Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Kleber Dessoles
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20085
Resumo: Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.
id UFRN_79819067cf58665ea98c257d1ffd4d32
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20085
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Marques, Kleber Dessoleshttp://lattes.cnpq.br/8491887693791033http://lattes.cnpq.br/6872751996178006Presgrave, Fábio Sorenhttp://lattes.cnpq.br/0527049289531555Victorio, Roberto Pintohttp://lattes.cnpq.br/7996480830802741Cesetti, Durval da Nóbrega2016-03-19T00:12:57Z2016-03-19T00:12:57Z2015-02-27MARQUES, Kleber Dessoles. Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20085Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.This dissertation deals with the use of extended techniques for the saxophone in the piece Minus (for solo saxophone in Bb), composed through a composer-performer collaboration between Agamenon de Morais and the saxophonist Kleber Dessoles. The text is organized in the following manner: the first part brings the historical background of the concert music written for the saxophone since the beginning of the 20th-century, exploring the use of extended tehcniques and the main characters and historical facts of this period, with data obtained through a literature review; the second part deals with the issue of the composer-performer collaboration, since cases documented in the 18th and 19th centuries until nowadays, exploring in which different ways collaborations may happen and the motivations behind them; the third and final part is about the specific work, followed by a detailed description of the collaboration between the composer and the interpreter, as well as detailed explanations about the extended techniques present in the work (multiphonics and flatterzunge), through bibliographic and documental research, as well as descriptions of the meetings between composer and interpreter. At the end of the collaborative process, one may say that the final result was created from a sum of the composer's knowledge with the interpreter's, almost as if the composition had double authorship. The document describing this process may help composers and interpreters in composing for the saxophone, as well as guide future collaborative experiences.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICASaxofoneColaboração compositor-interpreteTécnicas estendidasTécnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérpreteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKleberDessolesMarques_DISSERT.pdfKleberDessolesMarques_DISSERT.pdfapplication/pdf2852414https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/1/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf3dfb37177b80dceb1539929f80d8a332MD51TEXTKleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.txtKleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain77358https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/6/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.txtf08475625040f9874c81b7a05c9dbd6dMD56THUMBNAILKleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.jpgKleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/7/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.jpg6975f34b4e312af859918f6ec8d222cfMD57123456789/200852017-11-04 11:41:25.69oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20085Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T14:41:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
title Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
spellingShingle Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
Marques, Kleber Dessoles
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Saxofone
Colaboração compositor-interprete
Técnicas estendidas
title_short Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
title_full Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
title_fullStr Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
title_full_unstemmed Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
title_sort Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
author Marques, Kleber Dessoles
author_facet Marques, Kleber Dessoles
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8491887693791033
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6872751996178006
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Presgrave, Fábio Soren
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0527049289531555
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Victorio, Roberto Pinto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7996480830802741
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Kleber Dessoles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesetti, Durval da Nóbrega
contributor_str_mv Cesetti, Durval da Nóbrega
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Saxofone
Colaboração compositor-interprete
Técnicas estendidas
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Colaboração compositor-interprete
Técnicas estendidas
description Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T00:12:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-19T00:12:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Kleber Dessoles. Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20085
identifier_str_mv MARQUES, Kleber Dessoles. Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/1/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/6/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20085/7/KleberDessolesMarques_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dfb37177b80dceb1539929f80d8a332
f08475625040f9874c81b7a05c9dbd6d
6975f34b4e312af859918f6ec8d222cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117674883350528