Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Cristina Oliveira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54830
Resumo: A presente dissertação objetiva investigar a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação, enquanto recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa voltada para as turmas do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Touros/RN. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. A coleta de dados ocorreu por meio de observações, aplicação de atividades e aplicação de formulários online. Como resultados, o estudo revela que a aplicação de mini casos relacionados a conteúdos de Ciências nas turmas estudadas valorizam conhecimentos prévios dos alunos, tornando-os seres capazes de intervir em seu meio social. O produto gerado pela pesquisa é um guia didático com sugestões de elaboração e aplicação de mini casos de ensino em sala, para auxílio da prática pedagógica na Educação e Jovens e Adultos. Por fim, o estudo conclui que a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a formação de sujeitos ativos e participativos, que entendem o conhecimento como um todo.
id UFRN_7aeb2b86c42701649e81d5eb5600758d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54830
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Simone Cristina Oliveira dahttps://orcid.org/0000-0002-5831-6118http://lattes.cnpq.br/6444980960217385https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Junger, Alex PaubelSpinosa, Vanessahttp://lattes.cnpq.br/1087304600335538Brito, Max Leandro de Araújo2023-09-13T23:08:50Z2023-09-13T23:08:50Z2023-08-16SILVA, Simone Cristina Oliveira da. Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54830A presente dissertação objetiva investigar a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação, enquanto recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa voltada para as turmas do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Touros/RN. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. A coleta de dados ocorreu por meio de observações, aplicação de atividades e aplicação de formulários online. Como resultados, o estudo revela que a aplicação de mini casos relacionados a conteúdos de Ciências nas turmas estudadas valorizam conhecimentos prévios dos alunos, tornando-os seres capazes de intervir em seu meio social. O produto gerado pela pesquisa é um guia didático com sugestões de elaboração e aplicação de mini casos de ensino em sala, para auxílio da prática pedagógica na Educação e Jovens e Adultos. Por fim, o estudo conclui que a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a formação de sujeitos ativos e participativos, que entendem o conhecimento como um todo.This dissertation aims to investigate the use of mini cases associated with digital information and communication technologies, as didactic resources in the teaching and learning process in Science in Youth and Adult Education. Methodologically, this is qualitative and quantitative research aimed at the 4th period of Youth and Adult Education (EJA) in a public school in the city of Touros/RN. The study was appreciated and approved by the Ethics Committee of the University Hospital Onofre Lopes of the Federal University of Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. Data collection took place through observations, application of activities and application of online forms. As a result, the study reveals that the application of mini cases related to Science content in the studied classes values the prior knowledge of students, making them capable of intervening in their social environment. The product generated by the research is a didactic guide with suggestions for the elaboration and application of mini teaching cases in the classroom, to aid pedagogical practice in Youth and Adult Education. Finally, the study concludes that the use of mini cases associated with digital information and communication technologies favors the formation of active and participatory subjects, who understand knowledge as a whole.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação de jovens e adultosMini casosTecnologias digitais de informação e comunicaçãoCiênciasMini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMinicasosensino_Silva_2023.pdfapplication/pdf10063226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54830/1/Minicasosensino_Silva_2023.pdf002315992e7aae8e03120ae137c4664cMD51123456789/548302023-09-13 20:09:21.873oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54830Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-13T23:09:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Silva, Simone Cristina Oliveira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de jovens e adultos
Mini casos
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ciências
title_short Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_full Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos
author Silva, Simone Cristina Oliveira da
author_facet Silva, Simone Cristina Oliveira da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5831-6118
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6444980960217385
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Junger, Alex Paubel
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Spinosa, Vanessa
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1087304600335538
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Cristina Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de jovens e adultos
Mini casos
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ciências
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Mini casos
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ciências
description A presente dissertação objetiva investigar a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação, enquanto recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa voltada para as turmas do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Touros/RN. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. A coleta de dados ocorreu por meio de observações, aplicação de atividades e aplicação de formulários online. Como resultados, o estudo revela que a aplicação de mini casos relacionados a conteúdos de Ciências nas turmas estudadas valorizam conhecimentos prévios dos alunos, tornando-os seres capazes de intervir em seu meio social. O produto gerado pela pesquisa é um guia didático com sugestões de elaboração e aplicação de mini casos de ensino em sala, para auxílio da prática pedagógica na Educação e Jovens e Adultos. Por fim, o estudo conclui que a utilização de mini casos associados às tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a formação de sujeitos ativos e participativos, que entendem o conhecimento como um todo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T23:08:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T23:08:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Simone Cristina Oliveira da. Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54830
identifier_str_mv SILVA, Simone Cristina Oliveira da. Mini casos no ensino e aprendizagem em Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54830/1/Minicasosensino_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 002315992e7aae8e03120ae137c4664c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117739395940352