Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387 |
Resumo: | A atual sociedade formada por consumidores não passivos na comunicação, leva ao marketing o desafio de persuadir em um cenário de adversidade. Então, as empresas se utilizam do posicionamento de marca como estratégia para uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No contexto da pandemia do Covid-19, marcas ganham visibilidade através de um posicionamento discursivo, sendo uma delas Magazine Luiza. O presente estudo busca entender o sentido pretendido pela marca quando discursa sobre determinados temas no contexto da pandemia. Se propõe analisar os efeitos de sentido presente em três formações discursivas. Faz-se uma análise a partir de uma amostra de enunciados de autoria da marca no período de 2020-2021. Para analisar o posicionamento discursivo da marca Magazine Luíza no contexto da pandemia do coronavírus no ano de 2020, entre tantas opções, no campo da Comunicação, opta-se pelo apoio dos pressupostos teóricos da Comunicação de Marketing presentes em autores como Consolo (2015) e Ramos(2021). Por sua vez, no campo teórico da Linguística Aplicada recorre-se aos estudos da Análise de Discurso a partir de autores como Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) e Orlandi (1996). |
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Lima, Dayse Nascimento deBeserra, Josenildo SoaresCarratore, Roberto DelCosta, José Zilmar Alves da2021-09-14T00:19:35Z2021-09-14T00:19:35Z2021-08-25LIMA, Dayse Nascimento de. Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Coronavírus. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387A atual sociedade formada por consumidores não passivos na comunicação, leva ao marketing o desafio de persuadir em um cenário de adversidade. Então, as empresas se utilizam do posicionamento de marca como estratégia para uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No contexto da pandemia do Covid-19, marcas ganham visibilidade através de um posicionamento discursivo, sendo uma delas Magazine Luiza. O presente estudo busca entender o sentido pretendido pela marca quando discursa sobre determinados temas no contexto da pandemia. Se propõe analisar os efeitos de sentido presente em três formações discursivas. Faz-se uma análise a partir de uma amostra de enunciados de autoria da marca no período de 2020-2021. Para analisar o posicionamento discursivo da marca Magazine Luíza no contexto da pandemia do coronavírus no ano de 2020, entre tantas opções, no campo da Comunicação, opta-se pelo apoio dos pressupostos teóricos da Comunicação de Marketing presentes em autores como Consolo (2015) e Ramos(2021). Por sua vez, no campo teórico da Linguística Aplicada recorre-se aos estudos da Análise de Discurso a partir de autores como Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) e Orlandi (1996).The current society formed by consumers who are not passive in communication, leads to marketing the challenge of persuading in a scenario of adversity. So, companies use brand positioning as a strategy for a competitive advantage over their competitors. In the context of the Covid-19 pandemic, brands gain visibility through a discursive positioning, one of them being Magazine Luiza. This study seeks to understand the meaning intended by the brand when it discusses certain topics in the context of the pandemic. It proposes to analyze the effects of meaning present in three discursive formations. An analysis is made from a sample of statements authored by the brand in the period 2020-2021. To analyze the discursive positioning of the Magazine Luíza brand in the context of the coronavirus pandemic in 2020, among so many options, in the field of Communication, we choose to support the theoretical assumptions of Marketing Communication present in authors such as Consolo (2015) and Branches (2021). In turn, in the theoretical field of Applied Linguistics, studies of Discourse Analysis are used from authors such as Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) and Orlandi (1996).Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPosicionamento de Marca. Posicionamento Discursivo. Análise do Discurso. Pandemia do coronavirus. Estratégia de Comunicação.Brand Positioning. Discursive Positioning. Speech analysis. Coronavirus pandemic. Communication strategy.Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19Brand Positioning: analysis of Magazine Luiza's Discourse in the Context of the Covid-19 Pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfPosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfapplication/pdf6520046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/4/PosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfe114bbb6eb598de229cc9d45fde03f7dMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/333872021-09-28 16:16:21.113oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33387Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T19:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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