Hedonismo X utilitarismo: análise da percepção de consumo dos clientes de uma barbearia em Natal/RN
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35261 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de consumo dos clientes de uma barbearia em Natal/RN. Diante de um cenário que afetou globalmente todas as pessoas, aliado a uma crescente participação do homem no consumo de produtos do segmento de beleza, viu-se necessário compreender a dinâmica de consumo do homem moderno, na realização de serviço na barbearia estudada. Para isso, foi aplicado um questionário baseado no modelo de escala hedônica e utilitária de Babin, Darden e Griffin (1994), dentro de uma amostra de 52 participantes. O estudo compreende quais as motivações para a escolha do local do serviço, delimitando variáveis que influenciam no processo decisório, sendo elas: necessidade e satisfação de requisitos já definidos pelos consumidores, atingimento de sensações e/ou emoções, remetendo a uma experiência que gere prazer nos serviços prestados na barbearia. A pesquisa identificou que o consumidor tem tendência a consumir produtos hedônicos e, busca através deles, vivenciar uma experiência que lhe gere prazer ao consumir os produtos e serviços. |
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Carvalho, Carlos Augusto Silva dePignataro, ThelmaSilva Filho, Alexandre Magno daGianasi, Luciana Bezerra de SouzaPignataro, Thelma2020-12-21T15:03:32Z2021-09-20T15:03:31Z2020-12-21T15:03:32Z2021-09-20T15:03:31Z2020-11-242015040365CARVALHO, Carlos Augusto Silva de. Hedonismo X utilitarismo: análise da percepção de consumo dos clientes de uma barbearia em Natal/RN. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35261O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de consumo dos clientes de uma barbearia em Natal/RN. Diante de um cenário que afetou globalmente todas as pessoas, aliado a uma crescente participação do homem no consumo de produtos do segmento de beleza, viu-se necessário compreender a dinâmica de consumo do homem moderno, na realização de serviço na barbearia estudada. Para isso, foi aplicado um questionário baseado no modelo de escala hedônica e utilitária de Babin, Darden e Griffin (1994), dentro de uma amostra de 52 participantes. O estudo compreende quais as motivações para a escolha do local do serviço, delimitando variáveis que influenciam no processo decisório, sendo elas: necessidade e satisfação de requisitos já definidos pelos consumidores, atingimento de sensações e/ou emoções, remetendo a uma experiência que gere prazer nos serviços prestados na barbearia. A pesquisa identificou que o consumidor tem tendência a consumir produtos hedônicos e, busca através deles, vivenciar uma experiência que lhe gere prazer ao consumir os produtos e serviços.The present study aims to analyze the consumption perception of customers of a barber shop in Natal / RN. Faced with a scenario that affected all people globally, coupled with a growing participation of men in the consumption of products in the beauty segment, it was necessary to understand the dynamics of consumption of modern men, when performing services in the studied barber shop. For this, a questionnaire based on the hedonic and utilitarian scale model by Babin, Darden and Griffin (1994) was applied, within a sample of 52 participants. The study understands the motivations for choosing the location of the service, delimiting variables that influence the decision-making process, namely: need and satisfaction of requirements already defined by consumers, reaching sensations and / or emotions, referring to an experience that generates pleasure in the services provided at the barber shop. The research identified that the consumer tends to consume hedonic products and, through them, seeks to experience an experience that gives pleasure to the consumer the products and services.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPercepção de consumoComportamento do consumidorHedonismoUtilitarismoConsumption perceptionConsumer behaviorHedonismUtilitarianismHedonismo X utilitarismo: análise da percepção de consumo dos clientes de uma barbearia em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35261/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35261/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALHedonismoUtilitarismo_Carvalho_2020.pdfapplication/pdf855948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35261/3/HedonismoUtilitarismo_Carvalho_2020.pdfc8826ea7e2f37dd3a837cadc674b4155MD53TEXTHedonismoUtilitarismo_Carvalho_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain89117https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35261/4/HedonismoUtilitarismo_Carvalho_2020.pdf.txt11f0de2aa8b0ccd2215f38afb1c5cda9MD54123456789/352612021-09-20 12:03:32.14oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:03:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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