A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iracyara Maria Assunção de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573
Resumo: A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escola
id UFRN_823833da3f54d51f2dfbdcdd972299cc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14573
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Iracyara Maria Assunção dehttp://lattes.cnpq.br/8157472811354857http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Santos, Antônio de Pádua doshttp://lattes.cnpq.br/9063486087784385Dias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Darido, Suraya Cristinahttp://lattes.cnpq.br/1055731898835975Melo, José Pereira de2014-12-17T14:36:48Z2014-06-032014-12-17T14:36:48Z2013-12-17SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoTemas transversais. Prática pedagógica. Educação físicaTransversal themes, Teaching practice. Physical educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIracyaraMAS_DISSERT.pdfapplication/pdf1210761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/1/IracyaraMAS_DISSERT.pdf705ea4fe266607ab077595767dca76d0MD51TEXTIracyaraMAS_DISSERT.pdf.txtIracyaraMAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain509294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/6/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.txt530cd4d61e07f1bbc7bb8f92f9a47c40MD56THUMBNAILIracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpgIracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/7/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpg9f38f13cd77c069fd58cfd674b28b233MD57123456789/145732017-11-02 00:35:35.144oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14573Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:35:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
title A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
spellingShingle A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
Souza, Iracyara Maria Assunção de
Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física
Transversal themes, Teaching practice. Physical education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
title_full A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
title_fullStr A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
title_full_unstemmed A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
title_sort A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
author Souza, Iracyara Maria Assunção de
author_facet Souza, Iracyara Maria Assunção de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8157472811354857
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Santos, Antônio de Pádua dos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9063486087784385
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1055731898835975
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iracyara Maria Assunção de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física
topic Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física
Transversal themes, Teaching practice. Physical education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Transversal themes, Teaching practice. Physical education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escola
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-03
2014-12-17T14:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573
identifier_str_mv SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/1/IracyaraMAS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/6/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/7/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 705ea4fe266607ab077595767dca76d0
530cd4d61e07f1bbc7bb8f92f9a47c40
9f38f13cd77c069fd58cfd674b28b233
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117744540254208