Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnelutti, Camila Marchesan
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300001192p
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_cd51239fd95a5f6c69d7f4b0511912af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15249
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"Percepciones de egresados sobre educación a distancia en la serie de minidocumentales "De la distancia al cambio"EducaçãoEaD (Educação a Distância)Análise de discursoEgressosNúcleo de tecnologias educacionaisMinidocumentários audiovisuaisEducaciónEgresadosMinidocumentales audiovisualesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.En este estudio, analizamos la serie de minidocumentales audiovisuales De la distancia al cambio, producida por el Núcleo de Tecnología Educacional de la UFSM. Eses videos presentan algunas historias y experiencias a partir de los testimonios de egresados de cursos de la modalidad a distancia de la UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar las percepciones de los egresados de la institución acerca de la educación a distancia. Como procedimiento teórico-metodológico, utilizamos el Análisis de Discurso, relacionando los relatos de los egresados con sus contextos y con sus subjetividades. El corpus final, compuesto por cuatro videos, ha sido analizado a partir de dos categorías de análisis: la educación a distancia como oportunidad para la realización de sueños y la educación a distancia como posibilidad para la transformación personal y profesional. Por medio del análisis de los discursos de los egresados de cursos EaD de la UFSM, obtenemos un retorno esencial sobre historias y transformaciones posibles a partir de esa modalidad educativa. Los testimonios analizados se constituyen como recursos fundamentales para comprender la importancia de la educación a distancia y de la interiorización de las universidades, democratizando el acceso a la enseñanza superior pública, gratuita y de calidad. Por último, los videos analizados revelan la importancia de ofrecer oportunidades y alternativas para la educación, ya que ésta, en la percepción de los egresados de los cursos EaD, es comprendida como primordial para la superación de contextos difíciles y para la transformación de realidades.Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos depoimentos de egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar as percepções dos egressos da instituição a respeito da educação a distância. Como procedimento teórico-metodológico, utilizamos a Análise de Discurso, relacionando os relatos dos egressos com seus contextos e com suas subjetividades. O corpus final, composto por quatro vídeos, foi analisado a partir de duas categorias de análise: a educação a distância como oportunidade para a realização de sonhos e a educação a distância como possibilidade para a transformação pessoal e profissional. Por meio da análise dos discursos dos egressos de cursos EaD da UFSM, obtemos um retorno essencial sobre histórias e transformações possíveis a partir dessa modalidade educacional. Os depoimentos analisados constituem-se como recursos fundamentais para compreendermos a importância da educação a distância e da interiorização das universidades, democratizando o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Por fim, os vídeos analisados revelam a importância de oferecer oportunidades e alternativas para a educação, uma vez que esta, na percepção dos egressos de cursos EaD, é compreendida como primordial para a superação de contextos difíceis e para a transformação de realidades.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasPinto, Cândida MartinsCargnelutti, Camila Marchesan2019-01-08T15:03:20Z2019-01-08T15:03:20Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249ark:/26339/001300001192pporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-09T05:04:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-09T05:04:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
Percepciones de egresados sobre educación a distancia en la serie de minidocumentales "De la distancia al cambio"
title Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
spellingShingle Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
Cargnelutti, Camila Marchesan
Educação
EaD (Educação a Distância)
Análise de discurso
Egressos
Núcleo de tecnologias educacionais
Minidocumentários audiovisuais
Educación
Egresados
Minidocumentales audiovisuales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
title_full Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
title_fullStr Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
title_full_unstemmed Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
title_sort Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
author Cargnelutti, Camila Marchesan
author_facet Cargnelutti, Camila Marchesan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Cândida Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnelutti, Camila Marchesan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
EaD (Educação a Distância)
Análise de discurso
Egressos
Núcleo de tecnologias educacionais
Minidocumentários audiovisuais
Educación
Egresados
Minidocumentales audiovisuales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
EaD (Educação a Distância)
Análise de discurso
Egressos
Núcleo de tecnologias educacionais
Minidocumentários audiovisuais
Educación
Egresados
Minidocumentales audiovisuales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2018
2019-01-08T15:03:20Z
2019-01-08T15:03:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300001192p
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249
identifier_str_mv ark:/26339/001300001192p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172428808060928