A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Kahuana Gabriella Cadore
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
id UFSC_5eff440bcddf1ce14fe68f7980a616a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191155
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Síndrome de Burnout em professores de OdontologiaSíndrome de BurnoutEstresseDocentes de OdontologiaProfessores de OdontologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.Introdução: Classificada pelos estudiosos do comportamento humano como um problema social relevante, a Síndrome de Burnout (SB) é consequência resultante aos inúmeros fatores que ocasionam estresse no trabalho. Objetivo: Estimar a prevalência da SB entre os professores do departamento de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Materiais e métodos: 51 professores responderam a pesquisa no final do semestre. O instrumento de coleta de dados foi um questio-nário sobre dados pessoais, socioeconômicos, perfil do professor e o Inventário de Burnout Maslach – Educator Survey (MBI-ES), na sua versão para língua portuguesa. Os dados foram organizados e apurados para todas as variáveis de estudo com o auxílio do programa Excel 2016 (Microsoft Office 2016, Microsoft). Como ponto de corte para determinação da Exaustão e Descrença, utilizou-se o percentil 66 (P66) e para Eficácia Profissional o percentil 33 (P33) conforme proposta de Maslach e Jackson (1986). Para realizar a análise da influência das vari-áveis relacionadas ao perfil do professor nas dimensões da escala do Burnout, utilizou-se de testes Análise de Variância (ANOVA). Resul-tados: Os resultados encontrados neste trabalho mostraram que 6,4% da amostra apresentaram níveis elevados de Exaustão Emocional (EE) e Despersonalização (DP) e baixos níveis de Realização Pessoal (PA), sendo assim, afetados pela SB. Além disso, 10,6% apresentaram níveis elevados de EE e baixos níveis de PA, enquanto 4,3% indicaram altos níveis de EE e DP. Ademais, outros 42,5% de professores apresentaram níveis críticos em uma dimensão: 10,6% em EE, 29,8% em PA e 2,1% em DP. Verificou-se correlação positiva entre as dimensões EE e DP (p <0,01), correlação negativa entre EE e PA (p <0,05) e correlação negativa entre PA e DP (p <0,01). Conclusão: A prevalência de SB foi de 6,4% dos professores pesquisados. Palavras-chave: Síndrome de Burnout; Estresse; Docentes de Odonto-logia; Professores de Odontologia.Introduction: Classified by the scholars of human behavior as a rele-vant social problem, Burnout Syndrome (BS) is a consequence of a numerous factors that cause work stress. Objective: The aim of this study was to estimate the prevalence of Burnout Syndrome among pro-fessors of the dentistry department of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Materials and methods: Fifty-one professors an-swered the questions at the end of the semester. The instrument for data collection was a questionnaire about personal, socioeconomic, professor profile, and Maslach-Educator Survey Inventory (MBI-ES), in its Por-tuguese language version. The statistical data were organized and veri-fied for all study variables with the help of the Excel 2016 program (Microsoft Office 2016, Microsoft). As a cutoff point for Exhaustion and Disbelief determination, the 66th percentile (P66) was used. As for the Professional Efficacy, the 33rd percentile (P33) was used, as pro-posed by Maslach and Jackson (1986). In order to analyze the influence of the variables related to the professor profile in the dimensions of the Burnout scale, the Variance Analysi s (ANOVA) tests was used. Re-sults: The results showed that 6.4% of the sample presented high levels of Emotional Exhaustion (EE) and Depersonalization (DP), and low levels of Personal Accomplishment (PA), thus, being affected by BS. In addition, 10.6% presented high levels of EE and low levels of PA, while 4.3% indicated high levels of EE and DP. Also, another 42,5% of professors presented critical levels in one dimension: 10.6% in EE, 29.8% in PA and 2.1% in DP. A positive correlation between EE and SD (p <0.01), negative correlation between EE and PA (p <0.05), and negative correlation between PA and PD (p <0.01). Conclusion: The prevalence of SB in this sample was 6.4%. Keywords: Burnout Syndrome; Stress; Professors of Dentistry.Florianópolis, SCRibeiro, Dayane MachadoFreitas, Maynara Schlickmann deUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Kahuana Gabriella Cadore2018-11-07T23:47:19Z2018-11-07T23:47:19Z2018-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T23:47:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191155Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-07T23:47:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
title A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
spellingShingle A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
Soares, Kahuana Gabriella Cadore
Síndrome de Burnout
Estresse
Docentes de Odontologia
Professores de Odontologia
title_short A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
title_full A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
title_fullStr A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
title_full_unstemmed A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
title_sort A Síndrome de Burnout em professores de Odontologia
author Soares, Kahuana Gabriella Cadore
author_facet Soares, Kahuana Gabriella Cadore
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Dayane Machado
Freitas, Maynara Schlickmann de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Kahuana Gabriella Cadore
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Estresse
Docentes de Odontologia
Professores de Odontologia
topic Síndrome de Burnout
Estresse
Docentes de Odontologia
Professores de Odontologia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07T23:47:19Z
2018-11-07T23:47:19Z
2018-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651997274963968