Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Glaucia Dias Costa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926
Resumo: Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.
id UFRN_86b648788bd5b8904b63b137a426293a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30926
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Glaucia Dias Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1154903370446171Fagundes, José EvangelistaSantos, Cícero Joaquim dosSilva, Roberto Airon2020-12-08T23:10:45Z2020-12-08T23:10:45Z2020-08-28ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.This master thesis presents a historical investigation about Parnamirim city, in the state of Rio Grande do Norte, and the reflections of this in the school floor, observing it inserted into a binomial of consecrated memory, crystallized in the advent of the installation of an American base in the municipality, as a result of the Second World War and of buried or marginalized memories, which approximate other aspects of the city’s history, but find no space in the study of local history in the classroom because they are covered in this heroic and romanticized shadow of the consecrated fragment. Once this duality and the consequent absences resulting from it, aimed in this search a historical interpretation that considered another fragments of local history to be worked in the classroom, according the educations laws and its deliberations about a formation structured in the cultural diversity and historical contextualization according to the student's social reality, themes on which local history is an indispensable structural base. In that perspective, the importance of the studies on memory, history of cities, local history and teaching, was worked on at first, in order to theoretically structure the research, then to a historiographical review of the productions about the theme already published so far, in order to achieve with ownership the aspects of consecration and marginalization of memory and historicity, contained in the information listed by such texts. Finally, an interventional proposal was structured in the form of video scripts, based on the use of strategies for building local historical knowledge on a digital platform that is usual for these students, Instagram, and the various tools in this resource.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaMemória e História localHistória das cidadesTICsDebaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txtDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain257013https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/2/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txt5a8769454f2d5673b4a430d9411a45acMD52THUMBNAILDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/3/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgc5c636464d53f464bb6b8787eb482258MD53ORIGINALDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdfapplication/pdf4267652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/1/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdfb15dfa3edea13bd2c998b560294833eeMD51123456789/309262020-12-13 05:02:39.546oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
title Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
spellingShingle Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
Araújo, Glaucia Dias Costa de
Ensino de História
Memória e História local
História das cidades
TICs
title_short Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
title_full Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
title_fullStr Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
title_full_unstemmed Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
title_sort Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
author Araújo, Glaucia Dias Costa de
author_facet Araújo, Glaucia Dias Costa de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1154903370446171
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fagundes, José Evangelista
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Cícero Joaquim dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Glaucia Dias Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
contributor_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Memória e História local
História das cidades
TICs
topic Ensino de História
Memória e História local
História das cidades
TICs
description Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T23:10:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T23:10:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926
identifier_str_mv ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/2/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/3/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/1/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a8769454f2d5673b4a430d9411a45ac
c5c636464d53f464bb6b8787eb482258
b15dfa3edea13bd2c998b560294833ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117736422178816