Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338 |
Resumo: | A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor. |
id |
UFRN_814081f6483388ef2a7c992bdcdfb07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28338 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, David Harlyson Poroca daMadeira, Charles Andrye GalvãoAranha, Eduardo Henrique da SilvaBehar, Patricia AlejandraAndrade, Adja Ferreira de2020-01-21T20:51:54Z2020-01-21T20:51:54Z2019-09-03SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor.Formative assessment is seen as a pedagogical process capable of assessing whether the students' learning process is meeting the pedagogical objectives proposed by the teacher. This process is continuous, which means that the teacher needs data regarding the students' performance in the process so that it can be possible to evaluate to what extent they are “learning” what was proposed and if they need pedagogical intervention. However, this process, when done manually, makes the teacher's task exhausting due to the amount of data that needs to be collected and analyzed so that he can know where to intervene and who needs intervention. In addition, some data are difficult to obtain, specially in a collaborative environment, which is the achievement of a student in group activities, as only data related to the group as a whole can be more easily collected, neglecting individual performance within the group; in other words, the extent to which each member of the group contributed to the final outcome. Therefore, this project proposes a software model capable of obtaining this data, besides introducing the concept of gamification in the evaluation process, making it a more engaging activity for students. An evaluation conducted with a group of students revealed that the model, when applied in a collaborative learning environment with gamification elements, was able to increase their performance in the proposed activity and provide the teacher with relevant process data.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação formativaAprendizagem colaborativaGamificaçãoAvaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain180706https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/2/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtbfd9fc888585d3aba86fbbfcf5b2813fMD52THUMBNAILAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpgAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/3/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpg566768258cc54db16393bfbe7f7a555eMD53ORIGINALAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdfapplication/pdf3446205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/1/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdfa819535b8db9bd1decd9de21ce21c822MD51123456789/283382020-01-26 04:31:34.09oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28338Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:31:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
title |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
spellingShingle |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa Silva, David Harlyson Poroca da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação formativa Aprendizagem colaborativa Gamificação |
title_short |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
title_full |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
title_fullStr |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
title_sort |
Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa |
author |
Silva, David Harlyson Poroca da |
author_facet |
Silva, David Harlyson Poroca da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Madeira, Charles Andrye Galvão |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Behar, Patricia Alejandra |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, David Harlyson Poroca da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
contributor_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação formativa Aprendizagem colaborativa Gamificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Aprendizagem colaborativa Gamificação |
description |
A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-21T20:51:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-21T20:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338 |
identifier_str_mv |
SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/2/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/3/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/1/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfd9fc888585d3aba86fbbfcf5b2813f 566768258cc54db16393bfbe7f7a555e a819535b8db9bd1decd9de21ce21c822 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832864957562880 |