O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356
Resumo: Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional.
id UFRN_875b9f75ab107f544620cf5a4b083fef
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52356
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Bruno Ferreirahttps://orcid.org/0000-0001-9143-8048http://lattes.cnpq.br/4771375507167549Ulasowicz, CarlaFreire, Elisabete dos SantosVenâncio, LucianaDias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Sanches Neto, Luiz2023-05-12T19:56:51Z2023-05-12T19:56:51Z2022-12-01SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional.This research represents my intention to systematically relate aspects of socio-emotional skills and Physical Education. The constant reflections made on physical education classes and the interpersonal relationships that take place in them made me think about the possibility of developing this dissertation. The research problem arises from the question whether the Physical Education curricular component can and should teach about socio-emotional skills at school, considering its object of study and its specificity. In this context, the present study has the general objective: to analyze the possible relationship of teaching socio-emotional skills in the specificity of Physical Education from the perspective of systematization of thematic content blocks. As specific objectives we have: the elaboration and application of a didactic unit of teaching in Physical Education based on thematic content blocks, specifically with regard to the dynamics of the body - inter(personal) aspects - psychology. The second specific objective is to understand the teaching of socio-emotional skills by Physical Education at school, considering the cultural element Game. The study, with a descriptive characteristic, has a qualitative approach, based on the field study research modality. As specific research instruments, the diagnostic and final questionnaire, image records and field diary were used. The places chosen for the pedagogical practices were the schools where I had an employment relationship, with three schools in the interior of Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignacio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Only the school in the city of Sapé was in remote/online teaching mode. The intervention proposal had the amount of four classes based on the perspective of the systematization of the thematic content blocks of physical education. The emphasis in the analysis was on the structure of blocks 1 and 3. In block 1, the cultural element in question was the game. Block 3: intrapersonal/interpersonal aspects had as its central element – the aspects of psychology. The four classes addressed cooperative play and its relationships with four socio-emotional skills taught: self-control, empathy, emotional resilience and collaboration. The classes selected to participate in the intervention were all from the 6th year of elementary school final years. Due to the pandemic period, in the cities of Guarabira and Cuitegi, with face-to-face classes, the classes were divided into two groups, in which each group attended classes every fifteen days. Due to this system, only one group participated in the classes. Altogether 24 students had full participation, adding up the three schools. It is concluded that it is possible for physical education to teach in a systematic way about socio-emotional skills so that students can have a comprehensive education at school, which provides knowledge and learning in the various dimensions of the human being: cognitive, motor, social and emotional.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaAprendizagemInteligência emocionalO ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinojogohabilidades_Silva_2022.pdfapplication/pdf2593097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52356/1/Ensinojogohabilidades_Silva_2022.pdf3bf0f6bac1b2085b344f180fae336177MD51123456789/523562023-05-12 16:57:55.608oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52356Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T19:57:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
title O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
spellingShingle O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
Silva, Bruno Ferreira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Aprendizagem
Inteligência emocional
title_short O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
title_full O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
title_fullStr O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
title_full_unstemmed O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
title_sort O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo
author Silva, Bruno Ferreira
author_facet Silva, Bruno Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9143-8048
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4771375507167549
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ulasowicz, Carla
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Freire, Elisabete dos Santos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Venâncio, Luciana
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanches Neto, Luiz
contributor_str_mv Sanches Neto, Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Aprendizagem
Inteligência emocional
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Aprendizagem
Inteligência emocional
description Esta pesquisa representa minha intenção de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente curricular Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da Educação Física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter (pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da Educação Física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que eu tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-12T19:56:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12T19:56:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356
identifier_str_mv SILVA, Bruno Ferreira. O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo. Orientador: Luiz Sanches Neto. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52356/1/Ensinojogohabilidades_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bf0f6bac1b2085b344f180fae336177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117630686920704