A educação física e a inteligência emocional: programa de intervenção em alunos do 5.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Isabel de Fátima Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8558
Resumo: Este estudo pretendeu verificar o efeito de um programa de intervenção da Inteligência Emocional (IE) aplicado na disciplina de Educação Física (EF), na melhoria das habilidades intrapessoal, interpessoal, comportamento adaptativo, gestão de stresse e disposição geral. Como complemento, procurou-se também averiguar se o programa promove alterações no índice de posição sociométrica e no impacto social. A amostra incluiu 98 alunos com idades entre os 9 e 12 anos (10.9±.46), sendo que 52 pertenceram ao grupo experimental e 46 ao grupo de controlo. Todos os alunos frequentavam o 5.º ano de escolaridade, da Escola Básica D. António Ferreira Gomes - Penafiel. Foram aplicados os seguintes questionários: o Inventário de Quociente Emocional, Bar-On EQi:YV (Bar-On, 2006), e o Teste Sociométrico (Northway & Weld 1999), antes e após a intervenção, em ambos os grupos. Foi ainda avaliada a satisfação com o programa de intervenção, unicamente no grupo experimental, em três momentos. O programa de intervenção foi aplicado em contexto de aula de Educação Física, ao longo de três meses, num total de 14 sessões. Os principais resultados obtidos permitiram verificar as seguintes diferenças significativas: no grupo experimental apenas se verificou melhoria significativa no comportamento adaptativo (p = .002); no grupo de controlo verificou-se que os alunos pioraram a nível das variáveis interpessoal (p = .028), disposição geral (p = .002) e no score total da IE (p = .005). Embora exista apenas uma variável da IE em que o grupo experimental melhorou significativamente, no grupo de controlo os alunos pioraram praticamente em todas as dimensões e significativamente no score total da IE. Nas variáveis sociométricas apesar de não haver diferenças significativas, verificou-se uma tendência para o grupo experimental diminuir o número de nomeações negativas (8.92 vs. 8.81) e o de controlo aumentar (8.65 vs. 9.09). Este estudo sugere que a EF pode ser um veículo de promoção da IE, principalmente ao nível do comportamento adaptativo, assim como, na integração dos alunos na turma. Para além dos objetivos da EF, os professores que lecionam esta disciplina estão inseridos num contexto favorável ao desenvolvimento também de competências socioemocionais.
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Foram aplicados os seguintes questionários: o Inventário de Quociente Emocional, Bar-On EQi:YV (Bar-On, 2006), e o Teste Sociométrico (Northway & Weld 1999), antes e após a intervenção, em ambos os grupos. Foi ainda avaliada a satisfação com o programa de intervenção, unicamente no grupo experimental, em três momentos. O programa de intervenção foi aplicado em contexto de aula de Educação Física, ao longo de três meses, num total de 14 sessões. Os principais resultados obtidos permitiram verificar as seguintes diferenças significativas: no grupo experimental apenas se verificou melhoria significativa no comportamento adaptativo (p = .002); no grupo de controlo verificou-se que os alunos pioraram a nível das variáveis interpessoal (p = .028), disposição geral (p = .002) e no score total da IE (p = .005). Embora exista apenas uma variável da IE em que o grupo experimental melhorou significativamente, no grupo de controlo os alunos pioraram praticamente em todas as dimensões e significativamente no score total da IE. Nas variáveis sociométricas apesar de não haver diferenças significativas, verificou-se uma tendência para o grupo experimental diminuir o número de nomeações negativas (8.92 vs. 8.81) e o de controlo aumentar (8.65 vs. 9.09). Este estudo sugere que a EF pode ser um veículo de promoção da IE, principalmente ao nível do comportamento adaptativo, assim como, na integração dos alunos na turma. Para além dos objetivos da EF, os professores que lecionam esta disciplina estão inseridos num contexto favorável ao desenvolvimento também de competências socioemocionais.This study aims to verify the effect of an Emotional Intelligence (EI) intervention program in the subject of Physical Education, to improve the intrapersonal and interpersonal skills, the adaptive behaviour, stress management and the general disposition. Moreover we also tried to find out if the program promotes changes in the sociometric position and in the social impact. The sample included 98 students with ages between 9 and 12 years (10.9±.46), being that 52 were part of the experimental group and 46 of the control group. All students were in the 5th grade, and belonged to the Elementary School D. António Ferreira Gomes - Penafiel. The following questionnaires were applied: the Emotional Quotient Inventory, Bar-On EQ-i:YV (Bar-On, 2006), and the Sociometric Test (Northway & Weld 1999), applied before and after the intervention in both groups. The satisfaction was also evaluated through the intervention program, solely in the experimental group, in three moments. The intervention program was applied in the Physical Education classroom context, during three months, in a total of 14 sessions. The main results obtained allowed to verify the following significant differences: in the experimental group it was only seen a significant improvement in the adaptive behaviour (p = .002); in the control group it was seen that the students decreased in the interpersonal variable level (p = .028), general mood (p = .002) and in the total score from the EI (p = .005). Although there is only one variable in the EI, where the experimental group has significantly improved, in the control group the students decreased almost in all dimensions and decreased significantly in the total score from the EI. In the sociometric variable, although there are no significant differences, we could see a tendency in the experimental group in the decrease of the number of negative nominations (8.92 vs. 8.81) whereas the control group increased. (8.65 vs. 9.09). This study suggests that Physical Education can be an Intelligence Emotional promotion vehicle, especially at the level of the adaptive behaviour, as well as in the integration of students in the class. In addition to Physical Education objectives, the teachers who teach this discipline are inserted in a favourable context also to the development of socio-emotional competences.2018-07-25T11:10:38Z2018-01-24T00:00:00Z2018-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8558TID:202327515porMiguel, Isabel de Fátima Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:45.211420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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