quatro universidades, todavia, apenas dois foram apresentados por todos os docentes entrevistados. Foi possível perceber que não há um consenso acerca do repertório utilizado, que ainda não há como definir um repertório tido como standard. Contudo, procuram contemplar todos os períodos com transcrições/adaptações/arranjos, obras originais, peças brasileiras, solos e música de câmara. Os professores estimulam a prática de tocar de ouvido; exploração de novas possibilidades; e edição de partitura. Percebeu-se que a associação ETB tem colaborado com a construção de uma ponte de conhecimento, permitindo diálogo entre professores e alunos. Constatou-se que o que tem sido realizado a respeito da performance e ensino do eufônio no Brasil, embora relevante, ainda tem muito o que avançar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-17T21:12:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-17T21:12:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETO, Silas Alves da Silveira. O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28307 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Silas Alves da Silveira. O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/2/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/3/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28307/1/Ensinoeufonionivel_Barreto_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ca27173a4f951354d5ef79322a2bb90 91cc61ad9e427b96a924030fd36c9811 9cf2b3a1d7f769e45062dfd312728a9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832987638857728 |