Conhecimentos sobre deficiência visual e processos de inclusão escolar: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42371 |
Resumo: | A inclusão escolar tem como princípio a criação de um ambiente escolar que possibilite a aprendizagem de todos os alunos. A publicação da Declaração de Salamanca, em 1994, demarca historicamente o processo de inclusão, que se efetiva com a publicação e as ações previstas na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008. Nesse contexto de promoção de processo de inclusão escolar, este trabalho tem por objetivo investigar as produções acadêmicas/científicas publicadas entre 2008 e 2020, sobre inclusão escolar de alunos com deficiência visual na educação básica, ancoradas no Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tendo como pressupostos teóricos o processo de inclusão na Educação Básica e as especificidades do aluno com deficiência visual no contexto da inclusão, utilizamos como método de pesquisa a Revisão Integrativa das produções acadêmicas/científicas, utilizando em sua construção as etapas apresentadas por Sousa, Silva e Carvalho (2010). Os resultados evidenciaram três categorias de análise: i) Educação Inclusiva e formação docente, que aponta os espaços formativos como uma necessidade para construir e atualizar saberes, diminuir lacunas e ressignificar as concepções para a construção de práticas inclusivas; ii) Concepções e Práticas Pedagógicas de professores, que ressalta a importância do planejamento, da mediação e avaliação no desenvolvimento e aprendizagem, considerando as necessidades e interesses dos alunos, que podem ser observadas por meio do diálogo e; iii) Jogos na educação matemática inclusiva, que revela os princípios do Desenho Universal na construção de materiais para a aprendizagem de todos, configurando-se como um mediador de diferentes aprendizagens. Esse estudo possibilitou a construção de um panorama com a síntese sobre a temática da deficiência visual e o processos de inclusão escolar, em que as aprendizagens se configuraram como uma qualificação para o conhecimento científico com a fundamentação teórica para compreender como deve ser organizada a atividade de ensino do professor de forma inclusiva. |
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