A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573 |
Resumo: | A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escola |
id |
UFRN_823833da3f54d51f2dfbdcdd972299cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14573 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Iracyara Maria Assunção dehttp://lattes.cnpq.br/8157472811354857http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Santos, Antônio de Pádua doshttp://lattes.cnpq.br/9063486087784385Dias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Darido, Suraya Cristinahttp://lattes.cnpq.br/1055731898835975Melo, José Pereira de2014-12-17T14:36:48Z2014-06-032014-12-17T14:36:48Z2013-12-17SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoTemas transversais. Prática pedagógica. Educação físicaTransversal themes, Teaching practice. Physical educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIracyaraMAS_DISSERT.pdfapplication/pdf1210761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/1/IracyaraMAS_DISSERT.pdf705ea4fe266607ab077595767dca76d0MD51TEXTIracyaraMAS_DISSERT.pdf.txtIracyaraMAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain509294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/6/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.txt530cd4d61e07f1bbc7bb8f92f9a47c40MD56THUMBNAILIracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpgIracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/7/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpg9f38f13cd77c069fd58cfd674b28b233MD57123456789/145732017-11-02 00:35:35.144oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14573Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:35:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
title |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
spellingShingle |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado Souza, Iracyara Maria Assunção de Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física Transversal themes, Teaching practice. Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
title_full |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
title_fullStr |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
title_full_unstemmed |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
title_sort |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
author |
Souza, Iracyara Maria Assunção de |
author_facet |
Souza, Iracyara Maria Assunção de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8157472811354857 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Antônio de Pádua dos |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9063486087784385 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1055731898835975 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Iracyara Maria Assunção de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, José Pereira de |
contributor_str_mv |
Melo, José Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física |
topic |
Temas transversais. Prática pedagógica. Educação física Transversal themes, Teaching practice. Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Transversal themes, Teaching practice. Physical education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo rola bola , sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir-se prática pedagógica que aborda os conteúdos de forma sistematizada, não se tem de forma precisa a ordenação e sequenciação dos aprendizados de práticas corporais, tampouco a introdução de temas transversais, os quais não poderiam ser aprendidos sem uma ação pedagógica concreta do professor. A interação professor-estudante afetiva e dialógica favoreceu que os estudantes se permitissem participar das experiências corporais de um jeito diferente, aceitando aprender os conteúdos curriculares em conjunto com os temas transversais, passando a perceber as aulas de educação física como espaços de experiências de movimento que lhes permitiram atribuir sentido/significado, além do conhecimento sobre o universo da cultura de movimento. A nosso ver, acrescentamos também que a escola não valorizou o trabalho com os temas transversais, pois a recente discussão sobre a inserção desses temas como temáticas relevantes, que devem ser tratadas pedagogicamente em conjunto nos componentes curriculares, ainda não é contemplada expressivamente no projeto curricular da escola |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-03 2014-12-17T14:36:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Iracyara Maria Assunção de. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/1/IracyaraMAS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/6/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14573/7/IracyaraMAS_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
705ea4fe266607ab077595767dca76d0 530cd4d61e07f1bbc7bb8f92f9a47c40 9f38f13cd77c069fd58cfd674b28b233 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832890967490560 |