Síndrome Burnout: um estudo comparativo entre uma escola pública e uma escola privada de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caio Gracco Abrantes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35129
Resumo: O objetivo deste estudo é descobrir junto aos educadores e professores de uma escola pública do município de Natal - Rio Grande do Norte, a existência e os níveis da Síndrome de Burnout comparando seus resultados aos professores de uma escola da rede particular de ensino do mesmo município. A categoria docente está muito exposta a situações estressantes repercutindo em sua saúde física e mental e são esses fatores que se relacionados diretamente com a prática profissional acarreta no aparecimento da Síndrome de Burnout. A natureza desta pesquisa é descritiva, comparativo e transversal aplicada com abordagem quantitativa com seleção da amostra por técnica aleatória simples. O estudo foi composto pela aplicação do inventário de Burnout de Maslach e pela aplicação de uma pesquisa sociodemográfica e profissional onde foram entrevistados 25 professores. Notou-se que as variáveis profissionais tinham relação direta com o aparecimento da síndrome nos professores e que algumas variáveis demográficas agiam de forma a dar suporte ao surgimento dessa síndrome. Obteve-se o resultado de que 93% do quadro docente da escola pública apresentava fase inicial ou já havia tinha um quadro instalado da síndrome de Burnout enquanto 92% dos professores da escola particular apresentavam apenas a propensão a evoluir essa síndrome enquanto apenas 8% se apresentava na fase inicial da mesma.
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