O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Erickle de Lucena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174
Resumo: Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista.
id UFRN_837a3d4d54a75fb93643469315d6cf0c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47174
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leite, Erickle de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/3031380420073374http://lattes.cnpq.br/1087304600335538Oliveira, Margarida Maria Dias dehttps://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Silva, Lucas VictorSpinosa, Vanessa2022-05-11T23:10:30Z2022-05-11T23:10:30Z2021-12-17LEITE, Erickle de Lucena. O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista.The present work, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA) of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), problematized the Teaching of History integrated with mathematical and Portuguese literacies in Elementary School Early Years, having the aim of developing a digital product which collaborates with interdisciplinarity. First, a Brazilian panorama of the stage was raised, especially in the public sphere, through which one could conjecture the role the discipline of History has within school planning of pedagogue teachers. Then it was adopted two relevant historical concepts to BNCC for Initial Years, time and narrative, to guide pedagogical objectives of the product. At this stage, it was carried out a bibliographic survey to elucidate methodological possibilities of these concepts in teaching children aged 6 to 10 years. In the final phase, it was developed a digital diary in a web application with gamified interactions in which students and teachers can enter and read records of their daily lives through systems presented in games, such as missions, challenges, points, experience and medals. The application of the proposal took place in two stages, from February to July 2021. After application, teachers answered a questionnaire with Likert scales on the use of the product as a teaching tool. The data collected in the survey were analyzed and showed that the product has a great potential to support the development of innovative teaching strategies, requiring any device that has an internet browser. Thus, the construction of digital educational resources with game elements from the perspective of History Teaching, such as the Magic Diary, allows teachers to work with Gamified Learning Objects, helping children to develop historical concepts integrated with other areas of knowledge in a challenging and constructionist environment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaAnos iniciaisGamificaçãoTecnologias digitais da comunicação e informaçãoO diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiariomagicoconstrucao_Leite_2021.pdfapplication/pdf3094236https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47174/1/Diariomagicoconstrucao_Leite_2021.pdf8bacde0fe6a1d674b77cdb7db50d9f4bMD51123456789/471742022-05-11 20:11:15.117oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47174Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T23:11:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
spellingShingle O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
Leite, Erickle de Lucena
Ensino de História
Anos iniciais
Gamificação
Tecnologias digitais da comunicação e informação
title_short O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_full O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_fullStr O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_full_unstemmed O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_sort O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
author Leite, Erickle de Lucena
author_facet Leite, Erickle de Lucena
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3031380420073374
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1087304600335538
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Lucas Victor
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Erickle de Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spinosa, Vanessa
contributor_str_mv Spinosa, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Anos iniciais
Gamificação
Tecnologias digitais da comunicação e informação
topic Ensino de História
Anos iniciais
Gamificação
Tecnologias digitais da comunicação e informação
description Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-11T23:10:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-11T23:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Erickle de Lucena. O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174
identifier_str_mv LEITE, Erickle de Lucena. O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47174/1/Diariomagicoconstrucao_Leite_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bacde0fe6a1d674b77cdb7db50d9f4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117592935038976