A família e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Mário Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45358
Resumo: A motivação para a pesquisa surgiu em virtude de ser pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista e presenciar diariamente as constantes dificuldades e superações de pais, mães e responsáveis por essas crianças e adolescentes, para incluir seus filhos ou filhas no ambiente escolar e também na vida social. O objetivo dessa investigação foi entender como pais e responsáveis lidam com as questões escolares de crianças e adolescentes autistas. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de pesquisa, elaboramos um questionário voltado para mães, pais ou responsáveis de crianças ou adolescentes autistas que estivessem matriculados na escola. O questionário continha questões objetivas e discursivas, num total de 25 questões. Os participantes foram contatados através de grupos em redes sociais - Whatsapp® e Telegram®. Obteve-se retorno de setenta participantes de vários estados brasileiros e que têm filhos ou filhas matriculados na Educação Básica. Os resultados indicaram um perfil específico de respondentes, sendo predominante a participação das mães e indicou que os respondentes tinham um alto nível de escolarização, sendo que a maior parte tinha nível superior (graduação ou pós-graduação). Na análise destacou-se a reação da família ao diagnóstico de TEA, para muitos não é fácil saber que tem um filho ou filha autista, para os que já tinham informações e suspeitavam é mais fácil aceitar; destacou-se também a relação da família com a escola com os dados indicando que é desafiador incluir uma criança autista no ambiente escolar em virtude de suas especificidades, sendo a falta de qualificação docente um dos aspectos enfatizados; destacou-se ainda discussão sobre a criança ou adolescente com TEA na escola, indicando como esse contexto tem sido importante para a socialização Muitos participantes apontaram que a escola melhora a interação da pessoa com TEA; destacou-se como as redes de apoio são importantes pois as pessoas trocam informações e compartilham dos mesmos sentimentos, todos e todas entendem o que é vivenciado; por fim, analisando a relação das famílias com a sociedade, sendo indicado que persiste o preconceito. Alguns dados da pesquisa corroboram com a literatura sobre o TEA, outros trazem esperança de dias melhores, embora outros, ainda, apontem barreiras em relação à inclusão escolar.
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