Serviço social na escola Marista Champagnat de Natal: uma análise das expressões da questão social refletidas na evasão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Aretta Natalia Filgueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36212
Resumo: O trabalho de conclusão de curso traz a discussão a respeito da abordagem sobre Serviço Social na Escola Marista Champagnat de Natal: Uma análise das expressões da questão social refletidas na evasão escolar. Tendo como objetivo principal analisar as atribuições do Serviço Social no processo de identificação e enfrentamento da evasão escolar e como objetivos específicos identificar as causas da evasão escolar, analisando a intervenção do Serviço Social. A pesquisa monográfica caracteriza-se como pesquisa documental, onde foi possível identificar que as expressões sociais se camuflam no cotidiano escolar dos alunos, mas refletem diretamente no desempenho e abandono da escola. Despertei interesse em explorar essa temática a partir da experiência de estágio supervisionado obrigatório I e II na Escola Marista Champagnat de Natal. A experiência do Estágio possibilitou um amadurecimento quanto ao arcabouço teórico apreendido durante todo o curso, pois foi a partir do estágio que foram abertas inúmeras reflexões fortalecendo, assim, a postura profissional em acordo com o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. O contato com a Política de Educação em sua execução propriamente dita ligou os saberes através da interlocução com os profissionais de Serviço Social, Pedagogos e outros, possibilitando uma miscelânea de informações e aguçando cada vez mais a troca de experiência, principalmente no surgimento de novas demandas evidenciadas pelos usuários. Portanto, esse processo de formação foi muito importante à aprendizagem, principalmente pela busca constante do saber, do melhor intervir sob os olhares dos supervisores, que são agentes indispensáveis na aproximação da realidade com a teoria. Concluímos que a discussão das temáticas elencadas não se esgota aqui, apenas coloca-se em cena questões se complexificam e demandam do Estado a garantia da educação como direito e as condições de permanência na escola.
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