Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Roberto Cruz e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Fernando Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94837
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a influência da utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) no processo de ensino e aprendizagem de HTML. O OA foi desenvolvido para apoiar processos de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa. Para isso, possibilitou múltiplos feedbacks aos atores do processo, permitindo o professor mediar a aprendizagem e os estudantes trabalharem de forma colaborativa. O método de investigação adotado foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma turma de 1º ano de um curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal. Foi possível concluir que a abordagem pedagógica adotada possibilitou ganhos motivacionais, melhorias das relações sociais, divisão na responsabilidade de aprendizagem, comunicação mais eficiente, realização de ajustes no processo, atendimento mais rápido das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e ganhos de desempenho na avaliação somativa de estudantes de baixo desempenho.
id UFRGS-7_3df710d467768dcda51bcda938bdac85
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94837
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem ColaborativaRecursos EducacionaisObjeto de AprendizagemAvaliação FormativaAprendizagem ColaborativaTecnologias Informação e Comunicação no ensinoObjetos de aprendizagemavaliação formativaaprendizagem colaborativaO objetivo do estudo foi analisar a influência da utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) no processo de ensino e aprendizagem de HTML. O OA foi desenvolvido para apoiar processos de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa. Para isso, possibilitou múltiplos feedbacks aos atores do processo, permitindo o professor mediar a aprendizagem e os estudantes trabalharem de forma colaborativa. O método de investigação adotado foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma turma de 1º ano de um curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal. Foi possível concluir que a abordagem pedagógica adotada possibilitou ganhos motivacionais, melhorias das relações sociais, divisão na responsabilidade de aprendizagem, comunicação mais eficiente, realização de ajustes no processo, atendimento mais rápido das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e ganhos de desempenho na avaliação somativa de estudantes de baixo desempenho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9483710.22456/1982-1654.94837Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94837/55729Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Roberto Cruz eMatos, Fernando Barbosa2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/94837Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
title Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
spellingShingle Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
Silva, José Roberto Cruz e
Recursos Educacionais
Objeto de Aprendizagem
Avaliação Formativa
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias Informação e Comunicação no ensino
Objetos de aprendizagem
avaliação formativa
aprendizagem colaborativa
title_short Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
title_full Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
title_fullStr Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
title_full_unstemmed Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
title_sort Objeto de Aprendizagem para o ensino de HTML: perspectivas de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa
author Silva, José Roberto Cruz e
author_facet Silva, José Roberto Cruz e
Matos, Fernando Barbosa
author_role author
author2 Matos, Fernando Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Roberto Cruz e
Matos, Fernando Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Educacionais
Objeto de Aprendizagem
Avaliação Formativa
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias Informação e Comunicação no ensino
Objetos de aprendizagem
avaliação formativa
aprendizagem colaborativa
topic Recursos Educacionais
Objeto de Aprendizagem
Avaliação Formativa
Aprendizagem Colaborativa
Tecnologias Informação e Comunicação no ensino
Objetos de aprendizagem
avaliação formativa
aprendizagem colaborativa
description O objetivo do estudo foi analisar a influência da utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) no processo de ensino e aprendizagem de HTML. O OA foi desenvolvido para apoiar processos de Avaliação Formativa e Aprendizagem Colaborativa. Para isso, possibilitou múltiplos feedbacks aos atores do processo, permitindo o professor mediar a aprendizagem e os estudantes trabalharem de forma colaborativa. O método de investigação adotado foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma turma de 1º ano de um curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal. Foi possível concluir que a abordagem pedagógica adotada possibilitou ganhos motivacionais, melhorias das relações sociais, divisão na responsabilidade de aprendizagem, comunicação mais eficiente, realização de ajustes no processo, atendimento mais rápido das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e ganhos de desempenho na avaliação somativa de estudantes de baixo desempenho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94837
10.22456/1982-1654.94837
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94837
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.94837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94837/55729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184148598784