Escolas estaduais de saúde pública: uma análise sobre suas contribuições para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50917
Resumo: As Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) são responsáveis pela formulação e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos trabalhadores da saúde. Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas Escolas como cenário, este estudo teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e os docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e à contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando esse rico conjunto de informações, foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, elas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por essa razão, têm seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Nesse enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer essas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, nas suas contribuições para o fortalecimento do SUS.
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Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas Escolas como cenário, este estudo teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e os docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e à contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando esse rico conjunto de informações, foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, elas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por essa razão, têm seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Nesse enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer essas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, nas suas contribuições para o fortalecimento do SUS.The State Schools of Public Health (SSPH) are responsible for formulating and/or executing programs and politics aimed at qualifying health workers. Therefore, they play an important role in the implementation and strengthening of the Unified Health System (known as SUS – Sistema Único de Saúde). The previously mentioned schools were the focus of the study, and this work aimed to analyze their contributions to the services’ qualification provided by SUS. Using the qualitative approach, the research was carried out in two stages, using different methodological procedures with two types of data collection: documentary research and interviews. The documents’ analysis aimed to know the mission of the SSPH. The interviews with the directors and teachers intended to observe whether, in their perception, the educational actions developed are planned considering what is recommended by the National Policy for Permanent Education (NPPE). In the interviews with the States Health Secretaries of the SSPH included in the study, as well as the directors and teachers, it was sought to know their perception about the role and contribution of Schools to the health services in their States. By integrating, articulating and analyzing this rich set of information, it was possible to identify, according to the perception of its professors, directors and state health secretaries, the contribution of SSPH to health services. According to the interviewees, they have significantly contributed to health professionals qualification and, for this reason, their work is recognized by SUS workers and managers. At the same time, they are Schools that face the challenge of insufficient resources, both financial and personnel. In this confrontation, they rely on the commitment and responsibility of their professionals. This research made it possible to know these Schools, that are committed to the principles and guidelines of SUS, and the work they develop, based on Permanent Health Education and, consequently, their contributions to the strengthening of SUS.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEscolas de saúde públicaEducação permanente em saúdeSistema Único de SaúdeEscolas estaduais de saúde pública: uma análise sobre suas contribuições para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscolasestaduaissaude_Pontes_2022.pdfapplication/pdf461854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50917/1/Escolasestaduaissaude_Pontes_2022.pdff1a120120ad0aed9ec24ad0d281241caMD51123456789/509172023-01-11 14:27:59.792oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T17:27:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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