SGDDEdu: um modelo de short game design document para jogos educacionais digitais curtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28064 |
Resumo: | O uso de jogos na educação vem se tornando uma prática cada vez mais presente na sociedade contemporânea. O processo de desenvolvimento dos jogos educacionais digitais pode se tornar complicado devido ao longo tempo que geralmente é destinado à elaboração do jogo, aos altos custos financeiros e à falta de conhecimento pedagógico das equipes, que, normalmente, não dispõem de educadores. O Game Design é um projeto de um jogo que descreve como o jogo deve ser, definindo as suas mecânicas e as interações entre jogador e o mundo virtual do jogo e como elas podem afetar o ambiente do jogo. Para documentar o design de um jogo, existe o Game Design Document (GDD), que tem como um dos principais objetivos, auxiliar na comunicação entre as diferentes equipes de produção de um jogo. Porém, por ser um documento grande que traz detalhadamente todos os elementos principais para a produção de um jogo, torna-se difícil de se consultar, sendo pouco utilizado, principalmente se o foco for a elaboração de jogos de pequeno porte, os quais são a maioria dos jogos educacionais digitais existentes. Para esses jogos curtos, que muitas vezes são elaborados em algumas horas, há os Short Game Design Document (SGDD), que vai descrever os elementos do jogo de forma mais simplificada, já que o jogo a ser elaborado a partir dele também é um jogo simples. Por não existirem documentos de especificação de jogos educacionais digitais curtos que atendam às necessidades pedagógicas reais existentes, tanto em termos lúdicos quanto didáticos, esta dissertação propõe elaborar um modelo de SGDD destinado a jogos educacionais curtos: o SGDDEdu. O SGDDEdu especifica elementos de arte, som, mecânica e programação do jogo, bem como os elementos educacionais em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, para que haja uma padronização e melhor categorização de jogos educacionais alinhados aos objetivos pedagógicos propostos e às habilidades e competências descritas em cada nível de ensino. Esta dissertação foi desenvolvida a partir do estado da arte sobre Jogos Educacionais Digitais, Game Design, estudando e analisando alguns modelos de SGDDs já existentes e a BNCC do Ensino Fundamental de forma geral, gerando no SGDDEdu, elaborado por Engenharia Reversa de um jogo já existente. Foi implementado um Editor Eletrônico do SGDDEdu para que este fosse aplicado com seis profissionais da educação, por meio de um grupo, solicitando que eles especificassem um jogo educacional no molde do SGDDEdu. Posteriormente, foi aplicado com esses profissionais um questionário de avaliação da proposta. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o SGDDEdu tem relevância e facilita na produção de jogos educacionais digitais, orientando o educador na escrita do documento de especificação de jogos que melhor atendam às suas reais necessidades. Todos os participantes da pesquisa puderam escrever um documento de especificação de jogos educacionais digitais curtos e acharam que a experiência é relevante. Também foi verificado que a BNCC contribui no desenvolvimento de jogos educacionais digitais a partir da definição e orientação de habilidades que devem ser desenvolvidas no aluno ao jogar um jogo educacional digital. |
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Martins, Raiane dos SantosBurlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da SilvaMendes Neto, Francisco MiltonBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira2019-11-27T23:56:59Z2019-11-27T23:56:59Z2019-09-20MARTINS, Raiane dos Santos. SGDDEdu: um modelo de short game design document para jogos educacionais digitais curtos. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28064O uso de jogos na educação vem se tornando uma prática cada vez mais presente na sociedade contemporânea. O processo de desenvolvimento dos jogos educacionais digitais pode se tornar complicado devido ao longo tempo que geralmente é destinado à elaboração do jogo, aos altos custos financeiros e à falta de conhecimento pedagógico das equipes, que, normalmente, não dispõem de educadores. O Game Design é um projeto de um jogo que descreve como o jogo deve ser, definindo as suas mecânicas e as interações entre jogador e o mundo virtual do jogo e como elas podem afetar o ambiente do jogo. Para documentar o design de um jogo, existe o Game Design Document (GDD), que tem como um dos principais objetivos, auxiliar na comunicação entre as diferentes equipes de produção de um jogo. Porém, por ser um documento grande que traz detalhadamente todos os elementos principais para a produção de um jogo, torna-se difícil de se consultar, sendo pouco utilizado, principalmente se o foco for a elaboração de jogos de pequeno porte, os quais são a maioria dos jogos educacionais digitais existentes. Para esses jogos curtos, que muitas vezes são elaborados em algumas horas, há os Short Game Design Document (SGDD), que vai descrever os elementos do jogo de forma mais simplificada, já que o jogo a ser elaborado a partir dele também é um jogo simples. Por não existirem documentos de especificação de jogos educacionais digitais curtos que atendam às necessidades pedagógicas reais existentes, tanto em termos lúdicos quanto didáticos, esta dissertação propõe elaborar um modelo de SGDD destinado a jogos educacionais curtos: o SGDDEdu. O SGDDEdu especifica elementos de arte, som, mecânica e programação do jogo, bem como os elementos educacionais em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, para que haja uma padronização e melhor categorização de jogos educacionais alinhados aos objetivos pedagógicos propostos e às habilidades e competências descritas em cada nível de ensino. Esta dissertação foi desenvolvida a partir do estado da arte sobre Jogos Educacionais Digitais, Game Design, estudando e analisando alguns modelos de SGDDs já existentes e a BNCC do Ensino Fundamental de forma geral, gerando no SGDDEdu, elaborado por Engenharia Reversa de um jogo já existente. Foi implementado um Editor Eletrônico do SGDDEdu para que este fosse aplicado com seis profissionais da educação, por meio de um grupo, solicitando que eles especificassem um jogo educacional no molde do SGDDEdu. Posteriormente, foi aplicado com esses profissionais um questionário de avaliação da proposta. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o SGDDEdu tem relevância e facilita na produção de jogos educacionais digitais, orientando o educador na escrita do documento de especificação de jogos que melhor atendam às suas reais necessidades. Todos os participantes da pesquisa puderam escrever um documento de especificação de jogos educacionais digitais curtos e acharam que a experiência é relevante. Também foi verificado que a BNCC contribui no desenvolvimento de jogos educacionais digitais a partir da definição e orientação de habilidades que devem ser desenvolvidas no aluno ao jogar um jogo educacional digital.The use of games in education has become an increasingly present practice in contemporary society. The process of developing digital educational games can become complicated due to the long time it is usually intended in the preparation of the game, to the high financial costs and to the lack of pedagogical knowledge of the teams which usually do not have educators. Game Design is a game project that describes how the game should be, defining its mechanics and interactions between player and the virtual world of the game and how they can affect the game environment. In order, to document the design of a game, there is the Game Design Document (GDD), whose one of the main objectives, is to help in communication between the different production teams of a game. However, because it is a large document that brings in detail all the main elements for the production of a game, it is often difficult to consult and little used, especially if the focus is the elaboration of small games which are the majority of the digital educational games that exist. For these short games, which can often be worked out within in a few hours, there are the Short Game Design Document (SGDD), that will describe the elements of the game in a simplified way, whereas the game to be drawn from it is also a simple game. Because there are no documents specifying short digital educational games that meet the real pedagogical needs, both in playful and didactic terms, this dissertation proposes to elaborate a model of SGDD for short educational games: the SGDDEdu. The SGDDEdu specifies elements of art, sound, mechanics and game programming, as well as educational elements in accordance with the new National Curricular Common Base (BNCC) of Elementary School, so that there is a standardization and better categorization of educational games in line with the proposed pedagogical objectives and the skills and competences described in each level of education. This dissertation was developed from the state of the art on Digital Educational Games, Game Design, studying and analyzing some models of existing SGDDs and the BNCC of Elementary School in general, generating in SGDDEdu, which was elaborated by Reverse Engineering of an existing game. An Electronic Editor of SGDDEdu was implemented to be applied with six education professionals, through a group, requesting them to specify an educational game in the SGDDEdu template. It was later applied to these professionals an evaluation questionnaire of the proposal. From the results, we found that the SGDDEdu has relevance and facilitates the production of digital educational games, guiding the educator in the writing of the game specification document that best meet their real needs. All the survey participants were able to write a specification document of short digital educational games and they thought the experience was relevant. It has also been verified that the BNCC contributes to the digital educational games development from the definition and orientation of abilities that should be developed in the student when playing a digital educational game.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJogos educacionais digitaisGame DesignSGDDBNCCSGDDEdu: um modelo de short game design document para jogos educacionais digitais curtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdfapplication/pdf2953979https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28064/1/SGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf1a9b8ea3451a45ac57796de2a7847ae6MD51TEXTSGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.txtSGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain145320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28064/2/SGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.txt4648ab4f484c8763d0cee9bcd0e0ce31MD52THUMBNAILSGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.jpgSGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28064/3/SGDDEdumodeloshort_Martins_2019.pdf.jpgfbf02e76ae0d15c73f49a7146b51acd6MD53123456789/280642019-12-01 02:30:24.714oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28064Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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