Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram. |
id |
UFRN_86b648788bd5b8904b63b137a426293a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30926 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Glaucia Dias Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1154903370446171Fagundes, José EvangelistaSantos, Cícero Joaquim dosSilva, Roberto Airon2020-12-08T23:10:45Z2020-12-08T23:10:45Z2020-08-28ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.This master thesis presents a historical investigation about Parnamirim city, in the state of Rio Grande do Norte, and the reflections of this in the school floor, observing it inserted into a binomial of consecrated memory, crystallized in the advent of the installation of an American base in the municipality, as a result of the Second World War and of buried or marginalized memories, which approximate other aspects of the city’s history, but find no space in the study of local history in the classroom because they are covered in this heroic and romanticized shadow of the consecrated fragment. Once this duality and the consequent absences resulting from it, aimed in this search a historical interpretation that considered another fragments of local history to be worked in the classroom, according the educations laws and its deliberations about a formation structured in the cultural diversity and historical contextualization according to the student's social reality, themes on which local history is an indispensable structural base. In that perspective, the importance of the studies on memory, history of cities, local history and teaching, was worked on at first, in order to theoretically structure the research, then to a historiographical review of the productions about the theme already published so far, in order to achieve with ownership the aspects of consecration and marginalization of memory and historicity, contained in the information listed by such texts. Finally, an interventional proposal was structured in the form of video scripts, based on the use of strategies for building local historical knowledge on a digital platform that is usual for these students, Instagram, and the various tools in this resource.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaMemória e História localHistória das cidadesTICsDebaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txtDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain257013https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/2/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txt5a8769454f2d5673b4a430d9411a45acMD52THUMBNAILDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/3/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpgc5c636464d53f464bb6b8787eb482258MD53ORIGINALDebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdfapplication/pdf4267652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/1/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdfb15dfa3edea13bd2c998b560294833eeMD51123456789/309262020-12-13 05:02:39.546oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
title |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
spellingShingle |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN Araújo, Glaucia Dias Costa de Ensino de História Memória e História local História das cidades TICs |
title_short |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
title_full |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
title_fullStr |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
title_full_unstemmed |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
title_sort |
Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN |
author |
Araújo, Glaucia Dias Costa de |
author_facet |
Araújo, Glaucia Dias Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1154903370446171 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fagundes, José Evangelista |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Cícero Joaquim dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Glaucia Dias Costa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
contributor_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Memória e História local História das cidades TICs |
topic |
Ensino de História Memória e História local História das cidades TICs |
description |
Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T23:10:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T23:10:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Glaucia Dias Costa de. Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim-RN. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/2/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/3/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30926/1/DebaixosombraTrampolim_Araujo_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a8769454f2d5673b4a430d9411a45ac c5c636464d53f464bb6b8787eb482258 b15dfa3edea13bd2c998b560294833ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832881538695168 |