O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356 |
Resumo: | Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional. |
id |
UFRN_875b9f75ab107f544620cf5a4b083fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52356 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Bruno Ferreirahttps://orcid.org/0000-0001-9143-8048http://lattes.cnpq.br/4771375507167549Ulasowicz, CarlaFreire, Elisabete dos SantosVenâncio, LucianaDias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Sanches Neto, Luiz2023-05-12T19:56:51Z2023-05-12T19:56:51Z2022-12-01SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional.This research represents my intention to systematically relate aspects of socio-emotional skills and Physical Education. The constant reflections made on physical education classes and the interpersonal relationships that take place in them made me think about the possibility of developing this dissertation. The research problem arises from the question whether the Physical Education curricular component can and should teach about socio-emotional skills at school, considering its object of study and its specificity. In this context, the present study has the general objective: to analyze the possible relationship of teaching socio-emotional skills in the specificity of Physical Education from the perspective of systematization of thematic content blocks. As specific objectives we have: the elaboration and application of a didactic unit of teaching in Physical Education based on thematic content blocks, specifically with regard to the dynamics of the body - inter(personal) aspects - psychology. The second specific objective is to understand the teaching of socio-emotional skills by Physical Education at school, considering the cultural element Game. The study, with a descriptive characteristic, has a qualitative approach, based on the field study research modality. As specific research instruments, the diagnostic and final questionnaire, image records and field diary were used. The places chosen for the pedagogical practices were the schools where I had an employment relationship, with three schools in the interior of Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignacio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Only the school in the city of Sapé was in remote/online teaching mode. The intervention proposal had the amount of four classes based on the perspective of the systematization of the thematic content blocks of physical education. The emphasis in the analysis was on the structure of blocks 1 and 3. In block 1, the cultural element in question was the game. Block 3: intrapersonal/interpersonal aspects had as its central element – the aspects of psychology. The four classes addressed cooperative play and its relationships with four socio-emotional skills taught: self-control, empathy, emotional resilience and collaboration. The classes selected to participate in the intervention were all from the 6th year of elementary school final years. Due to the pandemic period, in the cities of Guarabira and Cuitegi, with face-to-face classes, the classes were divided into two groups, in which each group attended classes every fifteen days. Due to this system, only one group participated in the classes. Altogether 24 students had full participation, adding up the three schools. It is concluded that it is possible for physical education to teach in a systematic way about socio-emotional skills so that students can have a comprehensive education at school, which provides knowledge and learning in the various dimensions of the human being: cognitive, motor, social and emotional.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaAprendizagemInteligência emocionalO ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinojogohabilidades_Silva_2022.pdfapplication/pdf2593097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52356/1/Ensinojogohabilidades_Silva_2022.pdf3bf0f6bac1b2085b344f180fae336177MD51123456789/523562023-05-12 16:57:55.608oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52356Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T19:57:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
title |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
spellingShingle |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo Silva, Bruno Ferreira CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Aprendizagem Inteligência emocional |
title_short |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
title_full |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
title_fullStr |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
title_full_unstemmed |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
title_sort |
O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo |
author |
Silva, Bruno Ferreira |
author_facet |
Silva, Bruno Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9143-8048 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4771375507167549 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ulasowicz, Carla |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Freire, Elisabete dos Santos |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Venâncio, Luciana |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanches Neto, Luiz |
contributor_str_mv |
Sanches Neto, Luiz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Aprendizagem Inteligência emocional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Aprendizagem Inteligência emocional |
description |
Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-12T19:56:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-12T19:56:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356 |
identifier_str_mv |
SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52356/1/Ensinojogohabilidades_Silva_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bf0f6bac1b2085b344f180fae336177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117630686920704 |