Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_7a11a60ec989d250711f3a66dbc27694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15042 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Flavia Aparecida Barbosahttp://lattes.cnpq.br/3431450347584102http://lattes.cnpq.br/9599726799047515Soares, Marison Luizhttp://lattes.cnpq.br/8678759831753326Carratore, Luis Roberto Rossi Delhttp://lattes.cnpq.br/1561837999899918Costa, José Alfredo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9745845064013172Hekis, Helio Roberto2014-12-17T14:53:10Z2013-09-052014-12-17T14:53:10Z2013-03-27PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação tem como objetivo geral investigar e descrever as metodologias utilizadas pelas escolas de ensino médio que contribuem com a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram identificadas as práticas pedagógicas das escolas que contribuem/auxiliam o aluno do ensino médio na escolha da carreira. O objeto de investigação foram as escolas de ensino médio que mais aprovam no curso de engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é considerada exploratória, pois as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. O método utilizado é o estudo de caso, pois se trata de um estudo contemporâneo dentro do contexto da vida real. A pesquisa foi realizada com os coordenadores pedagógicos do ensino médio das escolas selecionadas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e a observação. Os resultados mostram que as escolas que mais aprovam no curso de Engenharia de Produção da UFRN são: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-(IFRN); Colégio Salesiano São José; Centro de Educação Integrada-CEI (Mirassol); Colégio Marista de Natal; Colégio e Curso-(CAP). Os resultados, encontrados na pesquisa, mostram que os motivos que levam a escolha pelo curso de Engenharia de Produção conforme os ingressantes 2000-2012 estão relacionados à vocação e à oferta de mercado de trabalho. Foi possível identificar que 80% dos alunos egressos no curso de Engenharia de Produção da UFRN, concluíram o ensino médio em escolas particulares no turno diurno. Espera-se desta forma contribuir com estudos e pesquisas na área de educação em engenharia de produção relacionando a educação básica e a escolha da carreira a fim de reduzir as taxas de evasão em uma das profissões mais importantes para o crescimento sustentável do paísapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesEducação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagemEducation. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOPráticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFlaviaABP_DISSERT.pdfapplication/pdf1345332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/1/FlaviaABP_DISSERT.pdfd533f1e298a64a1d12f47363e43a64b1MD51TEXTFlaviaABP_DISSERT.pdf.txtFlaviaABP_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain189413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/6/FlaviaABP_DISSERT.pdf.txtda5ecd18415ab4a00835c9b7957de64bMD56THUMBNAILFlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgFlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/7/FlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgac1eed0bb13068a357cb61d3054e432aMD57123456789/150422017-11-02 03:24:09.968oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15042Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:24:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
title |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN Pereira, Flavia Aparecida Barbosa Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
title_full |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
title_sort |
Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN |
author |
Pereira, Flavia Aparecida Barbosa |
author_facet |
Pereira, Flavia Aparecida Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3431450347584102 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9599726799047515 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Marison Luiz |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8678759831753326 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1561837999899918 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Costa, José Alfredo Ferreira |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9745845064013172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Flavia Aparecida Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hekis, Helio Roberto |
contributor_str_mv |
Hekis, Helio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem |
topic |
Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-05 2014-12-17T14:53:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:53:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/1/FlaviaABP_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/6/FlaviaABP_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/7/FlaviaABP_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d533f1e298a64a1d12f47363e43a64b1 da5ecd18415ab4a00835c9b7957de64b ac1eed0bb13068a357cb61d3054e432a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117753063079936 |