Percepções de licenciados do curso de ciências biológicas sobre a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arnor Dionízio dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20446
Resumo: Sendo uma das atividades mais importantes, antigas e nobres da humanidade, o ato de ensinar desempenha uma relevante função na vida de todos os cidadãos. Para aprimorar essa prática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em 2008 as disciplinas de Instrumentação para o ensino de ciências I e II que se propõem a preparar os licenciandos para sua prática docente futura, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo e atualizado nas novas tendências para o ensino de ciências e biologia. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a contribuição da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia I sobre a intenção do licenciando em ser professor. A pesquisa foi realizada nos anos de 2009 a 2013 e contou com a participação de 235 alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas (com distribuição de gênero equivalente) dos turnos diurno (111 alunos) e noturno (124 alunos). A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários para alunos de licenciatura em ciências biológicas sobre a intenção de ser professor. Envolveu duas etapas: no início e no final da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia I. No início, apenas metade dos alunos desejam ser professores e, ao final da disciplina esse número aumenta em 6,81%. Entre os estudantes que não têm a intenção em ser professor o motivo mais relatado foi a insegurança (33,33%). A principal vantagem da profissão docente relatada pelos estudantes foi a responsabilidade social que teve o relato aumentado de 34,89% para 48,08% ao final da disciplina. Quanto à desvantagem, a desvalorização profissional foi a mais relatada (início: 65,25%; fim: 68,51%), sem muita diferença entre as etapas. Quando comparadas em relação ao turno em que estudam as percepções dos estudantes sobre o ofício de ensinar não são as mesmas indicando um fator da idade e atividade dos participantes além do papel informativo e formativo da disciplina.
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Para aprimorar essa prática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em 2008 as disciplinas de Instrumentação para o ensino de ciências I e II que se propõem a preparar os licenciandos para sua prática docente futura, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo e atualizado nas novas tendências para o ensino de ciências e biologia. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a contribuição da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia I sobre a intenção do licenciando em ser professor. A pesquisa foi realizada nos anos de 2009 a 2013 e contou com a participação de 235 alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas (com distribuição de gênero equivalente) dos turnos diurno (111 alunos) e noturno (124 alunos). A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários para alunos de licenciatura em ciências biológicas sobre a intenção de ser professor. Envolveu duas etapas: no início e no final da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia I. No início, apenas metade dos alunos desejam ser professores e, ao final da disciplina esse número aumenta em 6,81%. Entre os estudantes que não têm a intenção em ser professor o motivo mais relatado foi a insegurança (33,33%). A principal vantagem da profissão docente relatada pelos estudantes foi a responsabilidade social que teve o relato aumentado de 34,89% para 48,08% ao final da disciplina. Quanto à desvantagem, a desvalorização profissional foi a mais relatada (início: 65,25%; fim: 68,51%), sem muita diferença entre as etapas. Quando comparadas em relação ao turno em que estudam as percepções dos estudantes sobre o ofício de ensinar não são as mesmas indicando um fator da idade e atividade dos participantes além do papel informativo e formativo da disciplina.One of the most important activities, ancient and noble of humanity, the act of teaching plays an important role in the lives of all citizens. To improve this practice, the Federal University of Rio Grande do Norte, was established in 2008 the Instrumentation disciplines for teaching science I and II that purport to prepare undergraduates for their future teaching practice, contributing to the formation of a professional reflective and updated on new trends in the teaching of science and biology. The main objective of this research was to evaluate the contribution of Instrumentation discipline for Science and Biology I Teaching about the intention of licensing in being a teacher. The survey was conducted in the years 2009 to 2013 and included the participation of 235 undergraduate students of biological sciences (with equal gender distribution) of daytime shifts (111 students) and night (124 students). Data collection consisted of questionnaires for undergraduate students in biological sciences on the intention of being a teacher. It involved two stages: at the beginning and end of Instrumentation discipline for Science and Biology teaching I. At first, only half of the students want to be teachers and at the end of the course, that number increases by 6.81%. Among students who do not intend to be a teacher the most reported reason was insecurity (33.33%). The main advantage of the teaching profession reported by students was the social responsibility that had increased reporting of 34.89% to 48.08% at the end of the course. As for the downside, the professional devaluation was the most reported (start: 65.25%; end: 68.51%), with little difference between steps. We can say that these changes, significant or not, have merit by the course of Instrumentation for Teaching Science and Biology I. When compared against the shift in studying the perceptions of students about the craft of teaching are not the same indicating the age factor and activity of the participants in addition to the informative and formative role of discipline.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilPercepções de licenciandos do curso de ciências biológicas sobre a docênciaProduto educacional produzido no curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52892CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAVocação docenteEnsino de ciênciasFormação inicialProfessor reflexivoPercepções de licenciados do curso de ciências biológicas sobre a docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdfArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf1487846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20446/1/ArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf24aae7406674512d12fbcb88a60929a1MD51TEXTArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.txtArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain188418https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20446/6/ArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.txt5cc631f0bde533f81d2e6bab630f722cMD56Produtoeducacional_PPGECNM_Santos_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Santos_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain3158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20446/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Santos_2015.pdf.txtb05f37b6bdb7010164ec99613b4e8ad6MD59THUMBNAILArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.jpgArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1663https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20446/7/ArnorDionizioDosSantos_DISSERT.pdf.jpg40587993757d101966780798d35d43f3MD57123456789/204462023-06-26 17:22:52.274oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20446Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T20:22:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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