O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Irys de Fátima Guedes do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702
Resumo: Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos
id UFRN_8616856a10325f9c3cb68a05568bd3e2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19702
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Irys de Fátima Guedes dohttp://lattes.cnpq.br/6408495596543626http://lattes.cnpq.br/1032425601643160Aguiar, Ana Lúcia Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4844989882232997Silva, Camilo Rosa daPires, Joséhttp://lattes.cnpq.br/0563494422001471Martins, Lúcia de Araújo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Silva, Luzia Guacira dos Santos2016-01-29T20:04:43Z2016-01-29T20:04:43Z2014-07-28NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunosEn los días actuales, la Educación Inclusiva hay sido eje de amplias discusiones, pues en ella, la educación es direccionada a todas las personas, con discapacidades o no. Por intermedio de ella, todos tienen derechos a una enseñanza de calidad y pueden compartir las mismas oportunidades de aprendizaje. Esta investigación tiene por objetivo hacer un análisis del proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española en un contexto, en lo cual alumnos con y sin ceguera compartían el mismo espacio educacional. Es por lo tanto un investigación de naturaleza exploratória e cualitaviva, en la cual es utilizada como un herramienta para la recogida de los datos la entrevista semiestructurado con preguntas abiertas, realizada con los profesores de lengua española y sus alumnos ciegos. Como aporte metodológico utilizamos el Análisis Proposicional del Discurso – APD (PIRES, 2008) para que los datos pudieran ser analizados. Los resultados señalaron que, aunque los diferentes condicionantes, los alumnos ciegos, cuanto al proceso de enseñanza aprendizaje de la lengua española, presentan dificultades de orden estructural, personal y pedagógica semejantes. Evidenciado a partir de las declaraciones. También se constató una ausencia de preparación por parte de los profesores referentes a la utilización de recursos didácticos y estrategias de enseñanza que pudieran contemplar a las especificidades de aprendizaje de estos alumnos.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsinoAprendizagemLíngua EspanholaAlunos cegosO processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfapplication/pdf2400556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/1/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfe6cc64148b82f3d121e0cb0f75236356MD51TEXTIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txtIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain394075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/6/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txt09991c6da51e432aa8fec0b631d44e1dMD56THUMBNAILIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/7/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpge11f563a5d81621c0e334ee704b4d58fMD57123456789/197022017-11-02 16:50:32.316oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:50:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
title O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
Nascimento, Irys de Fátima Guedes do
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino
Aprendizagem
Língua Espanhola
Alunos cegos
title_short O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
title_full O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
author Nascimento, Irys de Fátima Guedes do
author_facet Nascimento, Irys de Fátima Guedes do
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6408495596543626
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1032425601643160
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4844989882232997
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Camilo Rosa da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pires, José
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0563494422001471
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Martins, Lúcia de Araújo Ramos
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4028503466396532
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Irys de Fátima Guedes do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
contributor_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino
Aprendizagem
Língua Espanhola
Alunos cegos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Língua Espanhola
Alunos cegos
description Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-29T20:04:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-29T20:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702
identifier_str_mv NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/1/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/6/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/7/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6cc64148b82f3d121e0cb0f75236356
09991c6da51e432aa8fec0b631d44e1d
e11f563a5d81621c0e334ee704b4d58f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832724308918272