Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jussara Camila Andrade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35394
Resumo: No cenário atual, vemos cada vez com mais frequência à facilidade do uso do cartão de crédito como meio de pagamento que vem crescendo consideravelmente no mercado de consumo brasileiro. O cartão de crédito trouxe a viabilidade do poder imediato de compra e com isso um aumento da tendência de compras por impulso. Quando existe uma necessidade irresistível de comprar um produto, estamos perante a resposta a um determinado estímulo, em que o resultado será a compra não planejada, ou seja, compra por impulso. Conhecer o comportamento do consumidor de vestuário é de fundamental importância para analisar alguns detalhes das compras impulsivas por influência da facilidade do consumo que os cartões de crédito. Este estudo teve como propósito identificar quais os impactos do cartão de crédito no comportamento e decisão de compra por impulso de vestuários. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aplicados de forma telematizada, com 265 jovens universitários de uma instituição de ensino, tratando-se os dados de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada entre eles, observando-se ainda, uma forte tendência de compras impulsivas no interior da loja, como se encontrou uma relação entre compra por impulso e compras hedônicas, porém foi identificado que o cartão de crédito é um fator que impulsiona as compras por impulso e compras hedônicas.
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