Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130 |
Resumo: | A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão. |
id |
UFRN_83164cb44a4e8cc99d5b5fb99c8b40de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53130 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Yorranhttp://lattes.cnpq.br/6251956085426126http://lattes.cnpq.br/8311890222500377Santos, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7761735373543450Burgos, Tacianahttp://lattes.cnpq.br/08108422939332952023-07-07T15:21:43Z2023-07-07T15:21:43Z2023-06-27NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão.The present dissertation aims to investigate the phenomenon of the metaverse in order to comprehend the context in which it emerges and expands, as well as to explore its potential applications in the realm of marketing and advertising. The objective is to provide accessible knowledge about the metaverse, highlighting its strategic utility as a communication channel and analyzing its social and economic impacts. The study is based on an exploratory literature review, gathering information about its creation and discussing its market integration and economy. The controversy generated by the investment in a cultural event in the metaverse, proposed by the city of São Paulo in 2023, was used as an example to illustrate the relevance and growing presence of this technology. Emphasizing the importance of understanding the metaverse as a tool for marketing, advertising, and propaganda, as well as its effects on society, digital inclusion plays a fundamental role in ensuring broad and equitable participation in the next era of the internet. The main authors referenced in this research include Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais and Mattiazo (2022), and Rospigliosi (2022). The conducted research led to the conclusion that we are currently experiencing a pre-metaverse era, in which the transition from the current internet to the metaverse will occur gradually, bringing about significant cultural changes that will impact our relationships, forms of entertainment, and expression.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMetaverso. Marketing. Publicidade. ComunicaçãoMetaverse. Marketing. Advertising. CommunicationMetaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicaçãoMetaverse: genesis, economy, and application as a communication toolMetaverso: génesis, economía y aplicación como herramienta de comunicacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdfGeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdfapplication/pdf25732387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/1/GeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdf12be6f5b7fb0778904a9c41cc739fbb8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/531302023-07-26 09:44:38.91oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-26T12:44:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Metaverse: genesis, economy, and application as a communication tool Metaverso: génesis, economía y aplicación como herramienta de comunicación |
title |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
spellingShingle |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação Nascimento, Yorran CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação Metaverse. Marketing. Advertising. Communication |
title_short |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
title_full |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
title_fullStr |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
title_full_unstemmed |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
title_sort |
Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação |
author |
Nascimento, Yorran |
author_facet |
Nascimento, Yorran |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6251956085426126 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8311890222500377 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7761735373543450 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Burgos, Taciana |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0810842293933295 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Yorran |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação Metaverse. Marketing. Advertising. Communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metaverso. Marketing. Publicidade. Comunicação Metaverse. Marketing. Advertising. Communication |
description |
A presente monografia tem como propósito investigar o fenômeno do metaverso, para compreender o contexto em que ele emerge e se expande, além de explorar suas possíveis aplicações no âmbito do marketing e da publicidade. O objetivo é fornecer conhecimentos acessíveis sobre o metaverso, evidenciando sua utilidade estratégica como um canal de comunicação e analisando seus impactos sociais e econômicos. O estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que coleta informações sobre a sua criação, bem como discute sua inserção no mercado e sua economia. A controvérsia gerada pelo investimento em um evento cultural no metaverso, proposto pela prefeitura de São Paulo em 2023, foi utilizada como exemplo para ilustrar a relevância e a crescente presença dessa tecnologia. Ressalta-se a importância de compreender o metaverso como uma ferramenta de marketing, publicidade e propaganda, bem como seus efeitos na sociedade. Nesse sentido, a inclusão digital desempenha um papel fundamental para assegurar a participação ampla e equitativa na próxima era da internet. Os principais autores foram Ball (2022), Lee (2021), Radoff (2021), Morais e Mattiazo (2022) e Rospigliosi (2022). A pesquisa realizada permitiu concluir que estamos vivenciando uma era pré-metaverso, na qual a transição da internet atual para a era do metaverso ocorrerá de forma gradual, ocasionando mudanças culturais significativas que afetarão nossos relacionamentos, formas de entretenimento e expressão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-07T15:21:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-07T15:21:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Yorran. Metaverso: gênese, economia e aplicação como ferramenta de comunicação. 101p. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/1/GeneseEconomiaAplicacao_Rodrigues_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53130/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12be6f5b7fb0778904a9c41cc739fbb8 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833040217604096 |