O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702 |
Resumo: | Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos |
id |
UFRN_8616856a10325f9c3cb68a05568bd3e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19702 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Irys de Fátima Guedes dohttp://lattes.cnpq.br/6408495596543626http://lattes.cnpq.br/1032425601643160Aguiar, Ana Lúcia Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4844989882232997Silva, Camilo Rosa daPires, Joséhttp://lattes.cnpq.br/0563494422001471Martins, Lúcia de Araújo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Silva, Luzia Guacira dos Santos2016-01-29T20:04:43Z2016-01-29T20:04:43Z2014-07-28NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunosEn los días actuales, la Educación Inclusiva hay sido eje de amplias discusiones, pues en ella, la educación es direccionada a todas las personas, con discapacidades o no. Por intermedio de ella, todos tienen derechos a una enseñanza de calidad y pueden compartir las mismas oportunidades de aprendizaje. Esta investigación tiene por objetivo hacer un análisis del proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española en un contexto, en lo cual alumnos con y sin ceguera compartían el mismo espacio educacional. Es por lo tanto un investigación de naturaleza exploratória e cualitaviva, en la cual es utilizada como un herramienta para la recogida de los datos la entrevista semiestructurado con preguntas abiertas, realizada con los profesores de lengua española y sus alumnos ciegos. Como aporte metodológico utilizamos el Análisis Proposicional del Discurso – APD (PIRES, 2008) para que los datos pudieran ser analizados. Los resultados señalaron que, aunque los diferentes condicionantes, los alumnos ciegos, cuanto al proceso de enseñanza aprendizaje de la lengua española, presentan dificultades de orden estructural, personal y pedagógica semejantes. Evidenciado a partir de las declaraciones. También se constató una ausencia de preparación por parte de los profesores referentes a la utilización de recursos didácticos y estrategias de enseñanza que pudieran contemplar a las especificidades de aprendizaje de estos alumnos.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsinoAprendizagemLíngua EspanholaAlunos cegosO processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfapplication/pdf2400556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/1/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdfe6cc64148b82f3d121e0cb0f75236356MD51TEXTIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txtIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain394075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/6/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txt09991c6da51e432aa8fec0b631d44e1dMD56THUMBNAILIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/7/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpge11f563a5d81621c0e334ee704b4d58fMD57123456789/197022017-11-02 16:50:32.316oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:50:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
title |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
spellingShingle |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender Nascimento, Irys de Fátima Guedes do CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino Aprendizagem Língua Espanhola Alunos cegos |
title_short |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
title_full |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
title_fullStr |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
title_sort |
O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender |
author |
Nascimento, Irys de Fátima Guedes do |
author_facet |
Nascimento, Irys de Fátima Guedes do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6408495596543626 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4844989882232997 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Camilo Rosa da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pires, José |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0563494422001471 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Martins, Lúcia de Araújo Ramos |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4028503466396532 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Irys de Fátima Guedes do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
contributor_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino Aprendizagem Língua Espanhola Alunos cegos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Língua Espanhola Alunos cegos |
description |
Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-29T20:04:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-29T20:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/1/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/6/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19702/7/IrysDeFatimaGuedesDoNascimento_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6cc64148b82f3d121e0cb0f75236356 09991c6da51e432aa8fec0b631d44e1d e11f563a5d81621c0e334ee704b4d58f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832724308918272 |