Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Yorran
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130
Resumo: A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão.
id UFRN_83164cb44a4e8cc99d5b5fb99c8b40de
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53130
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Yorranhttp://lattes.cnpq.br/6251956085426126http://lattes.cnpq.br/8311890222500377Santos, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7761735373543450Burgos, Tacianahttp://lattes.cnpq.br/08108422939332952023-07-07T15:21:43Z2023-07-07T15:21:43Z2023-06-27NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão.The present dissertation aims to investigate the phenomenon of the metaverse in order to comprehend the context in which it emerges and expands, as well as to explore its potential applications in the realm of marketing and advertising. The objective is to provide accessible knowledge about the metaverse, highlighting its strategic utility as a communication channel and analyzing its social and economic impacts. The study is based on an exploratory literature review, gathering information about its creation and discussing its market integration and economy. The controversy generated by the investment in a cultural event in the metaverse, proposed by the city of São Paulo in 2023, was used as an example to illustrate the relevance and growing presence of this technology. Emphasizing the importance of understanding the metaverse as a tool for marketing, advertising, and propaganda, as well as its effects on society, digital inclusion plays a fundamental role in ensuring broad and equitable participation in the next era of the internet. The main authors referenced in this research include Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais and Mattiazo (2022), and Rospigliosi (2022). The conducted research led to the conclusion that we are currently experiencing a pre-metaverse era, in which the transition from the current internet to the metaverse will occur gradually, bringing about significant cultural changes that will impact our relationships, forms of entertainment, and expression.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMetaverso. Marketing. Publicidade. ComunicaçãoMetaverse. Marketing. Advertising. CommunicationMetaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicaçãoMetaverse: genesis, economy, and application as a communication toolMetaverso: génesis, economía y aplicación como herramienta de comunicacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdfGeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdfapplication/pdf25732387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/1/GeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdf12be6f5b7fb0778904a9c41cc739fbb8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/531302023-07-26 09:44:38.91oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-26T12:44:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Metaverse: genesis, economy, and application as a communication tool
Metaverso: génesis, economía y aplicación como herramienta de comunicación
title Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
spellingShingle Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
Nascimento, Yorran
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação
Metaverse. Marketing. Advertising. Communication
title_short Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
title_full Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
title_fullStr Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
title_full_unstemmed Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
title_sort Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
author Nascimento, Yorran
author_facet Nascimento, Yorran
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6251956085426126
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8311890222500377
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7761735373543450
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Burgos, Taciana
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0810842293933295
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Yorran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação
Metaverse. Marketing. Advertising. Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação
Metaverse. Marketing. Advertising. Communication
description A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T15:21:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T15:21:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130
identifier_str_mv NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/1/GeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12be6f5b7fb0778904a9c41cc739fbb8
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833040217604096