Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Wecsley Soares de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51247
Resumo: A presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja, podem impactar fortemente seus resultados de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, mensuração de indicadores, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações-problema, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais e desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos, estudos de situações e soluções de problemas de campo, com coleta de dados numéricos através do sistema Consinco (software de gestão de indicadores), que podem, após analisados, direcionar ações de modo a gerar pontos de melhorias na gestão, além do estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes e resultados financeiros.
id UFRN_7717c5d162aac19e92759eb3bba06362
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51247
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Wecsley Soares de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8494534254545907http://lattes.cnpq.br/0037657888703116Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereirahttps://orcid.org/0000-0002-1043-0288http://lattes.cnpq.br/4742833301655917Marques, Eduardo LopesFurukava, MarcianoCabral, Marco Antônio LeandroQueiroz, Jamerson Viegas2023-02-09T21:53:21Z2023-02-09T21:53:21Z2022-11-28COSTA, Wecsley Soares de Souza. Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas. Orientador: Jamerson Viegas Queiroz. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51247A presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja, podem impactar fortemente seus resultados de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, mensuração de indicadores, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações-problema, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais e desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos, estudos de situações e soluções de problemas de campo, com coleta de dados numéricos através do sistema Consinco (software de gestão de indicadores), que podem, após analisados, direcionar ações de modo a gerar pontos de melhorias na gestão, além do estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes e resultados financeiros.This dissertation deals with store management as a competitive differential within retail organizations, especially supermarkets. Several bottlenecks, whether in management and/or operation within a store, can strongly impact your sales results, losses, stockouts, and, above all, the customer's shopping experience. This work aims to present a replicable model of management processes within a retail supermarket store. Thus, themes related to management, measurement of indicators, planning and routine of processes are taken as a reference, aimed at the development of strategies that mitigate problem situations, dealing with the set of methods and work standards of managerial activities and developing a model to be effectively implemented, with the standardization and documentation of processes in each sector. The study will take place through the development of two stages: the first, exploratory, which dealt with the revision of the theoretical framework and construction of the analysis model; and the second, of a conclusive nature, which was carried out by carrying out a survey of indicators such as sales and losses of the store and its categories. The methodology adopted is based on bibliographical studies, situation studies and solutions to field problems, with the collection of numerical data through the Consinco system (indicator management software), which, after being analyzed, can direct actions in order to generate points of improvement in the management, in addition to the case study with a deeper understanding of the processes defined as priorities. Finally, it is expected at the end of this research an improvement in the management of the store manager and the managers of each sector, bringing return to the company, in process improvements, customer satisfaction and financial results.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::OUTROS::CIENCIASPlanejamento estratégicoSupermercados varejistasFramework de processosGestão de processosIndicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIndicadoresbasegestao_Costa_2022.pdfapplication/pdf2337495https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51247/1/Indicadoresbasegestao_Costa_2022.pdfae104cf003a7ac3fb3b4512536cf6a42MD51123456789/512472023-02-09 18:54:05.29oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-09T21:54:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
title Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
spellingShingle Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
Costa, Wecsley Soares de Souza
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Planejamento estratégico
Supermercados varejistas
Framework de processos
Gestão de processos
title_short Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
title_full Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
title_fullStr Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
title_full_unstemmed Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
title_sort Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
author Costa, Wecsley Soares de Souza
author_facet Costa, Wecsley Soares de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8494534254545907
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0037657888703116
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Eduardo Lopes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Furukava, Marciano
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cabral, Marco Antônio Leandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Wecsley Soares de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1043-0288
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4742833301655917
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Jamerson Viegas
contributor_str_mv Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Planejamento estratégico
Supermercados varejistas
Framework de processos
Gestão de processos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Supermercados varejistas
Framework de processos
Gestão de processos
description A presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja, podem impactar fortemente seus resultados de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, mensuração de indicadores, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações-problema, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais e desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos, estudos de situações e soluções de problemas de campo, com coleta de dados numéricos através do sistema Consinco (software de gestão de indicadores), que podem, após analisados, direcionar ações de modo a gerar pontos de melhorias na gestão, além do estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes e resultados financeiros.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-09T21:53:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-09T21:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Wecsley Soares de Souza. Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas. Orientador: Jamerson Viegas Queiroz. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51247
identifier_str_mv COSTA, Wecsley Soares de Souza. Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas. Orientador: Jamerson Viegas Queiroz. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51247/1/Indicadoresbasegestao_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae104cf003a7ac3fb3b4512536cf6a42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832716407898112