As capacidades da inteligência emocional em professores de Educação Física: um estudo nos Concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marco Aurélio de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6247
Resumo: A atualidade do tema da inteligência emocional remete-nos para a sua importância nas organizações e o contributo que pode dar na eficácia dos relacionamentos humanos. Para as escolas, será da maior importância estar munida de professores conscientes e habilitados a realizar uma gestão correcta das próprias emoções e com capacidade de se adaptarem às novas situações. Neste âmbito, esta investigação tem como objetivo identificar a perceção das capacidades da inteligência emocional dos professores de Educação Física dos concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra. Concebemos o nosso estudo baseado na investigação quantitativa, em que utilizamos um plano não experimental, descritivo e inquérito por questionário. Após o levantamento do número total de professores que lecionam nas escolas destes concelhos, foi aplicado um questionário denominado “Escala Veiga de Competência Emocional”, adaptado e validado para a população portuguesa por Branco em 1999, a partir do qual foi constituída a nossa amostra de 75 professores de Educação Física. Para analisarmos os resultados, utilizámos técnicas de estatística descritiva, médias, frequências e desvios padrão, técnica de estatística correlacional e inferencial, testes paramétricos T-Test e Anova Onewayunifatorial, e testes não paramétricos, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas entre a variável independente sexo e a perceção que os professores de Educação Física têm das capacidades da inteligência emocional autoconsciência e gestão de emoções. Os resultados revelam que existem diferenças estatisticamente significativas entre as habilitações literárias e a perceção que os professores de Educação Física têm da capacidade da inteligência emocional gestão de relacionamentos em grupos. No que concerne às correlações, constata-se que todas as capacidades da inteligência emocional se relacionam entre si, positiva e significativamente, e que, entre estas e a inteligência emocional global, existe uma relação de intensidade alta, com significância e de sentido positivo.
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