Navegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cena
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52094 |
Resumo: | Este trabalho é formado por duas camadas, a primeira, referente aos processos discursivos e reflexivos sobre a autoficção. A segunda, uma camada poética que atravessa a primeira, reorganizando e deslocando os olhares para o próprio ato do meu ser/fazer pesquisador/pesquisar. Essa pesquisa tem por objetivo investigar a autoficção no teatro, percebendo sua trajetória desde a literatura, onde o termo foi cunhado por Serge Doubrovysk, em 1977, até chegar ao campo das Artes Cênicas, com a perspectiva de identificar estruturas que facilitem o reconhecimento dessas produções. Para fazer uma análise sobre esse tipo de produção autoficcional, crio duas rotas que formam essa minha experiência em navegância para perceber as relações de referencialidade nominal, a ficcionalização como modelagens de acontecimentos e uma abordagem não narcísica do eu. A primeira rota está associada à origem do termo autoficção na literatura e, posteriormente, à utilização do termo no teatro. A segunda, volta-se ao estudo de caso do espetáculo Deus te faça feliz do Coletivo de Teatro Aruã (PB), no intuito de perceber quais elementos entre dramaturgia, espaço e encenação podem contribuir para perceber a autoficção no campo teatral, como também, quais podem ser os elementos de ficcionalização de uma obra e suas possíveis (re)elaborações da memória nesse processo. |
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Barbosa Segundo, Miguel Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/0685103400388947http://lattes.cnpq.br/9851844088693131Chiamulera, MárciaOliveira, Adriano Moraes dehttp://lattes.cnpq.br/4119639556374645Lopes, Melissa dos Santos2023-04-11T20:44:49Z2023-04-11T20:44:49Z2022-10-31BARBOSA SEGUNDO, Miguel Eugênio. Navegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cena. Orientador: Melissa dos Santos Lopes. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52094Este trabalho é formado por duas camadas, a primeira, referente aos processos discursivos e reflexivos sobre a autoficção. A segunda, uma camada poética que atravessa a primeira, reorganizando e deslocando os olhares para o próprio ato do meu ser/fazer pesquisador/pesquisar. Essa pesquisa tem por objetivo investigar a autoficção no teatro, percebendo sua trajetória desde a literatura, onde o termo foi cunhado por Serge Doubrovysk, em 1977, até chegar ao campo das Artes Cênicas, com a perspectiva de identificar estruturas que facilitem o reconhecimento dessas produções. Para fazer uma análise sobre esse tipo de produção autoficcional, crio duas rotas que formam essa minha experiência em navegância para perceber as relações de referencialidade nominal, a ficcionalização como modelagens de acontecimentos e uma abordagem não narcísica do eu. A primeira rota está associada à origem do termo autoficção na literatura e, posteriormente, à utilização do termo no teatro. A segunda, volta-se ao estudo de caso do espetáculo Deus te faça feliz do Coletivo de Teatro Aruã (PB), no intuito de perceber quais elementos entre dramaturgia, espaço e encenação podem contribuir para perceber a autoficção no campo teatral, como também, quais podem ser os elementos de ficcionalização de uma obra e suas possíveis (re)elaborações da memória nesse processo.This work is formed by two layers, the first, destined to discursive and reflective processes on autofiction. The second, a poetic layer that crosses the first, reorganizing and shifting the eyes to the very act of my being/doing researcher/research. This research aims to investigate autofiction in theatre, perceiving its trajectory from literature, where the term was coined by Serge Doubrovysk in 1977, until reaching the field of the Performing Arts, with the perspective of identifying structures that facilitate the recognition of these productions. To make an analysis of this type of autoficcional production, two routes were created that form this experience of my navegancias to perceive the relationships of nominal referentiality, fictionalization as models of real events and a non-narcissistic approach of the self. The first route is associated with the origin of the term autofiction in the literature and, later, the use of the term in the theater. The second one turn to the case study of the show God make you happy, from the Aruã Theater Collective (PB), in order to perceive which elements between dramaturgy, space and staging can contribute to perceive self-fiction in the theatrical field, as well as what can be the elements of fictionalization of a work and its possible (re)elaborations of memory in this process.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatroTeatro - autoficçãoTeatro - encenaçãoMemóriaNavegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaveganciasautoficcionaisrotas_BarbosaSegundo_2022.pdfapplication/pdf2720020https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52094/1/Naveganciasautoficcionaisrotas_BarbosaSegundo_2022.pdf35e20cc53830b9a7de24e629d9da8df1MD51123456789/520942023-04-11 17:45:32.536oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52094Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-11T20:45:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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