A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática. |
id |
UFRN_81b17e955628057fe76397c1a4a1447e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25794 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Gerson EugênioRadford, LuisBandeira, Francisco de AssisOliveira, Rosalba Lopes deMorey, Bernadete Barbosa2018-09-10T20:20:03Z2018-09-10T20:20:03Z2018-07-19COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.The present study has as main objective the elaboration of a proposal of pedagogical action of Mathematics turned to beekeeping. To carry out our study, we opted for qualitative research, bibliographic research and a semi-structured interview. As educational theories, we chose the Theory of Objectivation and the Freirean Pedagogy for orientation in our proposal, being the main references of these theories Luis Radford and Paulo Freire. We initially carried out studies on beekeeping to update the most pressing problems related to this economic activity, which pointed to the disappearance of bees as a problem that could affect humanity in the near future. Therefore, this topic was incorporated into our proposal. After that, we systematized the educational product entitled Applied Mathematics to Apiculture: from the perspective of the Theory of Objectivation and Freirean Pedagogy. In the conversation with beekeepers, they gave us indications that the mathematics required for such a proposal should be that related to notions to account for beekeeping production, such as measures, percentage, expenses, revenue and profit. The product was applied in mini-course format, in which we can positively evaluate the proposal of pedagogical action of Mathematics for apiculture using the following arguments: the mini-course was well accepted by the participants and the accomplishment of the Mathematical tasks was fulfilled; the proposal was based on compatible and complementary learning theories; the dynamics of the course followed the one proposed by the educational theories adopted; the integration of generating themes, readings of academic texts, and the development of Mathematics activities were achieved. We hope to provide elements for new reflections on teaching, opening new possibilities for thinking about the classroom and collaborating with the progress in research related to Teaching Mathematics.porMatemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e pedagogia FreireanaMatemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireanahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52901CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAMatemática para apiculturaTeoria da objetivaçãoPedagogia freireanaA matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdfapplication/pdf3663306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/1/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf79fe2959079ddaafc896a862db32ba23MD51TEXTMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/2/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txtff8dd34f9b990de6a68fb6a30e31eec1MD52ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain42412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/5/ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txt5bfd455e6378b4608e99f49f6dad5c82MD55THUMBNAILMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpgMatemáticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2754https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/3/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpg4f5a756ca4d8740d70fdad047943f655MD53123456789/257942023-06-26 19:31:03.375oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25794Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T22:31:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
title |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
spellingShingle |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana Costa, Gerson Eugênio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Matemática para apicultura Teoria da objetivação Pedagogia freireana |
title_short |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
title_full |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
title_fullStr |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
title_full_unstemmed |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
title_sort |
A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
author |
Costa, Gerson Eugênio |
author_facet |
Costa, Gerson Eugênio |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bandeira, Francisco de Assis |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Rosalba Lopes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gerson Eugênio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Radford, Luis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
contributor_str_mv |
Radford, Luis Morey, Bernadete Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Matemática para apicultura Teoria da objetivação Pedagogia freireana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática para apicultura Teoria da objetivação Pedagogia freireana |
description |
O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-10T20:20:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-10T20:20:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794 |
identifier_str_mv |
COSTA, Gerson Eugênio. A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e pedagogia Freireana |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
Matemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/1/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/2/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/5/ProdutoEducacional_Costa_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25794/3/Matem%c3%a1ticaaplicadaapicultura_Costa_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79fe2959079ddaafc896a862db32ba23 ff8dd34f9b990de6a68fb6a30e31eec1 5bfd455e6378b4608e99f49f6dad5c82 4f5a756ca4d8740d70fdad047943f655 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117624651317248 |