Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35394 |
Resumo: | No cenário atual, vemos cada vez com mais frequência à facilidade do uso do cartão de crédito como meio de pagamento que vem crescendo consideravelmente no mercado de consumo brasileiro. O cartão de crédito trouxe a viabilidade do poder imediato de compra e com isso um aumento da tendência de compras por impulso. Quando existe uma necessidade irresistível de comprar um produto, estamos perante a resposta a um determinado estímulo, em que o resultado será a compra não planejada, ou seja, compra por impulso. Conhecer o comportamento do consumidor de vestuário é de fundamental importância para analisar alguns detalhes das compras impulsivas por influência da facilidade do consumo que os cartões de crédito. Este estudo teve como propósito identificar quais os impactos do cartão de crédito no comportamento e decisão de compra por impulso de vestuários. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aplicados de forma telematizada, com 265 jovens universitários de uma instituição de ensino, tratando-se os dados de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada entre eles, observando-se ainda, uma forte tendência de compras impulsivas no interior da loja, como se encontrou uma relação entre compra por impulso e compras hedônicas, porém foi identificado que o cartão de crédito é um fator que impulsiona as compras por impulso e compras hedônicas. |
id |
UFRN_7f1ce7accf5a0fef86ea6817e84264d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35394 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Jussara Camila AndradeAraújo, Maria Valéria Pereira de2015-04-24T13:35:22Z2021-09-20T15:11:16Z2015-04-24T13:35:22Z2021-09-20T15:11:16Z2014-11COSTA, Jussara Camila Andrade. Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35394No cenário atual, vemos cada vez com mais frequência à facilidade do uso do cartão de crédito como meio de pagamento que vem crescendo consideravelmente no mercado de consumo brasileiro. O cartão de crédito trouxe a viabilidade do poder imediato de compra e com isso um aumento da tendência de compras por impulso. Quando existe uma necessidade irresistível de comprar um produto, estamos perante a resposta a um determinado estímulo, em que o resultado será a compra não planejada, ou seja, compra por impulso. Conhecer o comportamento do consumidor de vestuário é de fundamental importância para analisar alguns detalhes das compras impulsivas por influência da facilidade do consumo que os cartões de crédito. Este estudo teve como propósito identificar quais os impactos do cartão de crédito no comportamento e decisão de compra por impulso de vestuários. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aplicados de forma telematizada, com 265 jovens universitários de uma instituição de ensino, tratando-se os dados de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada entre eles, observando-se ainda, uma forte tendência de compras impulsivas no interior da loja, como se encontrou uma relação entre compra por impulso e compras hedônicas, porém foi identificado que o cartão de crédito é um fator que impulsiona as compras por impulso e compras hedônicas.AdministraçãoComportamento do consumidorCompras hedônicasCompra por impulsoCartão de créditoImpactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTJussaraCAC_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/1/JussaraCAC_Monografia.pdf.txt211f3508f0a3f6ef76886d81796f3f56MD51ImpactosDoCartao_Costa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain120594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/2/ImpactosDoCartao_Costa_2014.pdf.txt211f3508f0a3f6ef76886d81796f3f56MD52ORIGINALImpactosDoCartao_Costa_2014.pdfTexto completoapplication/pdf822923https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/3/ImpactosDoCartao_Costa_2014.pdf966afa65ff4f2c7583e07a70e2b1ca5fMD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textapplication/octet-stream22762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/5/license_text321e754e6058db75d1137df814352636MD55license_rdfapplication/octet-stream22190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/6/license_rdf19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97dMD56LICENSElicense.txttext/plain738https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/7/license.txt03a28225504cf2b1339be7182441bceeMD57123456789/353942022-10-05 09:26:09.232oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-05T12:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
title |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
spellingShingle |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários Costa, Jussara Camila Andrade Comportamento do consumidor Compras hedônicas Compra por impulso Cartão de crédito |
title_short |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
title_full |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
title_fullStr |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
title_full_unstemmed |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
title_sort |
Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários |
author |
Costa, Jussara Camila Andrade |
author_facet |
Costa, Jussara Camila Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jussara Camila Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compras hedônicas Compra por impulso Cartão de crédito |
topic |
Comportamento do consumidor Compras hedônicas Compra por impulso Cartão de crédito |
description |
No cenário atual, vemos cada vez com mais frequência à facilidade do uso do cartão de crédito como meio de pagamento que vem crescendo consideravelmente no mercado de consumo brasileiro. O cartão de crédito trouxe a viabilidade do poder imediato de compra e com isso um aumento da tendência de compras por impulso. Quando existe uma necessidade irresistível de comprar um produto, estamos perante a resposta a um determinado estímulo, em que o resultado será a compra não planejada, ou seja, compra por impulso. Conhecer o comportamento do consumidor de vestuário é de fundamental importância para analisar alguns detalhes das compras impulsivas por influência da facilidade do consumo que os cartões de crédito. Este estudo teve como propósito identificar quais os impactos do cartão de crédito no comportamento e decisão de compra por impulso de vestuários. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aplicados de forma telematizada, com 265 jovens universitários de uma instituição de ensino, tratando-se os dados de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada entre eles, observando-se ainda, uma forte tendência de compras impulsivas no interior da loja, como se encontrou uma relação entre compra por impulso e compras hedônicas, porém foi identificado que o cartão de crédito é um fator que impulsiona as compras por impulso e compras hedônicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-24T13:35:22Z 2021-09-20T15:11:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-24T13:35:22Z 2021-09-20T15:11:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Jussara Camila Andrade. Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35394 |
identifier_str_mv |
COSTA, Jussara Camila Andrade. Impactos do cartão de crédito na decisão de compra por impulso de vestuários. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/1/JussaraCAC_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/2/ImpactosDoCartao_Costa_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/3/ImpactosDoCartao_Costa_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/4/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/5/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/6/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35394/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
211f3508f0a3f6ef76886d81796f3f56 211f3508f0a3f6ef76886d81796f3f56 966afa65ff4f2c7583e07a70e2b1ca5f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 321e754e6058db75d1137df814352636 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d 03a28225504cf2b1339be7182441bcee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117679057731584 |