Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Andressa Kroeff
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52143
Resumo: O Brasil possui uma tendência de crescimento da população idosa devido às melhores condições de saúde que os avanços desta área proporcionam, resultando em mais qualidade de vida. Neste sentido, o envelhecimento populacional suscita a busca por meios de capacitar cidadãos idosos a se manterem social e economicamente independentes e integrados à sociedade. Ressalta-se também que durante o processo de envelhecimento traz uma possível redução no desempenho cognitivo da pessoa idosa, ocasionando dificuldades na realização de tarefas comuns do dia-a-dia. Tradicionalmente são realizadas intervenções cognitivas com sessões conduzidas por especialistas da Psicologia. O Pensamento Computacional (PC), também, pode ser utilizado para o desenvolvimento cognitivo de pessoas idosas, pois trabalha com a resolução de problemas e na memorização a partir de atividades adaptadas. Focando neste público e percebendo como a tecnologia digital pode contribuir para o desenvolvimento de atividades para mantê-lo ativo, este estudo apoia-se no PC para estimular tanto a cognição quanto o desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos idosos, tendo como objetivo desenvolver um treino cognitivo com conteúdos de Letramento Digital (LD) a partir de um jogo digital. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, e sua metodologia é o Design Science Research (DSR), que visa a resolução de um problema prático mediante o desenvolvimento de um artefato e a formação de novos conhecimentos. Assim, com a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura foi possível verificar o interesse maior e o uso das tecnologias digitais pelos idosos, dando ênfase para os dispositivos móveis e que os jogos são muito usados para a realização de atividades com este público. Logo, como resultado, foi criado um jogo educacional digital, intitulado Pense Mais, com o treino cognitivo proposto com três desafios e 12 atividades. O jogo foi validado pelo instrumento de Materiais Educacionais Digitais (MEDs) para dispositivos móveis, direcionado para pessoas idosas, e sua avaliação foi que o "Pense Mais" está de acordo com as necessidades dos idosos. Destaca-se como principal contribuição da pesquisa a proposta inovadora da utilização de um treino cognitivo digital com base no PC com conteúdos de Letramento Digital para pessoas idosas, possibilitando que elas tenham um pensamento crítico nesse mundo digital.
id UFRN_7fb4a0a305ea6607f45275509d8627af
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52143
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pires, Andressa Kroeffhttps://orcid.org/0000-0002-4697-8456http://lattes.cnpq.br/9119024738564436http://lattes.cnpq.br/2087785677186785Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Fernandes, Kleber TavaresPereira, Beltrina da Purificação da CôrteNunes, Isabel Dillmann2023-04-14T00:24:52Z2023-04-14T00:24:52Z2022-12-19PIRES, Andressa Kroeff. Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa. Orientador: Isabel Dillmann Nunes. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52143O Brasil possui uma tendência de crescimento da população idosa devido às melhores condições de saúde que os avanços desta área proporcionam, resultando em mais qualidade de vida. Neste sentido, o envelhecimento populacional suscita a busca por meios de capacitar cidadãos idosos a se manterem social e economicamente independentes e integrados à sociedade. Ressalta-se também que durante o processo de envelhecimento traz uma possível redução no desempenho cognitivo da pessoa idosa, ocasionando dificuldades na realização de tarefas comuns do dia-a-dia. Tradicionalmente são realizadas intervenções cognitivas com sessões conduzidas por especialistas da Psicologia. O Pensamento Computacional (PC), também, pode ser utilizado para o desenvolvimento cognitivo de pessoas idosas, pois trabalha com a resolução de problemas e na memorização a partir de atividades adaptadas. Focando neste público e percebendo como a tecnologia digital pode contribuir para o desenvolvimento de atividades para mantê-lo ativo, este estudo apoia-se no PC para estimular tanto a cognição quanto o desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos idosos, tendo como objetivo desenvolver um treino cognitivo com conteúdos de Letramento Digital (LD) a partir de um jogo digital. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, e sua metodologia é o Design Science Research (DSR), que visa a resolução de um problema prático mediante o desenvolvimento de um artefato e a formação de novos conhecimentos. Assim, com a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura foi possível verificar o interesse maior e o uso das tecnologias digitais pelos idosos, dando ênfase para os dispositivos móveis e que os jogos são muito usados para a realização de atividades com este público. Logo, como resultado, foi criado um jogo educacional digital, intitulado Pense Mais, com o treino cognitivo proposto com três desafios e 12 atividades. O jogo foi validado pelo instrumento de Materiais Educacionais Digitais (MEDs) para dispositivos móveis, direcionado para pessoas idosas, e sua avaliação foi que o "Pense Mais" está de acordo com as necessidades dos idosos. Destaca-se como principal contribuição da pesquisa a proposta inovadora da utilização de um treino cognitivo digital com base no PC com conteúdos de Letramento Digital para pessoas idosas, possibilitando que elas tenham um pensamento crítico nesse mundo digital.Brazil has a growing trend of elderly population growth due to the better health conditions that advances in this area provide, resulting in a better quality of life. In this sense, population aging raises the search for ways to enable elderly citizens to remain socially and economically independent and integrated into society. It is also noteworthy that during the aging process a possible reduction in the cognitive performance of the elderly can happen, causing difficulties in carrying out common day-to-day tasks. Traditionally, cognitive interventions are carried out with sessions conducted by psychology specialists. Computational Thinking (CT) can also be used for the cognitive development of elderly people, as it works with problem solving and memorization based on adapted activities. Focusing on this demographic and realizing how digital technology can contribute to the development of activities to keep them active, this study relies on the CT to stimulate both cognition and the development of technological skills in the elderly, with the aim of developing cognitive training with Digital Literacy (DL) contents in a digital game. The research is of an applied nature, with a qualitative approach, and its methodology is Design Science Research (DSR), which aims to solve a practical problem through the development of an artifact and the formation of new knowledge. Thus, by carrying out a Systematic Mapping of Literature, it was possible to verify the greater interest and use of digital technologies by the elderly, with emphasis on mobile devices and that games are widely used to carry out activities with this public. Soon, as a result, a digital educational game was created, entitled "Pense Mais", with the proposed cognitive training with three challenges and 12 activities. The game was validated by the Digital Educational Materials (DEMs) instrument for mobile devices, aimed at the elderly, and its assessment was that "Pense Mais" is in accordance with the needs of the elderly. The main contribution of the research stands out as the innovative proposal of using a digital cognitive training based on the PC with Digital Literacy contents for the elderly, enabling them to have a critical thinking in this digital world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPessoa idosaTreinamento cognitivoLetramento digitalPensamento computacionalJogo digitalPense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPensemaisjogo_Pires_2022.pdfapplication/pdf11822713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52143/1/Pensemaisjogo_Pires_2022.pdfc947fc67f8b7a4c449e4d08cbf69c21fMD51123456789/521432023-04-13 21:25:20.791oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52143Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T00:25:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
title Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
spellingShingle Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
Pires, Andressa Kroeff
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pessoa idosa
Treinamento cognitivo
Letramento digital
Pensamento computacional
Jogo digital
title_short Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
title_full Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
title_fullStr Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
title_full_unstemmed Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
title_sort Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa
author Pires, Andressa Kroeff
author_facet Pires, Andressa Kroeff
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4697-8456
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9119024738564436
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fernandes, Kleber Tavares
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pereira, Beltrina da Purificação da Côrte
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Andressa Kroeff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
contributor_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pessoa idosa
Treinamento cognitivo
Letramento digital
Pensamento computacional
Jogo digital
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa idosa
Treinamento cognitivo
Letramento digital
Pensamento computacional
Jogo digital
description O Brasil possui uma tendência de crescimento da população idosa devido às melhores condições de saúde que os avanços desta área proporcionam, resultando em mais qualidade de vida. Neste sentido, o envelhecimento populacional suscita a busca por meios de capacitar cidadãos idosos a se manterem social e economicamente independentes e integrados à sociedade. Ressalta-se também que durante o processo de envelhecimento traz uma possível redução no desempenho cognitivo da pessoa idosa, ocasionando dificuldades na realização de tarefas comuns do dia-a-dia. Tradicionalmente são realizadas intervenções cognitivas com sessões conduzidas por especialistas da Psicologia. O Pensamento Computacional (PC), também, pode ser utilizado para o desenvolvimento cognitivo de pessoas idosas, pois trabalha com a resolução de problemas e na memorização a partir de atividades adaptadas. Focando neste público e percebendo como a tecnologia digital pode contribuir para o desenvolvimento de atividades para mantê-lo ativo, este estudo apoia-se no PC para estimular tanto a cognição quanto o desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos idosos, tendo como objetivo desenvolver um treino cognitivo com conteúdos de Letramento Digital (LD) a partir de um jogo digital. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, e sua metodologia é o Design Science Research (DSR), que visa a resolução de um problema prático mediante o desenvolvimento de um artefato e a formação de novos conhecimentos. Assim, com a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura foi possível verificar o interesse maior e o uso das tecnologias digitais pelos idosos, dando ênfase para os dispositivos móveis e que os jogos são muito usados para a realização de atividades com este público. Logo, como resultado, foi criado um jogo educacional digital, intitulado Pense Mais, com o treino cognitivo proposto com três desafios e 12 atividades. O jogo foi validado pelo instrumento de Materiais Educacionais Digitais (MEDs) para dispositivos móveis, direcionado para pessoas idosas, e sua avaliação foi que o "Pense Mais" está de acordo com as necessidades dos idosos. Destaca-se como principal contribuição da pesquisa a proposta inovadora da utilização de um treino cognitivo digital com base no PC com conteúdos de Letramento Digital para pessoas idosas, possibilitando que elas tenham um pensamento crítico nesse mundo digital.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T00:24:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T00:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Andressa Kroeff. Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa. Orientador: Isabel Dillmann Nunes. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52143
identifier_str_mv PIRES, Andressa Kroeff. Pense mais: jogo digital com treino cognitivo baseado em pensamento computacional com conteúdo de letramento digital para a pessoa idosa. Orientador: Isabel Dillmann Nunes. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52143/1/Pensemaisjogo_Pires_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c947fc67f8b7a4c449e4d08cbf69c21f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833022114988032