Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24024
Resumo: Este trabalho propôs-se a desenvolver, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino com foco em leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como possível ferramenta para o ensino de conceitos de Ecologia em duas turmas da terceira série do Ensino Médio em uma Escola pública de Natal. O estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico dos estudantes, o que deverá colaborar para uma proficiência leitora por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. Esta pesquisa apoia-se numa metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa com elementos da pesquisa-ação e cujas ações foram desenvolvidas em dois momentos: o primeiro – desenvolvimento de um projeto piloto inicial, com 4 etapas e, o segundo – o projeto integral, propriamente dito, com 5 etapas. Os conteúdos trabalhados nos dois momentos da pesquisa constituem conceitos básicos de Ecologia como: cadeias alimentares, hábitat, nicho ecológico e transferência de energia nos ecossistemas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender aos objetivos da pesquisa. O projeto piloto partiu da análise de duas turmas, uma em que se utilizou o TDC e outra em que ele não foi utilizado. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem TDC. Em um segundo momento da pesquisa, as duas turmas foram trabalhadas utilizando o texto de divulgação científica. Da mesma forma que etapa inicial, os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permitiram evidenciar de forma positiva, que a utilização de textos em aulas de Biologia funciona como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos e utilização de informações mais consistentes e conscientes sobre a temática em estudo. Isto pode ser constatado nas respostas dadas às situações propostas nas problematizações e nos debates fomentados durante a realização da unidade didática.
id UFRN_0749d413f5943facf1c73423852dcf6e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24024
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos dehttp://lattes.cnpq.br/6459948164597568http://lattes.cnpq.br/4511989641459455Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastrehttp://lattes.cnpq.br/4145369067676932Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de2017-10-10T00:07:19Z2017-10-10T00:07:19Z2017-07-28ALMEIDA, Sandra Luiza Sousa Santos de. Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24024Este trabalho propôs-se a desenvolver, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino com foco em leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como possível ferramenta para o ensino de conceitos de Ecologia em duas turmas da terceira série do Ensino Médio em uma Escola pública de Natal. O estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico dos estudantes, o que deverá colaborar para uma proficiência leitora por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. Esta pesquisa apoia-se numa metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa com elementos da pesquisa-ação e cujas ações foram desenvolvidas em dois momentos: o primeiro – desenvolvimento de um projeto piloto inicial, com 4 etapas e, o segundo – o projeto integral, propriamente dito, com 5 etapas. Os conteúdos trabalhados nos dois momentos da pesquisa constituem conceitos básicos de Ecologia como: cadeias alimentares, hábitat, nicho ecológico e transferência de energia nos ecossistemas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender aos objetivos da pesquisa. O projeto piloto partiu da análise de duas turmas, uma em que se utilizou o TDC e outra em que ele não foi utilizado. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem TDC. Em um segundo momento da pesquisa, as duas turmas foram trabalhadas utilizando o texto de divulgação científica. Da mesma forma que etapa inicial, os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permitiram evidenciar de forma positiva, que a utilização de textos em aulas de Biologia funciona como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos e utilização de informações mais consistentes e conscientes sobre a temática em estudo. Isto pode ser constatado nas respostas dadas às situações propostas nas problematizações e nos debates fomentados durante a realização da unidade didática.This work aimed to develop, apply and evaluate a teaching strategy focused on reading Scientific Dissemination Texts (TDC) as a possible tool for the teaching of Ecology concepts in two classes of the third grade of High School in a Public School from Natal-Rio Grande do Norte-Brazil. The main objective of this study is to contribute to the construction of meanings, to facilitate the understanding of concepts and to broaden students' scientific vocabulary through the development of activities that use scientific dissemination texts on environmental themes. This research is based on a methodology of qualitative and quantitative approach with elements of action research and whose actions were developed in two moments: the first - development of an initial pilot project, with 4 stages and the second - the integral project, properly Said, with 5 steps. The contents worked in the two moments of the research are basic concepts of Ecology as: food chains, habitat, ecological niche and energy transfer in ecosystems. The results were analyzed from categories constructed or adapted to meet the objectives of the research. The pilot project was based on the analysis of two classes, one in which TDC was used and another in which it was not used. The more elaborate and consistent written production of the class that used the text demonstrated the acquisition of a greater amount of basic ecological concepts, inserted in an environmental problematic, in relation to the class that had traditional classes and without TDC. In a second moment of the research, the two classes worked using the text of scientific divulgation. In the same way as the initial stage, the results obtained from the analysis and interpretation of the students allowed us to positively evidence that the use of texts in Biology classes functions as a strategy to facilitate the understanding of concepts and the use of more consistent and conscious information on the subject under study. This can be found in the answers given to the situations proposed in the problematizations and in the debates fostered during the realization of the didactic unit.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUtilizando textos de divulgação científica para o aprendizado de conceitos em ecologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de BiologiaDivulgação científicaLetramento científicoTextos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdfSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdfapplication/pdf4695725https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/1/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdff328b6ccef6ffc7c1797cc7572bf28b7MD51ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdfProdutoEducacional_Almeida_2017.pdfGuia didáticoapplication/pdf979642https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/6/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdfb65b00733adb0119b28b5fe11a376a27MD56TEXTSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.txtSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain298552https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/4/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.txt72e1a753a97726efa6086036b624886bMD54ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain39401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/7/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.txt7082292fb1b3e86e3e150e8374f2e18bMD57THUMBNAILSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpgSandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/5/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpg2eebe82496b6bd1bd5dd2da4c553c62eMD55ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/8/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.jpg0cc02db55d48208fe75d0b4e5689eecfMD58123456789/240242022-05-03 14:18:12.512oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-03T17:18:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
title Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
spellingShingle Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de Biologia
Divulgação científica
Letramento científico
title_short Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
title_full Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
title_fullStr Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
title_full_unstemmed Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
title_sort Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
author Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
author_facet Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6459948164597568
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastre
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4145369067676932
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
contributor_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de Biologia
Divulgação científica
Letramento científico
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Divulgação científica
Letramento científico
description Este trabalho propôs-se a desenvolver, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino com foco em leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como possível ferramenta para o ensino de conceitos de Ecologia em duas turmas da terceira série do Ensino Médio em uma Escola pública de Natal. O estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico dos estudantes, o que deverá colaborar para uma proficiência leitora por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. Esta pesquisa apoia-se numa metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa com elementos da pesquisa-ação e cujas ações foram desenvolvidas em dois momentos: o primeiro – desenvolvimento de um projeto piloto inicial, com 4 etapas e, o segundo – o projeto integral, propriamente dito, com 5 etapas. Os conteúdos trabalhados nos dois momentos da pesquisa constituem conceitos básicos de Ecologia como: cadeias alimentares, hábitat, nicho ecológico e transferência de energia nos ecossistemas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender aos objetivos da pesquisa. O projeto piloto partiu da análise de duas turmas, uma em que se utilizou o TDC e outra em que ele não foi utilizado. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem TDC. Em um segundo momento da pesquisa, as duas turmas foram trabalhadas utilizando o texto de divulgação científica. Da mesma forma que etapa inicial, os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permitiram evidenciar de forma positiva, que a utilização de textos em aulas de Biologia funciona como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos e utilização de informações mais consistentes e conscientes sobre a temática em estudo. Isto pode ser constatado nas respostas dadas às situações propostas nas problematizações e nos debates fomentados durante a realização da unidade didática.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-10T00:07:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-10T00:07:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Sandra Luiza Sousa Santos de. Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24024
identifier_str_mv ALMEIDA, Sandra Luiza Sousa Santos de. Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Utilizando textos de divulgação científica para o aprendizado de conceitos em ecologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/1/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/6/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/4/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/7/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/5/SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24024/8/ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f328b6ccef6ffc7c1797cc7572bf28b7
b65b00733adb0119b28b5fe11a376a27
72e1a753a97726efa6086036b624886b
7082292fb1b3e86e3e150e8374f2e18b
2eebe82496b6bd1bd5dd2da4c553c62e
0cc02db55d48208fe75d0b4e5689eecf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117909051342848