A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gerson Eugênio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.
id UFRN_81b17e955628057fe76397c1a4a1447e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25794
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Gerson EugênioRadford, LuisBandeira, Francisco de AssisOliveira, Rosalba Lopes deMorey, Bernadete Barbosa2018-09-10T20:20:03Z2018-09-10T20:20:03Z2018-07-19COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.The present study has as main objective the elaboration of a proposal of pedagogical action of Mathematics turned to beekeeping. To carry out our study, we opted for qualitative research, bibliographic research and a semi-structured interview. As educational theories, we chose the Theory of Objectivation and the Freirean Pedagogy for orientation in our proposal, being the main references of these theories Luis Radford and Paulo Freire. We initially carried out studies on beekeeping to update the most pressing problems related to this economic activity, which pointed to the disappearance of bees as a problem that could affect humanity in the near future. Therefore, this topic was incorporated into our proposal. After that, we systematized the educational product entitled Applied Mathematics to Apiculture: from the perspective of the Theory of Objectivation and Freirean Pedagogy. In the conversation with beekeepers, they gave us indications that the mathematics required for such a proposal should be that related to notions to account for beekeeping production, such as measures, percentage, expenses, revenue and profit. The product was applied in mini-course format, in which we can positively evaluate the proposal of pedagogical action of Mathematics for apiculture using the following arguments: the mini-course was well accepted by the participants and the accomplishment of the Mathematical tasks was fulfilled; the proposal was based on compatible and complementary learning theories; the dynamics of the course followed the one proposed by the educational theories adopted; the integration of generating themes, readings of academic texts, and the development of Mathematics activities were achieved. We hope to provide elements for new reflections on teaching, opening new possibilities for thinking about the classroom and collaborating with the progress in research related to Teaching Mathematics.porMatemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e pedagogia FreireanaMatemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireanahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52901CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAMatemática para apiculturaTeoria da objetivaçãoPedagogia freireanaA matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdfapplication/pdf3663306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/1/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf79fe2959079ddaafc896a862db32ba23MD51TEXTMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/2/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtff8dd34f9b990de6a68fb6a30e31eec1MD52ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain42412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/5/ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txt5bfd455e6378b4608e99f49f6dad5c82MD55THUMBNAILMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpgMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2754https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/3/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpg4f5a756ca4d8740d70fdad047943f655MD53123456789/257942023-06-26 19:31:03.375oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25794Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T22:31:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
title A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
spellingShingle A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
Costa, Gerson Eugênio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Matemática para apicultura
Teoria da objetivação
Pedagogia freireana
title_short A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
title_full A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
title_fullStr A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
title_full_unstemmed A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
title_sort A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
author Costa, Gerson Eugênio
author_facet Costa, Gerson Eugênio
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gerson Eugênio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Radford, Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Radford, Luis
Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Matemática para apicultura
Teoria da objetivação
Pedagogia freireana
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática para apicultura
Teoria da objetivação
Pedagogia freireana
description O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-10T20:20:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-10T20:20:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794
identifier_str_mv COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e pedagogia Freireana
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv Matemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/1/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/2/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/5/ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/3/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79fe2959079ddaafc896a862db32ba23
ff8dd34f9b990de6a68fb6a30e31eec1
5bfd455e6378b4608e99f49f6dad5c82
4f5a756ca4d8740d70fdad047943f655
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117624651317248