O planejamento das compras públicas em uma Organização Militar do RN: barreiras e indutores de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luiz Paulo Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57548
Resumo: Nos últimos anos, no Brasil, as compras públicas passaram a ser vistas como uma atividade de grande relevância estratégica dentro das organizações públicas. No entanto, problemas relativos às compras públicas ainda persistem na contemporaneidade, como a ausência de planejamento ou o planejamento inadequado das compras. Ao mesmo tempo, iniciativas inovadoras ajudam a dirimir um conjunto de problemas nas compras públicas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento das compras públicas em uma Organização Militar do RN, evidenciando barreiras ou indutores para a inovação. A pesquisa é do tipo qualitativa, com o estudo de caso de uma Organização Militar do RN – na qual foram realizadas dez entrevistas, dois questionários e análise documental - e análise de conteúdo a partir dos estúdos teóricos. Para a revisão da literatura e a fundamentação teórica da pesquisa elegeramse os seguintes conceitos: Compras públicas; Planejamento Tradicional e Planejamento Estratégico das compras públicas; Inovação nas Compras Públicas; Indutores e Barreiras da Inovação nas compras públicas. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que 1) O planejamento das compras na Organização Militar pesquisada possui algumas características do planejamento estratégico, mas é fortemente marcado por características do planejamento tradicional, podendo ser nomeado como um Planejamento Híbrido; 2) O planejamento é organizado de forma hierárquica; 3) O planejamento é estático, baseado em diagnóstico do histórico de anos anteriores ou em necessidades imediatas. Os resultados também demonstram a existência de um conjunto de barreiras para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que as principais são: a) Hierarquia e Verticalização: medo do risco e liderança passiva; b) Acúmulo de funções, falta de pessoal (especializado) e rotatividade e c) Excesso de regras. Ao mesmo tempo, os resultados também apontam a existência de alguns indutores para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que os principais são: 1) Capacitação como indutor da inovação; 2) A transferência de conhecimento como indutor da inovação e 3) Cultura mais flexível dentro da Organização Militar pesquisada e planejamento das compras como indutores da inovação. A partir de tais resultados é possível contribuir com o planejamento das compras públicas, com a diminuição das barreiras e o aumento de indutores da inovação nas compras públicas no caso estudado e em outras Organizações Militares de nosso país.
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Ao mesmo tempo, iniciativas inovadoras ajudam a dirimir um conjunto de problemas nas compras públicas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento das compras públicas em uma Organização Militar do RN, evidenciando barreiras ou indutores para a inovação. A pesquisa é do tipo qualitativa, com o estudo de caso de uma Organização Militar do RN – na qual foram realizadas dez entrevistas, dois questionários e análise documental - e análise de conteúdo a partir dos estúdos teóricos. Para a revisão da literatura e a fundamentação teórica da pesquisa elegeramse os seguintes conceitos: Compras públicas; Planejamento Tradicional e Planejamento Estratégico das compras públicas; Inovação nas Compras Públicas; Indutores e Barreiras da Inovação nas compras públicas. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que 1) O planejamento das compras na Organização Militar pesquisada possui algumas características do planejamento estratégico, mas é fortemente marcado por características do planejamento tradicional, podendo ser nomeado como um Planejamento Híbrido; 2) O planejamento é organizado de forma hierárquica; 3) O planejamento é estático, baseado em diagnóstico do histórico de anos anteriores ou em necessidades imediatas. Os resultados também demonstram a existência de um conjunto de barreiras para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que as principais são: a) Hierarquia e Verticalização: medo do risco e liderança passiva; b) Acúmulo de funções, falta de pessoal (especializado) e rotatividade e c) Excesso de regras. Ao mesmo tempo, os resultados também apontam a existência de alguns indutores para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que os principais são: 1) Capacitação como indutor da inovação; 2) A transferência de conhecimento como indutor da inovação e 3) Cultura mais flexível dentro da Organização Militar pesquisada e planejamento das compras como indutores da inovação. A partir de tais resultados é possível contribuir com o planejamento das compras públicas, com a diminuição das barreiras e o aumento de indutores da inovação nas compras públicas no caso estudado e em outras Organizações Militares de nosso país.In recent years, in Brazil, public purchasing has come to be seen as an activity of great strategic relevance within public organizations. However, problems related to public purchasing persist in contemporary times, such as the need for more planning or adequate purchasing planning. At the same time, innovative initiatives help to resolve a set of problems in public procurement. Therefore, this research aims to analyze the planning of public purchases in a Military Organization in RN, highlighting barriers or inducers for innovation. The research is qualitative, with a case study of a Military Organization in RN - in which ten interviews, two questionnaires, and document analysis were carried out - and content analysis based on theoretical studies. For the literature review and theoretical foundation of the research, the following concepts were chosen: Public purchasing, Traditional Planning and Strategic Planning of public procurement, Innovation in Public Procurement, Drivers, and Barriers of Innovation in public procurement. The main results of the research show that 1) Purchasing planning in the Military Organization researched has some characteristics of strategic planning but is strongly marked by characteristics of traditional planning and can be named as Hybrid Planning; 2) Planning is organized hierarchically; 3) Planning is static, based on a diagnosis of the history of previous years or on immediate needs. The results also demonstrate the existence of a set of barriers to innovation in the planning and process of public procurement, the main ones being: a) Hierarchy and Verticalization, fear of risk and passive leadership; b) Accumulation of functions, lack of (specialized) personnel and turnover and c) Excessive rules. At the same time, the results also point to the existence of some inducers for innovation in the planning and process of public procurement, the main ones being: 1) Training as an inducer of innovation; 2) Knowledge transfer as a driver of innovation and 3) More flexible culture within the Military Organization researched and purchasing planning as drivers of innovation. Based on these results, it is possible to contribute to public procurement planning, reducing barriers and increasing innovation drivers in public procurement in the case studied and in other Military Organizations in our country.2025-12-10Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCompras públicasPlanejamento tradicionalPlanejamento estratégicoIndutores da inovaçãoBarreiras da inovaçãoOrganização militarO planejamento das compras públicas em uma Organização Militar do RN: barreiras e indutores de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanejamentocompraspublicas_Martins_2023.pdfapplication/pdf3118330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57548/1/Planejamentocompraspublicas_Martins_2023.pdf07062632102c357f29468ad3f306a5ffMD51123456789/575482024-03-19 01:04:18.82oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:04:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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