Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300001192p |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_cd51239fd95a5f6c69d7f4b0511912af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15249 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"Percepciones de egresados sobre educación a distancia en la serie de minidocumentales "De la distancia al cambio"EducaçãoEaD (Educação a Distância)Análise de discursoEgressosNúcleo de tecnologias educacionaisMinidocumentários audiovisuaisEducaciónEgresadosMinidocumentales audiovisualesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.En este estudio, analizamos la serie de minidocumentales audiovisuales De la distancia al cambio, producida por el Núcleo de Tecnología Educacional de la UFSM. Eses videos presentan algunas historias y experiencias a partir de los testimonios de egresados de cursos de la modalidad a distancia de la UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar las percepciones de los egresados de la institución acerca de la educación a distancia. Como procedimiento teórico-metodológico, utilizamos el Análisis de Discurso, relacionando los relatos de los egresados con sus contextos y con sus subjetividades. El corpus final, compuesto por cuatro videos, ha sido analizado a partir de dos categorías de análisis: la educación a distancia como oportunidad para la realización de sueños y la educación a distancia como posibilidad para la transformación personal y profesional. Por medio del análisis de los discursos de los egresados de cursos EaD de la UFSM, obtenemos un retorno esencial sobre historias y transformaciones posibles a partir de esa modalidad educativa. Los testimonios analizados se constituyen como recursos fundamentales para comprender la importancia de la educación a distancia y de la interiorización de las universidades, democratizando el acceso a la enseñanza superior pública, gratuita y de calidad. Por último, los videos analizados revelan la importancia de ofrecer oportunidades y alternativas para la educación, ya que ésta, en la percepción de los egresados de los cursos EaD, es comprendida como primordial para la superación de contextos difíciles y para la transformación de realidades.Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos depoimentos de egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar as percepções dos egressos da instituição a respeito da educação a distância. Como procedimento teórico-metodológico, utilizamos a Análise de Discurso, relacionando os relatos dos egressos com seus contextos e com suas subjetividades. O corpus final, composto por quatro vídeos, foi analisado a partir de duas categorias de análise: a educação a distância como oportunidade para a realização de sonhos e a educação a distância como possibilidade para a transformação pessoal e profissional. Por meio da análise dos discursos dos egressos de cursos EaD da UFSM, obtemos um retorno essencial sobre histórias e transformações possíveis a partir dessa modalidade educacional. Os depoimentos analisados constituem-se como recursos fundamentais para compreendermos a importância da educação a distância e da interiorização das universidades, democratizando o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Por fim, os vídeos analisados revelam a importância de oferecer oportunidades e alternativas para a educação, uma vez que esta, na percepção dos egressos de cursos EaD, é compreendida como primordial para a superação de contextos difíceis e para a transformação de realidades.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasPinto, Cândida MartinsCargnelutti, Camila Marchesan2019-01-08T15:03:20Z2019-01-08T15:03:20Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249ark:/26339/001300001192pporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-09T05:04:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-09T05:04:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" Percepciones de egresados sobre educación a distancia en la serie de minidocumentales "De la distancia al cambio" |
title |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
spellingShingle |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" Cargnelutti, Camila Marchesan Educação EaD (Educação a Distância) Análise de discurso Egressos Núcleo de tecnologias educacionais Minidocumentários audiovisuais Educación Egresados Minidocumentales audiovisuales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
title_full |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
title_fullStr |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
title_full_unstemmed |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
title_sort |
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" |
author |
Cargnelutti, Camila Marchesan |
author_facet |
Cargnelutti, Camila Marchesan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Cândida Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cargnelutti, Camila Marchesan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação EaD (Educação a Distância) Análise de discurso Egressos Núcleo de tecnologias educacionais Minidocumentários audiovisuais Educación Egresados Minidocumentales audiovisuales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação EaD (Educação a Distância) Análise de discurso Egressos Núcleo de tecnologias educacionais Minidocumentários audiovisuais Educación Egresados Minidocumentales audiovisuales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 2018 2019-01-08T15:03:20Z 2019-01-08T15:03:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300001192p |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300001192p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172428808060928 |