O (não) lugar da educação física na escola de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mackson Luiz Fernandes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25453
Resumo: As inquietações com relação à escola de tempo integral surgem ao deparar-se com a realidade de um sistema educacional que visualiza a ampliação do tempo escolar como uma possibilidade de melhor assistência educacional para as crianças, adolescentes e jovens do Brasil. Porém nos deparamos com a realidade de um modelo de escola com dificuldade de materializar e efetivar práticas pedagógicas. Para pensar a escola de tempo integral não se pode olhar de maneira fragmentada, mas considerar todas as referências que a constitui, articulando o fazer pedagógica ao currículo e ao projeto pedagógico da escola, servindo de orientação para todos as práticas no espaço escolar, entre elas a Educação Física. , Partindo desse contexto, Esta pesquisa defende a seguinte tese: a Educação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil por perspectivas unirreferenciais, mas para o atual contexto educacional se faz necessário um olhar multirreferencial para organizar sua prática pedagógica. A escolha da multirreferencialidade como base teórica se dá devido à necessidade de um olhar múltiplo na atual sociedade globalizada em que está constantemente implicada. Diante dessa realidade, a multirreferencialidade se apresenta como uma perspectiva viável para fundamentar a análise em torno dos fenômenos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, sendo caracterizado como de caso único incorporado. A Educação Física na escola de tempo integral no Brasil foi o fenômeno definido como caso; como unidades de análise foram definidas as experiências das escolas Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro (CECR), o Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) como referências na história de escola de tempo integral no país, e o Colégio Marie Jost como experiência mais atual de escola de tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN). Utilizamos como fonte de evidência a bibliografia para um levantamento histórico das duas primeiras experiências e observação direta, e a entrevista, realizada junto a dois professores de Educação Física, para a descrição da terceira. Diante do discutido e investigado nesta pesquisa, identificamos que aEducação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil, todavia com as mudanças sociais de um mundo globalizado, foi requerendo a apropriação de novas referências. O lugar da Educação Física na escola de tempo integral parte do reconhecimento da escola como um espaço dinamizado por seres corporais que se utilizam da corporeidade como linguagem, estando comprometida com uma prática pedagógica de referências diversas que compreenda o corpo em sua totalidade. Acreditamos que os princípios teóricos da multirreferencialidade pode sustentar a prática pedagógica da Educação Física, legitimando sua presença na escola de tempo integral.
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Para pensar a escola de tempo integral não se pode olhar de maneira fragmentada, mas considerar todas as referências que a constitui, articulando o fazer pedagógica ao currículo e ao projeto pedagógico da escola, servindo de orientação para todos as práticas no espaço escolar, entre elas a Educação Física. , Partindo desse contexto, Esta pesquisa defende a seguinte tese: a Educação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil por perspectivas unirreferenciais, mas para o atual contexto educacional se faz necessário um olhar multirreferencial para organizar sua prática pedagógica. A escolha da multirreferencialidade como base teórica se dá devido à necessidade de um olhar múltiplo na atual sociedade globalizada em que está constantemente implicada. Diante dessa realidade, a multirreferencialidade se apresenta como uma perspectiva viável para fundamentar a análise em torno dos fenômenos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, sendo caracterizado como de caso único incorporado. A Educação Física na escola de tempo integral no Brasil foi o fenômeno definido como caso; como unidades de análise foram definidas as experiências das escolas Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro (CECR), o Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) como referências na história de escola de tempo integral no país, e o Colégio Marie Jost como experiência mais atual de escola de tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN). Utilizamos como fonte de evidência a bibliografia para um levantamento histórico das duas primeiras experiências e observação direta, e a entrevista, realizada junto a dois professores de Educação Física, para a descrição da terceira. Diante do discutido e investigado nesta pesquisa, identificamos que aEducação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil, todavia com as mudanças sociais de um mundo globalizado, foi requerendo a apropriação de novas referências. O lugar da Educação Física na escola de tempo integral parte do reconhecimento da escola como um espaço dinamizado por seres corporais que se utilizam da corporeidade como linguagem, estando comprometida com uma prática pedagógica de referências diversas que compreenda o corpo em sua totalidade. Acreditamos que os princípios teóricos da multirreferencialidade pode sustentar a prática pedagógica da Educação Física, legitimando sua presença na escola de tempo integral.Concerns about full-time school arise when faced with the reality of an educational system that visualizes the expansion of school time as a possibility of better educational assistance for children, adolescents and young people in Brazil. However, we are faced with the reality of a school model with difficulty in materializing and implementing pedagogical practices. To think about full-time school one can not look in a fragmented way, but consider all the references that constitute it, articulating the pedagogical doing to the curriculum and the pedagogical project of the school, serving as a guide for all practices in the school space, among them the Physical Education. This research defends the following thesis: Physical Education was present in full-time schools in Brazil by unreferential perspectives, but for the current educational context it is necessary to have a multireferential view to organize its pedagogical practice. The choice of multireferentiality as a theoretical basis is due to the need for a multiple look at the current globalized society in which it is constantly involved. Faced with this reality, multireferentiality presents itself as a viable perspective to base the analysis around the phenomena. Methodologically, we chose the case study, being characterized as a single case incorporated. Physical Education in full-time school in Brazil was the phenomenon defined as a case; as units of analysis the experiences of the schools of the Carneiro Ribeiro Popular Education Center (CECR), the Integrated Center for Popular Education (CIEP) as references in the history of full-time school in the country, and the Marie Jost College as the most current experience of a full-time school in the state of Rio Grande do Norte (RN). We used as a source of evidence the bibliography for a historical survey of the first two experiences and direct observation, and the interview, conducted with two Physical Education teachers, for the description of the third. Faced with the research and discussed in this research, we identified that Physical Education was present in full-time schools in Brazil, but with the social changes of a globalized world, it required the appropriation of new references. The place of Physical Education in full-time school starts from the recognition of the school as a space invigorated by corporeal beings who use the corporeity as language, being committed to a pedagogical practice of diverse references that understands the body in its totality. We believe that the theoretical principles of multireferentiality can support the pedagogical practice of Physical Education, legitimizing its presence in full-time.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscola de de tempo integralEducação físicaPrática pedagógicaMultirreferencialidadeO (não) lugar da educação física na escola de tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINAL(Não)LugarEducaçãoFísica_Costa_2018.pdfapplication/pdf2366146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25453/1/%28N%c3%a3o%29LugarEduca%c3%a7%c3%a3oF%c3%adsica_Costa_2018.pdf0b6768611a1af6cd5e135da360fd27d2MD51TEXTMacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.txtMacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain311122https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25453/2/MacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.txt64fcb855ddf75b47b3a67b9db78a8662MD52(Não)LugarEducaçãoFísica_Costa_2018.pdf.txt(Não)LugarEducaçãoFísica_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain311131https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25453/4/%28N%c3%a3o%29LugarEduca%c3%a7%c3%a3oF%c3%adsica_Costa_2018.pdf.txt2b54bc120d5eb231b7295c3b1fb3380cMD54THUMBNAILMacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.jpgMacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25453/3/MacksonLuizFernandesDaCosta_TESE.pdf.jpg84787442afc548fb7a51b71005651719MD53(Não)LugarEducaçãoFísica_Costa_2018.pdf.jpg(Não)LugarEducaçãoFísica_Costa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25453/5/%28N%c3%a3o%29LugarEduca%c3%a7%c3%a3oF%c3%adsica_Costa_2018.pdf.jpg6ca37fa61a55fb8757e0c22f7ddd7574MD55123456789/254532019-06-16 02:18:22.078oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25453Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:18:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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