As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39814 |
Resumo: | Apresenta o Serviço de Referência (SR) no tocante às Bibliotecas Universitárias Federais da Região Nordeste do Brasil. Uma instituição de ensino superior é avaliada pela excelência de sua biblioteca, e para que isso ocorra, alguns objetivos são fundamentais, como atender bem e com agilidade, preservar os seus documentos, recuperar e disseminar informações, promover e divulgar eventos culturais, de acordo com os interesses e as necessidades dos seus usuários .Aponta informações relativas à estruturação e características dos referidos serviços, que possuem seus objetivos voltados para o apoio ao ensino, pesquisa e extensão acadêmicas. Estabelece como objetivo geral caracterizar os Serviços de Informação e Referência praticados pelas Bibliotecas universitárias das Instituições de Ensino Superior Federais do Nordeste. Os objetivos específicos se dividem com três finalidades: Realizar uma revisão de literatura sobre serviço de referência apontando-se desde os modelos convencionais até o serviço de referência virtual; mapear os produtos e serviços oferecidos nas bibliotecas universitárias do Nordeste brasileiro com vistas apontar as coincidências e divergências nestas práticas; identificar as diretrizes e critérios utilizados neste contexto. Para atender os objetivos, caracteriza o surgimento e a evolução histórica das universidades no mundo, indica os principais conceitos neste contexto educativo, assim como as políticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior. Utiliza como metodologia uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico e coleta documental nos sites, realizada por meio de pesquisa nos sistemas das referidas num total de 17 unidades, distribuídas em 9 Estados do Nordeste. Os resultados indicam que todas dispõem de atendimento de referência convencional e digital, porém precisam abranger o atendimento Virtual, investir em estrutura e recursos apropriados, verificou-se a atuação e competência do profissional do bibliotecário engajado em ampliar produtos e serviços virtuais para uma mediação eficiente da informação e atendimento ao usuário. Ao final, considera-se de grande valia a dedicação e o empenho dos bibliotecários do Serviço de Referência das BUs, em tempos de pandemia do COVID-19, momento crucial vivenciado desde o ano de 2020 no qual os profissionais se desdobram em atender virtualmente o público acadêmico, fazendo uso contínuo das mídias sociais e seguindo as normas de protocolo estabelecidas e acompanhando com seriedade o programa de cada instituição de ensino. Por fim, recomenda-se que devido ao protagonismo e ascensão dos serviços de referência neste contexto atual são necessários estudos futuros que analisem as tendências neste campo. |
id |
UFRN_805bd525c054557732e172a967e581bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39814 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos Filha, Regina Paulina dosGallotti, Mônica Marques CarvalhoSilva, Eliane Ferreira daCasimiro, Adelaide Helena TarginoGallotti, Mônica Marques Carvalho2021-05-07T13:23:52Z2021-09-29T11:17:11Z2021-05-07T13:23:52Z2021-09-29T11:17:11Z2021-04-1520160150247SANTOS FILHA, Regina Paulina dos. As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas. 2021. 68 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Centro Social de Ciências Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39814Apresenta o Serviço de Referência (SR) no tocante às Bibliotecas Universitárias Federais da Região Nordeste do Brasil. Uma instituição de ensino superior é avaliada pela excelência de sua biblioteca, e para que isso ocorra, alguns objetivos são fundamentais, como atender bem e com agilidade, preservar os seus documentos, recuperar e disseminar informações, promover e divulgar eventos culturais, de acordo com os interesses e as necessidades dos seus usuários .Aponta informações relativas à estruturação e características dos referidos serviços, que possuem seus objetivos voltados para o apoio ao ensino, pesquisa e extensão acadêmicas. Estabelece como objetivo geral caracterizar os Serviços de Informação e Referência praticados pelas Bibliotecas universitárias das Instituições de Ensino Superior Federais do Nordeste. Os objetivos específicos se dividem com três finalidades: Realizar uma revisão de literatura sobre serviço de referência apontando-se desde os modelos convencionais até o serviço de referência virtual; mapear os produtos e serviços oferecidos nas bibliotecas universitárias do Nordeste brasileiro com vistas apontar as coincidências e divergências nestas práticas; identificar as diretrizes e critérios utilizados neste contexto. Para atender os objetivos, caracteriza o surgimento e a evolução histórica das universidades no mundo, indica os principais conceitos neste contexto educativo, assim como as políticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior. Utiliza como metodologia uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico e coleta documental nos sites, realizada por meio de pesquisa nos sistemas das referidas num total de 17 unidades, distribuídas em 9 Estados do Nordeste. Os resultados indicam que todas dispõem de atendimento de referência convencional e digital, porém precisam abranger o atendimento Virtual, investir em estrutura e recursos apropriados, verificou-se a atuação e competência do profissional do bibliotecário engajado em ampliar produtos e serviços virtuais para uma mediação eficiente da informação e atendimento ao usuário. Ao final, considera-se de grande valia a dedicação e o empenho dos bibliotecários do Serviço de Referência das BUs, em tempos de pandemia do COVID-19, momento crucial vivenciado desde o ano de 2020 no qual os profissionais se desdobram em atender virtualmente o público acadêmico, fazendo uso contínuo das mídias sociais e seguindo as normas de protocolo estabelecidas e acompanhando com seriedade o programa de cada instituição de ensino. Por fim, recomenda-se que devido ao protagonismo e ascensão dos serviços de referência neste contexto atual são necessários estudos futuros que analisem as tendências neste campo.This work deals with issues related to Reference Service regarding to Federal Academic Libraries in the Northeast Region of Brazil. Academic libraries are perceived as higher education institutions and are evaluated by the excellence of its library. In order for this to be achieved some objectives are fundamental, such as serving well and with agility, preserving its documents, recovering and disseminating information, promoting and cultural events, all done according to the interests and needs of its users. Thus, the research points out the characteristics of these services, which have their objectives aimed at supporting academic teaching, research and extension. It establishes as a general objective to characterize the Information and Reference Services practiced by university libraries of Federal Higher Education Institutions in the Northeast of Brazil. The specific objectives are divided into three purposes: To carry out a literature review on the reference service, ranging from conventional models to the virtual reference service; map the products and services offered in these academic libraries pointing out the coincidences and divergences in these practices; identify the guidelines and criteria used in this context. To meet the objectives, it characterizes the emergence and historical evolution of universities in the world, indicates the main concepts in this educational context, as well as the policies directed to Higher Education Institutions. It uses as a methodology an exploratory-descriptive research with a qualitative approach, based on a bibliographic survey and documentary collection on the sites, carried out through research in the systems of the in a total of 17 libraries, distributed in 9 Northeast States. Results indicate that all researched libraries have conventional and digital reference services. On the other hand, it is seen that these libraries are in process of adapting to Virtual Reference services. It is necessary to invest in appropriate structure and resources, increase librarian performance and competence that is engaged in expanding virtual products and services for an efficient information mediation user service. In the end, the dedication and commitment of the librarians in Reference Service, in times of the pandemic of the COVID-19, is considered of great value in a crucial moment since the year of 2020 in which the professionals strive to serve academic public virtually, making continuous use of social media and following the established rules and protocol in each educational institution. Finally, future studies are needed to analyze trends in this field is recommended that due to the leading role and rise of reference services in this current context.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaServiço de referênciaServiço de Referência VirtualBibliotecas universitáriasUniversidades FederaisRegião Nordeste (Brasil)Reference service.Virtual Reference Service.Academic libraries.Federal UniversitiesNortheast Region (Brazil)As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAsInstituicoesFederaisdeEnsinoSuperior_SantosFilha_2021.pdfapplication/pdf3709071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39814/1/AsInstituicoesFederaisdeEnsinoSuperior_SantosFilha_2021.pdf3e31eddb0ef534315c8370a5736574feMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39814/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/398142021-09-29 08:17:11.948oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:17:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
title |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
spellingShingle |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas Santos Filha, Regina Paulina dos Serviço de referência Serviço de Referência Virtual Bibliotecas universitárias Universidades Federais Região Nordeste (Brasil) Reference service. Virtual Reference Service. Academic libraries. Federal Universities Northeast Region (Brazil) |
title_short |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
title_full |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
title_fullStr |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
title_full_unstemmed |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
title_sort |
As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas |
author |
Santos Filha, Regina Paulina dos |
author_facet |
Santos Filha, Regina Paulina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gallotti, Mônica Marques Carvalho |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Eliane Ferreira da |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Casimiro, Adelaide Helena Targino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Filha, Regina Paulina dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallotti, Mônica Marques Carvalho |
contributor_str_mv |
Gallotti, Mônica Marques Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço de referência Serviço de Referência Virtual Bibliotecas universitárias Universidades Federais Região Nordeste (Brasil) Reference service. Virtual Reference Service. Academic libraries. Federal Universities Northeast Region (Brazil) |
topic |
Serviço de referência Serviço de Referência Virtual Bibliotecas universitárias Universidades Federais Região Nordeste (Brasil) Reference service. Virtual Reference Service. Academic libraries. Federal Universities Northeast Region (Brazil) |
description |
Apresenta o Serviço de Referência (SR) no tocante às Bibliotecas Universitárias Federais da Região Nordeste do Brasil. Uma instituição de ensino superior é avaliada pela excelência de sua biblioteca, e para que isso ocorra, alguns objetivos são fundamentais, como atender bem e com agilidade, preservar os seus documentos, recuperar e disseminar informações, promover e divulgar eventos culturais, de acordo com os interesses e as necessidades dos seus usuários .Aponta informações relativas à estruturação e características dos referidos serviços, que possuem seus objetivos voltados para o apoio ao ensino, pesquisa e extensão acadêmicas. Estabelece como objetivo geral caracterizar os Serviços de Informação e Referência praticados pelas Bibliotecas universitárias das Instituições de Ensino Superior Federais do Nordeste. Os objetivos específicos se dividem com três finalidades: Realizar uma revisão de literatura sobre serviço de referência apontando-se desde os modelos convencionais até o serviço de referência virtual; mapear os produtos e serviços oferecidos nas bibliotecas universitárias do Nordeste brasileiro com vistas apontar as coincidências e divergências nestas práticas; identificar as diretrizes e critérios utilizados neste contexto. Para atender os objetivos, caracteriza o surgimento e a evolução histórica das universidades no mundo, indica os principais conceitos neste contexto educativo, assim como as políticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior. Utiliza como metodologia uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico e coleta documental nos sites, realizada por meio de pesquisa nos sistemas das referidas num total de 17 unidades, distribuídas em 9 Estados do Nordeste. Os resultados indicam que todas dispõem de atendimento de referência convencional e digital, porém precisam abranger o atendimento Virtual, investir em estrutura e recursos apropriados, verificou-se a atuação e competência do profissional do bibliotecário engajado em ampliar produtos e serviços virtuais para uma mediação eficiente da informação e atendimento ao usuário. Ao final, considera-se de grande valia a dedicação e o empenho dos bibliotecários do Serviço de Referência das BUs, em tempos de pandemia do COVID-19, momento crucial vivenciado desde o ano de 2020 no qual os profissionais se desdobram em atender virtualmente o público acadêmico, fazendo uso contínuo das mídias sociais e seguindo as normas de protocolo estabelecidas e acompanhando com seriedade o programa de cada instituição de ensino. Por fim, recomenda-se que devido ao protagonismo e ascensão dos serviços de referência neste contexto atual são necessários estudos futuros que analisem as tendências neste campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-07T13:23:52Z 2021-09-29T11:17:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-07T13:23:52Z 2021-09-29T11:17:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20160150247 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS FILHA, Regina Paulina dos. As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas. 2021. 68 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Centro Social de Ciências Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39814 |
identifier_str_mv |
20160150247 SANTOS FILHA, Regina Paulina dos. As Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro: caracterização dos serviços de referência das bibliotecas. 2021. 68 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Centro Social de Ciências Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39814/1/AsInstituicoesFederaisdeEnsinoSuperior_SantosFilha_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39814/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e31eddb0ef534315c8370a5736574fe 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686378838294528 |