Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21105 |
Resumo: | O estudo apresenta uma proposta que gira em torno da compreensão dos possíveis valores do e no turismo como uma prática concebida em um ser-aí no e com o mundo do e no turismo. Ao considerarmos que o valor é objeto da Axiologia, é visto, com isto, como o preditor da conduta do ente humano, refletindo esses valores mesmos no fenômeno. O objetivo foi compreender quais valores axiológicos seus praticantes escolhem para a prática do turismo e os elos sentimentais aos valores identificados. De natureza exploratória e abordagem fenomenológica hermenêutica, no intuito de compreender o modo-de-ser valorativo do ser-aí no turismo, dez entrevistas episódicas foram realizadas adotando a conduta simpatizante para captação dos sentimentos intencionais de Max Schele e analisadas à luz da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Com uma série de narrativas, perguntas-chave e outras perguntas durante o encontro social com cada ser-aí entrevistado, proporcionaram a triangulação e confiabilidade dos resultados obtidos. O desvelamento dos valores se deu a partir da situação hermenêutica do ser-aí do turismo, constituída pela posição-prévia, visão-prévia e concepção-prévia. Os resultados mostraram que, em duas grandes categorias que emergiram: Aprendizado no e com Turismo e Vivências no Turismo, os valores positivos: histórico-cultural, autoconhecimento, gastronomia, memória, solidariedade, paz, hospitalidade, intercâmbio sociocultural e receptividade, sobressaem aos valores negativos: falta de hospitalidade, comercialização e consumo de produtos, serviços e souvenires e desrespeito pela diversidade sociocultural. Em relação aos sentimentos intencionais que se direcionam aos valores positivos, foram identificados: amor, felicidade, prazer, respeito e confiança, ao passo que os sentimentos negativos são vivenciados de maneira a transformá-los em experiências de aprendizado para si e para sua circunvisão de mundo em sua cotidianidade. O estudo também mostrou que, com um olhar fenomenológico, é possível o acesso à totalidade das experiências valorativas e valores, sem julgá-los de forma arbitrária, ou a partir de conceitos ou teorias, indo “às coisas mesmas” que, pelo imbricamento das categorias, disposições e sentimentos intencionais, formam a totalidade mesma das vivências valorativas, sendo possível acessá-las através da ontologia fundamental e originária do ser-aí turístico. |
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Ao considerarmos que o valor é objeto da Axiologia, é visto, com isto, como o preditor da conduta do ente humano, refletindo esses valores mesmos no fenômeno. O objetivo foi compreender quais valores axiológicos seus praticantes escolhem para a prática do turismo e os elos sentimentais aos valores identificados. De natureza exploratória e abordagem fenomenológica hermenêutica, no intuito de compreender o modo-de-ser valorativo do ser-aí no turismo, dez entrevistas episódicas foram realizadas adotando a conduta simpatizante para captação dos sentimentos intencionais de Max Schele e analisadas à luz da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Com uma série de narrativas, perguntas-chave e outras perguntas durante o encontro social com cada ser-aí entrevistado, proporcionaram a triangulação e confiabilidade dos resultados obtidos. O desvelamento dos valores se deu a partir da situação hermenêutica do ser-aí do turismo, constituída pela posição-prévia, visão-prévia e concepção-prévia. Os resultados mostraram que, em duas grandes categorias que emergiram: Aprendizado no e com Turismo e Vivências no Turismo, os valores positivos: histórico-cultural, autoconhecimento, gastronomia, memória, solidariedade, paz, hospitalidade, intercâmbio sociocultural e receptividade, sobressaem aos valores negativos: falta de hospitalidade, comercialização e consumo de produtos, serviços e souvenires e desrespeito pela diversidade sociocultural. Em relação aos sentimentos intencionais que se direcionam aos valores positivos, foram identificados: amor, felicidade, prazer, respeito e confiança, ao passo que os sentimentos negativos são vivenciados de maneira a transformá-los em experiências de aprendizado para si e para sua circunvisão de mundo em sua cotidianidade. O estudo também mostrou que, com um olhar fenomenológico, é possível o acesso à totalidade das experiências valorativas e valores, sem julgá-los de forma arbitrária, ou a partir de conceitos ou teorias, indo “às coisas mesmas” que, pelo imbricamento das categorias, disposições e sentimentos intencionais, formam a totalidade mesma das vivências valorativas, sendo possível acessá-las através da ontologia fundamental e originária do ser-aí turístico.The study presents the possibility of interpretation of axiological values of tourism as a practice conceived on a human being or Dasein as being-in-the-world of tourism. The value, as an object of Axiology, was considered the predictor of the human being conduct in the phenomenon reflecting this same value in tourism. The aim was to comprehend and interpret through the way of being of Dasein in tourism, which axiological values are chosen to the practice of tourism and the intentional feelings directed to these values. A phenomenological hermeneutics research with exploratory characteristics was accomplished in order to survey the values. Ten episodic interviews were conducted from the hermeneutic situation - constituted by fore-having, fore-sight and fore-conception of each Dasein interviewed, by adopting a sympathetic conduct and sympathy of Max Scheler and the use of emotional intuition to capture the intentional feelings, interpreted afterwards by the analysis of a Martin Heidegger's phenomenology in Being and Time. The results showed that, even without categorisation, the totality of the living experiences, the way of being of positive values outnumber the negatives ones in the existence of each Dasein, leading them to the Learning, which are comprising: experiences to provide self-knowledge, historical-cultural values, and memory as part of the learning experiences, hospitality as a way of openness and socio-cultural exchange, solidarity and peace. Intentional feelings directed at the values for the choice for practicing tourism were: love, happiness, pleasure, respect and trust. Four evidences were found concerning the use of sentimental perspective and intentional feeling of Scheler and regarding the logic of the heart of Pascal used by this author. The sociocultural interrelationships and exchanges form the basis for developing tourism as phenomenon. Therefore the character being-with or Mitsein is prevalent in tourism activities. Despite the learning was the purpose of the experiences, the ultimate goal was the improvement and personal enrichment of Dasein´s humanity development. The study also showed the hermeneutic phenomenological seeing opens the access of the living experiences of values, without making arbitrarily judgment and achieve "to the thing themselves", which, by the overlapping of categories, dispositions and intentional feelings, form the evaluative experiences and are possible to access through the fundamental ontology of Heidegger. The study contributes to broaden the vision concerning to the totality of tourism and the practitioners Dasein of it. As possibilities for deepening studies, was pointed out: the total person of Scheler; the care or Sorge as a form of love in Heidegger; happiness and pleasure in the practice of tourism and human flourishing or eudaimonia.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoValores axiológicosAxiologiaFenomenologiaFenomenologia hermenêuticaQuestionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIvanaGuedes_DISSERT.pdfIvanaGuedes_DISSERT.pdfapplication/pdf1581033https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/1/IvanaGuedes_DISSERT.pdf5d58222f3f4547ed55adbd66a0ecc1b0MD51TEXTIvanaGuedes_DISSERT.pdf.txtIvanaGuedes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain391635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/6/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.txt4498ed507c62f89f0900b9a3e21cb527MD56THUMBNAILIvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpgIvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2531https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/7/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpg5ed0cde8233cefe3ebb28e903384cccfMD57123456789/211052017-11-04 09:39:25.162oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T12:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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