Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Júnior, José Ribamar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609
Resumo: Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora.
id UFRN_86483c265294d5c5f7096c93e57680f3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24609
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira Júnior, José Ribamarhttp://lattes.cnpq.br/2945454205525161http://lattes.cnpq.br/9283008377235258http://lattes.cnpq.br/9063486087784385Santos, Antonio de Pádua doshttp://lattes.cnpq.br/2343126935338257Venâncio, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Silva, Maria Eleni Henrique daAraújo, Allyson Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Melo, José Pereira de2018-01-22T12:24:20Z2018-01-22T12:24:20Z2017-03-10FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora.This work began to be questioned from concerns while teaching at the State Network of Ceará Professional Education, which integrated high school offering full-time, with the curriculum proposal the development of integrated curriculum in the context of structuring of educational practices from the disruption of dualistic perception between training for work and training for entry to university. Even with significant practical and certainly innovative about the understanding of the integrated curriculum and about the training practices at school, it was observed that, in the context of Physical Education, the intersections between disciplinary knowledge combined with the training proposition of professional courses need to be problematized, especially as the didactic organization in line with the curriculum integration. In this way, this study is organized primarily around the goal of identifying the configuration of Physical Education in the State of Ceará Network Professional Education, from the integrated curriculum design. Therefore, it is claimed in the fundamentals of qualitative research of exploratory and descriptive nature, against the backdrop of the State of Ceará Network Professional Education. The findings of this study indicate that the curricular integration occurs mainly in the development of similar content across disciplines in the case of Physical Education this interrelationship is more characterized with the disciplines of the area of natural sciences and the disciplines of vocational training with the the courses of formation process of health. This scenario indicates the need for development of educational and methodological actions in Physical Education for the Integrated High School, with a view to continuing education proposition built in dialogue with the experiences of teachers in a reflective process that oportunize a transformative praxis.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física escolarEnsino médio integradoOrganização didáticaCurrículo integradoOrganização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287429https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/2/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtb9202bac85f8aa3e340808270979466eMD52THUMBNAILJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpgJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2932https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/3/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpg4259917acaca07444e724911392227a4MD53ORIGINALJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf999145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/1/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfc84a71831ab2e3353728cde76f861483MD51123456789/246092022-04-06 16:16:46.151oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-06T19:16:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
title Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
spellingShingle Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
Ferreira Júnior, José Ribamar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Ensino médio integrado
Organização didática
Currículo integrado
title_short Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
title_full Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
title_fullStr Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
title_full_unstemmed Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
title_sort Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
author Ferreira Júnior, José Ribamar
author_facet Ferreira Júnior, José Ribamar
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2945454205525161
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
http://lattes.cnpq.br/9063486087784385
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2343126935338257
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Venâncio, Luciana
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Júnior, José Ribamar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Ensino médio integrado
Organização didática
Currículo integrado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio integrado
Organização didática
Currículo integrado
description Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-22T12:24:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-22T12:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609
identifier_str_mv FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/2/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/3/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/1/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9202bac85f8aa3e340808270979466e
4259917acaca07444e724911392227a4
c84a71831ab2e3353728cde76f861483
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117508195418112