A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
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A Síndrome de Burnout em professores de OdontologiaSíndrome de BurnoutEstresseDocentes de OdontologiaProfessores de OdontologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.Introdução: Classificada pelos estudiosos do comportamento humano como um problema social relevante, a Síndrome de Burnout (SB) é consequência resultante aos inúmeros fatores que ocasionam estresse no trabalho. Objetivo: Estimar a prevalência da SB entre os professores do departamento de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Materiais e métodos: 51 professores responderam a pesquisa no final do semestre. O instrumento de coleta de dados foi um questio-nário sobre dados pessoais, socioeconômicos, perfil do professor e o Inventário de Burnout Maslach – Educator Survey (MBI-ES), na sua versão para língua portuguesa. Os dados foram organizados e apurados para todas as variáveis de estudo com o auxílio do programa Excel 2016 (Microsoft Office 2016, Microsoft). Como ponto de corte para determinação da Exaustão e Descrença, utilizou-se o percentil 66 (P66) e para Eficácia Profissional o percentil 33 (P33) conforme proposta de Maslach e Jackson (1986). Para realizar a análise da influência das vari-áveis relacionadas ao perfil do professor nas dimensões da escala do Burnout, utilizou-se de testes Análise de Variância (ANOVA). Resul-tados: Os resultados encontrados neste trabalho mostraram que 6,4% da amostra apresentaram níveis elevados de Exaustão Emocional (EE) e Despersonalização (DP) e baixos níveis de Realização Pessoal (PA), sendo assim, afetados pela SB. Além disso, 10,6% apresentaram níveis elevados de EE e baixos níveis de PA, enquanto 4,3% indicaram altos níveis de EE e DP. Ademais, outros 42,5% de professores apresentaram níveis críticos em uma dimensão: 10,6% em EE, 29,8% em PA e 2,1% em DP. Verificou-se correlação positiva entre as dimensões EE e DP (p <0,01), correlação negativa entre EE e PA (p <0,05) e correlação negativa entre PA e DP (p <0,01). Conclusão: A prevalência de SB foi de 6,4% dos professores pesquisados. Palavras-chave: Síndrome de Burnout; Estresse; Docentes de Odonto-logia; Professores de Odontologia.Introduction: Classified by the scholars of human behavior as a rele-vant social problem, Burnout Syndrome (BS) is a consequence of a numerous factors that cause work stress. Objective: The aim of this study was to estimate the prevalence of Burnout Syndrome among pro-fessors of the dentistry department of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Materials and methods: Fifty-one professors an-swered the questions at the end of the semester. The instrument for data collection was a questionnaire about personal, socioeconomic, professor profile, and Maslach-Educator Survey Inventory (MBI-ES), in its Por-tuguese language version. The statistical data were organized and veri-fied for all study variables with the help of the Excel 2016 program (Microsoft Office 2016, Microsoft). As a cutoff point for Exhaustion and Disbelief determination, the 66th percentile (P66) was used. As for the Professional Efficacy, the 33rd percentile (P33) was used, as pro-posed by Maslach and Jackson (1986). In order to analyze the influence of the variables related to the professor profile in the dimensions of the Burnout scale, the Variance Analysi s (ANOVA) tests was used. Re-sults: The results showed that 6.4% of the sample presented high levels of Emotional Exhaustion (EE) and Depersonalization (DP), and low levels of Personal Accomplishment (PA), thus, being affected by BS. In addition, 10.6% presented high levels of EE and low levels of PA, while 4.3% indicated high levels of EE and DP. Also, another 42,5% of professors presented critical levels in one dimension: 10.6% in EE, 29.8% in PA and 2.1% in DP. A positive correlation between EE and SD (p <0.01), negative correlation between EE and PA (p <0.05), and negative correlation between PA and PD (p <0.01). Conclusion: The prevalence of SB in this sample was 6.4%. Keywords: Burnout Syndrome; Stress; Professors of Dentistry.Florianópolis, SCRibeiro, Dayane MachadoFreitas, Maynara Schlickmann deUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Kahuana Gabriella Cadore2018-11-07T23:47:19Z2018-11-07T23:47:19Z2018-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T23:47:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191155Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-07T23:47:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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