Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dayse Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387
Resumo: A atual sociedade formada por consumidores não passivos na comunicação, leva ao marketing o desafio de persuadir em um cenário de adversidade. Então, as empresas se utilizam do posicionamento de marca como estratégia para uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No contexto da pandemia do Covid-19, marcas ganham visibilidade através de um posicionamento discursivo, sendo uma delas Magazine Luiza. O presente estudo busca entender o sentido pretendido pela marca quando discursa sobre determinados temas no contexto da pandemia. Se propõe analisar os efeitos de sentido presente em três formações discursivas. Faz-se uma análise a partir de uma amostra de enunciados de autoria da marca no período de 2020-2021. Para analisar o posicionamento discursivo da marca Magazine Luíza no contexto da pandemia do coronavírus no ano de 2020, entre tantas opções, no campo da Comunicação, opta-se pelo apoio dos pressupostos teóricos da Comunicação de Marketing presentes em autores como Consolo (2015) e Ramos(2021). Por sua vez, no campo teórico da Linguística Aplicada recorre-se aos estudos da Análise de Discurso a partir de autores como Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) e Orlandi (1996).
id UFRN_7985fda120cd6b0aafb60071820dc557
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33387
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Dayse Nascimento deBeserra, Josenildo SoaresCarratore, Roberto DelCosta, José Zilmar Alves da2021-09-14T00:19:35Z2021-09-14T00:19:35Z2021-08-25LIMA, Dayse Nascimento de. Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Coronavírus. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387A atual sociedade formada por consumidores não passivos na comunicação, leva ao marketing o desafio de persuadir em um cenário de adversidade. Então, as empresas se utilizam do posicionamento de marca como estratégia para uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No contexto da pandemia do Covid-19, marcas ganham visibilidade através de um posicionamento discursivo, sendo uma delas Magazine Luiza. O presente estudo busca entender o sentido pretendido pela marca quando discursa sobre determinados temas no contexto da pandemia. Se propõe analisar os efeitos de sentido presente em três formações discursivas. Faz-se uma análise a partir de uma amostra de enunciados de autoria da marca no período de 2020-2021. Para analisar o posicionamento discursivo da marca Magazine Luíza no contexto da pandemia do coronavírus no ano de 2020, entre tantas opções, no campo da Comunicação, opta-se pelo apoio dos pressupostos teóricos da Comunicação de Marketing presentes em autores como Consolo (2015) e Ramos(2021). Por sua vez, no campo teórico da Linguística Aplicada recorre-se aos estudos da Análise de Discurso a partir de autores como Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) e Orlandi (1996).The current society formed by consumers who are not passive in communication, leads to marketing the challenge of persuading in a scenario of adversity. So, companies use brand positioning as a strategy for a competitive advantage over their competitors. In the context of the Covid-19 pandemic, brands gain visibility through a discursive positioning, one of them being Magazine Luiza. This study seeks to understand the meaning intended by the brand when it discusses certain topics in the context of the pandemic. It proposes to analyze the effects of meaning present in three discursive formations. An analysis is made from a sample of statements authored by the brand in the period 2020-2021. To analyze the discursive positioning of the Magazine Luíza brand in the context of the coronavirus pandemic in 2020, among so many options, in the field of Communication, we choose to support the theoretical assumptions of Marketing Communication present in authors such as Consolo (2015) and Branches (2021). In turn, in the theoretical field of Applied Linguistics, studies of Discourse Analysis are used from authors such as Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) and Orlandi (1996).Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPosicionamento de Marca. Posicionamento Discursivo. Análise do Discurso. Pandemia do coronavirus. Estratégia de Comunicação.Brand Positioning. Discursive Positioning. Speech analysis. Coronavirus pandemic. Communication strategy.Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19Brand Positioning: analysis of Magazine Luiza's Discourse in the Context of the Covid-19 Pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfPosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfapplication/pdf6520046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/4/PosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdfe114bbb6eb598de229cc9d45fde03f7dMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/333872021-09-28 16:16:21.113oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T19:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Brand Positioning: analysis of Magazine Luiza's Discourse in the Context of the Covid-19 Pandemic
title Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
spellingShingle Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
Lima, Dayse Nascimento de
Posicionamento de Marca. Posicionamento Discursivo. Análise do Discurso. Pandemia do coronavirus. Estratégia de Comunicação.
Brand Positioning. Discursive Positioning. Speech analysis. Coronavirus pandemic. Communication strategy.
title_short Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
title_full Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
title_fullStr Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
title_sort Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Covid-19
author Lima, Dayse Nascimento de
author_facet Lima, Dayse Nascimento de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Beserra, Josenildo Soares
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carratore, Roberto Del
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dayse Nascimento de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
contributor_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento de Marca. Posicionamento Discursivo. Análise do Discurso. Pandemia do coronavirus. Estratégia de Comunicação.
Brand Positioning. Discursive Positioning. Speech analysis. Coronavirus pandemic. Communication strategy.
topic Posicionamento de Marca. Posicionamento Discursivo. Análise do Discurso. Pandemia do coronavirus. Estratégia de Comunicação.
Brand Positioning. Discursive Positioning. Speech analysis. Coronavirus pandemic. Communication strategy.
description A atual sociedade formada por consumidores não passivos na comunicação, leva ao marketing o desafio de persuadir em um cenário de adversidade. Então, as empresas se utilizam do posicionamento de marca como estratégia para uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No contexto da pandemia do Covid-19, marcas ganham visibilidade através de um posicionamento discursivo, sendo uma delas Magazine Luiza. O presente estudo busca entender o sentido pretendido pela marca quando discursa sobre determinados temas no contexto da pandemia. Se propõe analisar os efeitos de sentido presente em três formações discursivas. Faz-se uma análise a partir de uma amostra de enunciados de autoria da marca no período de 2020-2021. Para analisar o posicionamento discursivo da marca Magazine Luíza no contexto da pandemia do coronavírus no ano de 2020, entre tantas opções, no campo da Comunicação, opta-se pelo apoio dos pressupostos teóricos da Comunicação de Marketing presentes em autores como Consolo (2015) e Ramos(2021). Por sua vez, no campo teórico da Linguística Aplicada recorre-se aos estudos da Análise de Discurso a partir de autores como Maingueneau (2002), Charaudeau (2006) e Orlandi (1996).
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T00:19:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-14T00:19:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Dayse Nascimento de. Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Coronavírus. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387
identifier_str_mv LIMA, Dayse Nascimento de. Posicionamento de marca: análise do discurso do Magazine Luiza no contexto da pandemia do Coronavírus. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/4/PosicionamentoMarcaAnalise_Lima_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/5/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33387/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e114bbb6eb598de229cc9d45fde03f7d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117545118924800