Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609 |
Resumo: | Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora. |
id |
UFRN_86483c265294d5c5f7096c93e57680f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24609 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira Júnior, José Ribamarhttp://lattes.cnpq.br/2945454205525161http://lattes.cnpq.br/9283008377235258http://lattes.cnpq.br/9063486087784385Santos, Antonio de Pádua doshttp://lattes.cnpq.br/2343126935338257Venâncio, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Silva, Maria Eleni Henrique daAraújo, Allyson Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Melo, José Pereira de2018-01-22T12:24:20Z2018-01-22T12:24:20Z2017-03-10FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora.This work began to be questioned from concerns while teaching at the State Network of Ceará Professional Education, which integrated high school offering full-time, with the curriculum proposal the development of integrated curriculum in the context of structuring of educational practices from the disruption of dualistic perception between training for work and training for entry to university. Even with significant practical and certainly innovative about the understanding of the integrated curriculum and about the training practices at school, it was observed that, in the context of Physical Education, the intersections between disciplinary knowledge combined with the training proposition of professional courses need to be problematized, especially as the didactic organization in line with the curriculum integration. In this way, this study is organized primarily around the goal of identifying the configuration of Physical Education in the State of Ceará Network Professional Education, from the integrated curriculum design. Therefore, it is claimed in the fundamentals of qualitative research of exploratory and descriptive nature, against the backdrop of the State of Ceará Network Professional Education. The findings of this study indicate that the curricular integration occurs mainly in the development of similar content across disciplines in the case of Physical Education this interrelationship is more characterized with the disciplines of the area of natural sciences and the disciplines of vocational training with the the courses of formation process of health. This scenario indicates the need for development of educational and methodological actions in Physical Education for the Integrated High School, with a view to continuing education proposition built in dialogue with the experiences of teachers in a reflective process that oportunize a transformative praxis.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física escolarEnsino médio integradoOrganização didáticaCurrículo integradoOrganização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287429https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/2/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txtb9202bac85f8aa3e340808270979466eMD52THUMBNAILJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpgJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2932https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/3/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpg4259917acaca07444e724911392227a4MD53ORIGINALJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfJoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf999145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/1/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdfc84a71831ab2e3353728cde76f861483MD51123456789/246092022-04-06 16:16:46.151oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-06T19:16:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
title |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
spellingShingle |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará Ferreira Júnior, José Ribamar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física escolar Ensino médio integrado Organização didática Currículo integrado |
title_short |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
title_full |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
title_fullStr |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
title_full_unstemmed |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
title_sort |
Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará |
author |
Ferreira Júnior, José Ribamar |
author_facet |
Ferreira Júnior, José Ribamar |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2945454205525161 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9283008377235258 http://lattes.cnpq.br/9063486087784385 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Antonio de Pádua dos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2343126935338257 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Venâncio, Luciana |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2076267318309264 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Eleni Henrique da |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Júnior, José Ribamar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, José Pereira de |
contributor_str_mv |
Melo, José Pereira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física escolar Ensino médio integrado Organização didática Currículo integrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio integrado Organização didática Currículo integrado |
description |
Este trabalho começou a ser problematizado com as inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta o Ensino Médio Integrado em tempo integral. Tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado, busca-se a estruturação das práticas educativas, a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. O trabalho teve como objetivo geral, identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação profissional do estado do Ceará, bem como a compreensão de educação física por parte dos professores. Como objetivo específico verificar em que medida o componente curricular Educação Física apresenta em sua organização didática, os elementos que configuram a concepção de currículo integrado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados dessa pesquisa indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, partindo da Educação Física, essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas da formação geral com a área das Ciências da Natureza, e nas disciplinas da formação profissional com os dos cursos do itinerário formativo da saúde. Mesmo com a identificação de práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como as práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas de modo mais ampliado. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-22T12:24:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-22T12:24:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609 |
identifier_str_mv |
FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar. Organização didática da educação física no ensino médio integrado: a configuração da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/2/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/3/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24609/1/JoseRibamarFerreiraJunior_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9202bac85f8aa3e340808270979466e 4259917acaca07444e724911392227a4 c84a71831ab2e3353728cde76f861483 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117508195418112 |