A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, João Paulo Lucena de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24910
Resumo: A linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. Metodologicamente, para a coleta e análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, notas de campo, diários de bordo, registro de fotos, áudio, vídeo e a análise dos três filmes criados pelos discentes: Caicó: cidade do medo; Uma ilha em Caicó; e Caicó: a cidade que clama por água. A estratégia de ensino se revelou como um caminho possível para os educandos realizarem a leitura crítica do “texto” audiovisual, problematizando as representações locais do espaço urbano e suas paisagens construídas por meio de técnicas específicas. A experiência realizada envolveu os alunos em situações de aprendizagem possibilitando o protagonismo juvenil, a motivação, a criatividade, a criticidade e a construção do conhecimento visando práticas cidadãs. Pensar em métodos de ensino que objetivem a alfabetização audiovisual na Geografia é inovar a prática docente sensibilizando o alunado sobre os modos de ouvir/olhar, pensar e viver o cotidiano urbano.
id UFRN_8049bba0e920eb88bc05a01f8dd8b230
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24910
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, João Paulo Lucena deCirino, Maria Reilta DantasNonato Júnior, RaimundoSilva, Jeane Medeiros2018-03-19T15:22:19Z2018-03-19T15:22:19Z2017-07-31MEDEIROS, João Paulo Lucena de. A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24910A linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. Metodologicamente, para a coleta e análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, notas de campo, diários de bordo, registro de fotos, áudio, vídeo e a análise dos três filmes criados pelos discentes: Caicó: cidade do medo; Uma ilha em Caicó; e Caicó: a cidade que clama por água. A estratégia de ensino se revelou como um caminho possível para os educandos realizarem a leitura crítica do “texto” audiovisual, problematizando as representações locais do espaço urbano e suas paisagens construídas por meio de técnicas específicas. A experiência realizada envolveu os alunos em situações de aprendizagem possibilitando o protagonismo juvenil, a motivação, a criatividade, a criticidade e a construção do conhecimento visando práticas cidadãs. Pensar em métodos de ensino que objetivem a alfabetização audiovisual na Geografia é inovar a prática docente sensibilizando o alunado sobre os modos de ouvir/olhar, pensar e viver o cotidiano urbano.Audiovisual language suggests ways of conceive and study the geographic space. The use of this representation by the Geography teacher is recurrent, in order to "introduce" the students to the various spatial events, and particularly those occurring in the city, thus supporting their discourse during a lesson. By understanding their production, we can reflect on the audiovisual and how this representation can be used in the classroom without serving only as a contents and concepts illustration. This research aimed to understand the audiovisual language production as a methodological procedure for teaching the city in school geography. The study was based on the proposal of a project called DOCGEO, developed in a pedagogical workshop with students of the High School 2nd year at Centro Educacional José Augusto Educational Center (CEJA) - state public school in the city of Caicó (Brazil). In this workshop, divided into 10 meetings, it was proposed to students produce mini-documentaries - audiovisual works of the cinema, but also amateur filmmakers who are interested in recording sound and image social practices in space. Methodologically, for the collection and analysis of data, we used the qualitative approach, through bibliographical and documentary research, participant observation, field notes, logbooks, photo registration, audio, video and analysis of the three films created by the students: Caicó: city of fear; An island in Caicó and Caicó: the city that cries for water. The teaching strategy proved to be a possible way for the students to critically read the audiovisual "text", problematizing the local representations of the urban space and its landscapes constructed through specific techniques. The experience involved the students in learning situations and enabling youth protagonism, motivation, creativity, criticality and the knowledge construction aimed at citizen practices. To think of teaching methods that aim at audiovisual literacy in Geography is to innovate the teaching practice by sensitizing the student about the ways of listening/looking, thinking and living the city everyday.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaMetodologia de ensinoLinguagem audiovisualMinidocumentáriosCidadeA linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain252673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/2/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt5387de0b531e351f4f509642d6f456b3MD52THUMBNAILJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/3/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg84cfe507325106b5ebe23e4d24add902MD53TEXTJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain252673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/2/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt5387de0b531e351f4f509642d6f456b3MD52THUMBNAILJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/3/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg84cfe507325106b5ebe23e4d24add902MD53ORIGINALJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdfJoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf4704481https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/1/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdfe247dd1ddaa2534eac1c011a452a6065MD51123456789/249102019-01-30 16:36:22.17oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24910Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:36:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
title A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
spellingShingle A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
Medeiros, João Paulo Lucena de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Metodologia de ensino
Linguagem audiovisual
Minidocumentários
Cidade
title_short A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
title_full A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
title_fullStr A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
title_full_unstemmed A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
title_sort A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
author Medeiros, João Paulo Lucena de
author_facet Medeiros, João Paulo Lucena de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cirino, Maria Reilta Dantas
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nonato Júnior, Raimundo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, João Paulo Lucena de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jeane Medeiros
contributor_str_mv Silva, Jeane Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Metodologia de ensino
Linguagem audiovisual
Minidocumentários
Cidade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Metodologia de ensino
Linguagem audiovisual
Minidocumentários
Cidade
description A linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. Metodologicamente, para a coleta e análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, notas de campo, diários de bordo, registro de fotos, áudio, vídeo e a análise dos três filmes criados pelos discentes: Caicó: cidade do medo; Uma ilha em Caicó; e Caicó: a cidade que clama por água. A estratégia de ensino se revelou como um caminho possível para os educandos realizarem a leitura crítica do “texto” audiovisual, problematizando as representações locais do espaço urbano e suas paisagens construídas por meio de técnicas específicas. A experiência realizada envolveu os alunos em situações de aprendizagem possibilitando o protagonismo juvenil, a motivação, a criatividade, a criticidade e a construção do conhecimento visando práticas cidadãs. Pensar em métodos de ensino que objetivem a alfabetização audiovisual na Geografia é inovar a prática docente sensibilizando o alunado sobre os modos de ouvir/olhar, pensar e viver o cotidiano urbano.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-19T15:22:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-19T15:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, João Paulo Lucena de. A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24910
identifier_str_mv MEDEIROS, João Paulo Lucena de. A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/2/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/3/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/2/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/3/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24910/1/JoaoPauloLucenaDeMedeiros_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5387de0b531e351f4f509642d6f456b3
84cfe507325106b5ebe23e4d24add902
5387de0b531e351f4f509642d6f456b3
84cfe507325106b5ebe23e4d24add902
e247dd1ddaa2534eac1c011a452a6065
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833067760549888